quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Recordando o saudoso Espanta

spanta - Empregada Analfabeta


144169 
   

Livro em homenagem a Tico da Costa é lançado nesta quarta

Nesta quarta-feira (30), o médico Gilmar Amorim lança seu novo livro em homenagem ao instrumentista potiguar Tico da Costa. Intitulado “Saudade sem medo”, a obra retrata pedaços da vida do cantor e violinista de Areia Branca, que já gravou 18 CDs e encantou vários públicos com turnês pela Europa, África e Américas. O lançamento acontece na Potylivros do Praia Shopping, a partir das 19h.

Operação Verão começa na segunda quinzena de dezembro*

Nesta terça-feira (29) aconteceu a primeira reunião para traçar diretrizes da Operação Verão. A governadora Rosalba Ciarlini se reuniu com o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Aldair da Rocha; comandante da Polícia Militar, Cel. Francisco Araújo; comandante do Corpo de Bombeiros, Cel. Elizeo Dantas; e o delegado geral da Polícia Civil, Fábio Rogério Silva; no Quartel da PM, em Natal, para definir ações de prevenção, fiscalização, educação e repressão. "Queremos uma Operação Verão grande e forte para promover uma estação de veraneio e férias com paz e segurança", disse a governadora.

O trabalho deve contar com a participação de órgãos como o Idema, Detran-RN e Samu, atuando em ações voltadas à educação ambiental e de trânsito e no atendimento de urgência, respectivamente. “Nós já estamos preparando a operação verão e, assim, atuaremos interligando os órgãos de Segurança do
Estado, além de incluir o Detran e o Idema nesse trabalho”, observou Rosalba.

Prefeitura de Natal está apta a assinar contratos com a CEF

A Prefeitura de Natal está apta a assinar os contratos com a Caixa Econômica Federal (CEF) e receber os recursos para as obras de mobilidade urbana, previstas para a Copa do Mundo de 2014. O Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP) foi emitido nesta terça-feira, 29, pela União. O documento é exigido, dentre outras coisas, para a “celebração de acordos, contratos, convênios ou ajustes, bem como de empréstimos, financiamentos, avais em geral de órgãos ou entidades da administração direta e indireta da União; liberação de recursos de empréstimos e financiamentos por instituições financeiras federais”.

O primeiro lote das obras de mobilidade urbana prevê investimentos de R$ 98,6 milhões em intervenções como o Complexo Viário da Urbana, reestruturação geométrica da Av. Capitão Mor Gouveia, e implantação de plataformas de embarque e desembarque para passageiros de transportes coletivos.

CONVITE

Vivaldo Costa destaca reabertura do Hospital Regional do Seridó

Primeiro orador da Sessão Plenária desta quarta-feira (30), o deputado Vivaldo Costa destacou a reabertura do Hospital Regional do Seridó e a UTI Infantil da região, que estavam sem funcionar há mais 20 anos. Na ocasião, o parlamentar fez referência à atuação da governadora Rosalba Ciarlini que, segundo ele, foi responsável pelo funcionamento da instituição. Vivaldo falou, ainda, sobre 400 casas que haviam sido construídas e não foram entregues à população por falta de uma estação elevatória. No entanto, a população recebeu suas moradias este ano.

“Esperávamos por esse Hospital Regional há mais de 20 anos e a governadora conseguiu colocar para funcionar. A UTI infantil, desde que foi projetada, nunca teve condições de funcionar e agora os equipamentos chegaram. Rosalba vai fazer um trabalho muito bom. Ela encontrou o estado com dificuldades, mas é uma pessoa competente. Não se pode negar isso. A primeira potiguar a chegar ao Senado. Não se pode questionar a competência política dela”, declarou Vivaldo Costa.

Kid Abelha volta aos palcos e confirma show em Natal

Longe dos palcos desde o réveillon de 2006/2007, o Kid Abelha retorna aos palcos e inicia às comemorações pelos 30 anos da banda de Paula Toller, George Israel e Bruno Fortunato. Com o show Glitter de Principiante, a banda confirmou show em Natal trazendo canções novas e diversos hits dos anos 80 em seus arranjos originais. Eles se apresentam no dia 12 de janeiro, no Teatro Riachuelo.

Adelmo Freire é o mais novo cidadão norte-riograndense

           O carioca Adelmo Freire, superintendente da CDL Natal, é o mais novo cidadão norte-riograndense. Na sessão solene para entrega do título, uma proposição do deputado Gustavo Carvalho (PSB), Adelmo, que reside em Natal desde 1988, citou passagens de sua vida e trajetória profissional e destacou a grande afinidade com o Estado, relação já iniciada por seu pai, que conviveu com Mascarenhas Homem e Eduardo Gomes.

