Desde janeiro deste ano o projeto Miscelânea Cultural/Unimed firmou uma parceria com várias ONG’s da cidade. O objetivo é levar mais interatividade e opções de aprendizado a centenas de famílias que lidam diariamente com algum tipo de deficiência, como as assistidas pelo Centro Suvag do RN, que recebe aulas de dança, para alunos e familiares.
Após meses de treinamento, agora é hora de mostrar o resultado do esforço, da força de vontade e dos ensaios que os alunos do Suvag participaram com tanto prazer. Os membros do Centro se apresentam nesta sexta-feira (22), às 19h, no Teatro Alberto Maranhão, com o espetáculo “Forrozando”, que resgata a Literatura de Cordel retratando a esperança e a alegria do povo sertanejo na visão de Luiz Gonzaga.
“Será um espetáculo para todas as idades, tem o ritmo marcante do xote, do xaxado e do baião. Sem esquecer do maxixe, do samba de matuto e das marchinhas juninas, feitos para alegrar e encantar o público potiguar retratando a arte do rei do baião através das danças com a cultura do RN”, explica o coreógrafo Gevaldo Cruz.
As músicas que serão interpretadas pelos alunos do Suvag são: Procissão, Xote das Meninas, Viajante, Hora do Adeus, Súplica Cearense, Paraíba, Xaxado e Forró Nº1.
A PARCERIA:
O Suvag é uma das instituições parceiras do Miscelânea Cultural/Unimed, e desde do começo do ano recebe cursos de dança através da iniciativa, que enviou professores ao Centro como forma de estímulo aos alunos, e aos seus pais, a participarem de atividades dinâmicas e bem elaboradas.
O objetivo do curso é buscar mais interação e levar mais atividades de cunho corporal, que ajudam na comunicação, para os alunos, pais e até a comunidade em geral.
Sobre o SUVAG
A associação teve início em 1981, e surgiu após a luta de dois pais de crianças com problemas auditivos. Em 2000 o grupo conseguiu uma sede própria, espaçosa e bem equipada. A equipe de profissionais cresceu e atualmente atende e acompanha 180 crianças e adolescentes com problemas auditivos, além de adultos.
Conveniado ao Sistema Único de Saúde (SUS) o Suvag realiza, de forma gratuita, um trabalho de extrema importância na área de saúde auditiva. Ele atua no diagnóstico, prevenção, reabilitação e ainda faz o acompanhamento dos adolescentes com diagnóstico de surdez no mercado de trabalho.
PROJETO MISCELÂNEA CULTURAL
O Projeto Miscelânea Cultural é realizado através da Lei Djalma Maranhão, com o patrocínio da Unimed e apoio cultural da Faculdade Maurício de Nassau. O Projeto tem como objetivo geral desenvolver o potencial artístico do educando, através de oficinas de música, dança, teatro e artesanato, despertando e fomentando nos mesmos, e suas famílias, o interesse e a valorização pela cultura e tradições populares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário