quinta-feira, 25 de novembro de 2010

São José do Mipibu

Prefeita exige ações concretas e consegue compromisso do DNIT de mais passarelas e sinalização para a BR101

O novo diretor, engenheiro Antoniel Campos, assegurou que será iniciada na próxima semana a sinalização de obras e emergência em todo o trecho

A prefeita de São José do Mipibu, Norma Ferreira, foi incisiva durante a reunião promovida pela prefeitura com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Exército Brasileiro e a ATP Engenharia, responsáveis pelas obras de duplicação da BR101.

De acordo com Norma Ferreira, não dá mais para ficar de reunião em reunião, a população exige ações concretas. “Não somos contra as obras na BR101, só não aceitamos que o município seja prejudicado”, reclamou. “Exijo que saímos desta reunião com ações concretas”, completou a prefeita.



Participaram, também, o prefeito de Goianinha, cidade igualmente prejudicada pelas obras na rodovia federal, Júnior Rocha, o presidente da Câmara Municipal de São José do Mipibu, Kériclis Alves, vereadores Jamaci Oliveira e Socorro Melo, presidente da CDL, Alcimar Cortêz e representantes da comunidade.



Exposição



A reunião começou com uma exposição por parte da ATP Engenharia. O diretor da empresa, Marlos Wilson Góis, explicou que ainda estão para ser concluídas às marginais e que nos próximos dias deverá ser iniciado o retorno nas imediações da Rua 26 de julho com Olavo Feliciano, cujos processos de desapropriação de terrenos estão sendo concluídos. Ele admitiu a possibilidade de colocação de semáforo, já que no projeto original não há esta previsão.



Indagado pelo vereador Jamaci Oliveira acerca do Fundo de Compensação Ambiental, que municípios por onde passa as obras têm direito, o diretor ficou de analisar o assunto para dar uma resposta posterior.



Marlos disse – gerando polêmica -, que um túnel ou um elevado nas imediações da rodoviária ou do retorno na altura do Restaurante Camarão não foram previstos devido ao fluxo de veículos não justificar esta demanda.



Antoniel Campos



Por sua vez, o novo diretor do DNIT, engenheiro Antoniel Campos, assegurou que será iniciada na próxima semana a sinalização de obras e emergência em todo o trecho, garantindo a demarcação horizontal e vertical. Garantiu, também, a realização de estudos para mais passarelas, além da já prevista – uma das reivindicações da população.



Também garantiu análise da solicitação apresentada pela prefeitura, de seis paradas de ônibus, sendo três em cada lado da rodovia.



A prefeita Norma Ferreira, assumiu o compromisso de emitir o mais rápido possível a declaração da prefeitura assumindo a manutenção do serviço de iluminação do trecho, mesmo afirmando que será mais um ônus para o município, já tão penalizado. “Mas, como se trata um serviço necessário para a segurança do trecho, vamos assumir este encargo”, prometeu.



Na tarde desta quarta-feira, 24, a prefeita Norma Ferreira e o vice, Arízio Fernandes irão ao DNIT para uma conversa mais detalhada com o novo diretor, Antoniel Campos. Como assumiu há apenas três dias, muitos aspectos da obra da BR101 não são do conhecimento dele.



Avaliação



A prefeita Norma Ferreira avaliou a reunião como positiva. “Faltou uma maior interação junto à comunidade tanto da ATP Engenharia quanto do DNIT”. Ela avalia que uma obra do porte desta não pode ser feita sem ouvir à comunidade. “Das vezes em que o DNIT e a ATP estiveram na cidade, foi informado uma coisa e acabou sendo feita outra. A prefeitura em nenhum momento aceitou este estado de coisas. Fomos a Brasília e lutamos a nível local para reverter os prejuízos. Quero reconhecer o importante papel desempenhado pela Câmara de Vereadores, pela CDL e várias instituições organizadas da sociedade e da população em geral que fez abaixo-assinado para protestar e exigir as melhorias que deviam ser previstas logo no começo, evitando todos estes transtornos. Vamos continuar atentos e cobrando dos órgãos responsáveis”, concluiu a prefeita.





Com reportagem de João Maria Freire







AGÊNCIA ECO DE NOTÍCIAS

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