            O homenageado fez agradecimentos especiais a pessoas que considera como grandes incentivadoras da sua carreira: os empresários Chiquinho Alves, Marcelo Alecrim, Ricardo Abreu e Amauri Fonseca. Também mencionou a esposa, arquiteta Giselli de Almeida Freire, com quem é casado há 34 anos, e os familiares, muitos vindos de Curitiba especialmente para a solenidade.

Parceria com Ambev disponibilizará Skol free para foliões do Burro Elétrico

O bloco Burro Elétrico, que completa 20 anos de Carnatal nesse ano de 2011, terá - mais uma vez - Skol free para os foliões curtirem toda a animação de Capilé e banda, que comanda o bloco e contará com participação especial de Almir Rouche, Thábata Medeiros e Pedro Luccas, além de Bandinha de Frevo e o DJ Berto.
Uma parceria da diretoria do bloco com a Companhia de Bebidas das Áméricas (Ambev) disponibilizará a cerveja durante todo o percurso do bloco, agitando ainda mais a folia.

Além disso, o cantor da Banda Capilé promete trazer um trio elétrico com muitas melhorias na parte física e sonora para comemorar as duas décadas do bloco. “Completamos 20 anos de folia com a mesma alegria e irreverência do começo. Dentro do bloco, somos nós que temos 20 anos", brinca Nelly Carlos.

O site de compra coletiva DegusteAqui.com.br completa seu primeiro aniversário neste dia 1º de dezembro de 2011

Para comemorar, montou uma parceria com o bloco mais glamouroso do Carnatal, o Burro Elétrico, e vai sortear dois abadás

Este é o 20º ano de participação do Burro Elétrico no 21º ano Carnatal. O bloco tem o patrocínio e o apoio das seguintes empresas: Pitu, Ale, Natalcard, Drogaria Santa Fé, Gosto de Pão, Água Mineral Santa Maria, Allodonto, Atlântico Operadora de Turismo, Felicitá Recepções e Imobiliária Tertuliano Rêgo.

A principal característica do bloco é a animação e o perfil cortês dos seus foliões, que preferem a alegria do que envolver-se em qualquer tipo de confusão.

REPERCUSSÃO DA NOTÍCIA

Potiguar Notícias

CARNATAL

Água de Cheiro lança perfume Deborah Secco no camarote Skol 2014

A Água de Cheiro estará presente no Carnatal, entre os dia 01 e 04 de dezembro, com um espaço vip para 200 convidados. No local a marca de perfumes e cosméticos lança o perfume que leva o nome da atriz Deborah Secco, que pela primeira vez assina um produto de beleza. “Deborah foi eleita por ser uma celebridade que inspira a mulher brasileira. Além de ser uma ótima atriz, sua imagem transmite a ideia de sucesso, sensualidade e beleza. O perfil que toda mulher desejar ter”, comenta a diretora de inovação da marca, Isabel Del Priore.

CONCURSO

Estão abertas as inscrições para escolho do hino de Extremoz

A Prefeitura de Extremoz, em parceria com a Secretaria Extraordinária de Cultura e a Fundação José Augusto, abriu inscrições do para concurso público objetivando a escolha do hino oficial do município de Extremoz. O edital do concurso está disponível no site da prefeitura (Extremoz www.extremoz.rn.gov.br).  As inscrições se encerram em 08 de dezembro

De acordo com o prefeito Klauss Rêgo o objetivo de se elaborar o concurso é manifestar o espírito cívico e de amor ao município, reafirmando através do hino a importância da preservação das tradições, culturas, belezas naturais, origem, economia e projeção futura do município.

AGRONEGÓCIO

Ampliado prazo para georreferenciamento de imóveis rurais

Atendendo ao pedido da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e de inúmeros produtores rurais, a presidente Dilma Rousseff decretou a ampliação dos prazos sobre o georreferenciamento de imóveis rurais com menos de 500 hectares, fixado em 21 de novembro de 2011.

A prorrogação foi determinada por meio do Decreto 7.620, publicado na edição da última segunda-feira (21/11) do Diário Oficial da União. A Lei 10.267/2001 estabelece a necessidade de georreferenciamento no caso de transferência de titulação de terras (compra, venda, doação, desmembramento ou sucessão). Com a prorrogação, o procedimento só será exigido para propriedades com mais de 500 hectares. O decreto define um calendário de implantação para os demais estabelecimentos rurais.

CONVITE

Primeira Bailarina do Theatro Municipal do RJ se apresenta em Natal

A primeira bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Claudia Mota e o bailarino solista Edifranc Alves se apresentam em Natal, no Teatro Alberto Maranhão, dias 9, 10 e 11 de dezembro, no espetáculo da Escola de Ballet Maria Cardoso - "Uma história no fundo do mar".

Formada pela Escola Estadual de Danças Maria Olenewa, Claudia Mota aperfeiçoou seus estudos na Europa, fazendo estágios em grandes Companhias, como a de Maurice Bejárt e o Zurich Ballet, ambos na Suíça. Trabalhou com Fernando Alonso no Ballet de Camagüey, Cuba, sendo diplomada em Excelência em Técnica Cubana.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Jácome lembra o Dia Nacional de Combate ao Câncer e defende ações preventivas

            A necessidade de ações preventivas contra o câncer, em medidas tomadas pela classe médica e também pela população em geral, foram o tema central do pronunciamento do deputado Antônio Jácome (PMN), lembrando o Dia Nacional de Combate ao Câncer, 27 passado.

            O deputado citou hoje (29) dados do Ministério da Saúde, como a morte de mais de 100 mil brasileiros por ano, perdendo apenas para as doenças cardiovasculares, que ainda é a principal causa de morte no país.

            “A cada ano mais de 500 mil novos casos de câncer serão diagnosticados no Brasil. E a gente sabe que a grande maioria desses tipos de câncer podem ser totalmente preveníveis se a classe médica e a população em geral tiverem os cuidados necessários”, disse o deputado.

Poti diz que governo precisa ser rápido com as obras de acesso ao aeroporto

O deputado Poti Júnior-PMDB disse esta manhã que agora, com a concessão ao consórcio Inframerica, assinada ontem pela presidente Dilma Rousseff, é preciso que o governo do Estado aja rápido na execução das obras de acesso ao aeroporto internacional de São Gonçalo do Amarante.
O parlamentar que sempre defendeu a construção do aeroporto, desde o tempo em que era prefeito daquele município da região metropolitana da capital, destacou a visita da Presidente da República e disse que “agora o sonho está se tornando realidade e o Rio Grande do Norte vai ser a porta de entrada para a Europa e Estados Unidos”.

Poti disse ainda que está apresentando emendas ao Orçamento Geral do Estado com a colocação de recursos para a construção de quatro pontes sobre os rios Potengi e Golandim, dentro das obras de acesso. “È preciso que o governo inicie logo as obras de acesso ao aeroporto, que agora vai tomar um novo ritmo com a assinatura da concessão”, disse.

Aeroporto: Mineiro diz que obras tem que ser agregadas a projetos de desenvolvimento para o RN

“O Aeroporto de São Gonçalo é fundamental, mas é preciso agregar outras ações para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte”, disse o deputado Fernando Mineiro (PT), último orador inscrito na sessão plenária desta terça-feira (29). O parlamentar disse que a construção desta obra não pode ser vista de forma isolada.

“É preciso que o governo convoque a sociedade, os setores privados e elabore um projeto articulado que tenha o aeroporto como centro, como galvanizador”. Mineiro destacou a necessidade de se planejar a questão do porto, do VLT e também de um projeto de qualificação profissional.

Representantes do Camarão e Sal potiguar pedem apoio a Agripino

Representantes da carcinicultura e do sal produzido no Rio Grande do Norte se reuniram nesta terça-feira (29), em Brasília, com o senador José Agripino (RN) para pedir ao parlamentar empenho na manutenção das garantias de proteção ao desenvolvimento das atividades no estado. Na última semana durante as discussões na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA),  Agripino conseguiu fechar um acordo para incluir as regiões de criatório de camarão como área de utilidade pública, o que já ocorreu com as salinas.

 “O que depender de mim, farei para evitar que milhares de trabalhadores do meu estado tenham seu sustento ameaçado. Esses dois setores são extremamente importantes para economia potiguar porque geram muitos empregos e nunca danificaram o meio ambiente”, ressaltou.

Entrega de novas viaturas reforça frota da Polícia Militar no RN

Em solenidade realizada na manhã desta terça-feira (29), a governadora Rosalba Ciarlini, ao lado do secretário de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), Aldair da Rocha, entregou novas viaturas à Polícia Militar do Rio Grande do Norte. Ao todo, 40 carros do tipo Gol Geração 5 e 50 motos passam a integrar a frota da PM, e desses, 10 carros e 20 motos são destinados ao 12° Batalhão da Polícia Militar, em Mossoró. Com a entrega das novas viaturas, a operacionalidade da PM fica cada vez melhor, dando uma resposta mais rápida à sociedade.

“Apesar de todas as dificuldades enfrentadas, nós entendemos que a segurança é uma prioridade”, afirmou a governadora, fazendo uma retrospectiva das más condições de trabalho enfrentadas pelos policiais nos últimos anos e lembrando que em 2011 foi possível iniciar o trabalho de reestruturação dos órgãos que compõem a segurança pública do RN. “Quero aproveitar esse momento para agradecer a compreensão e as mãos dadas para poder realizar um bom trabalho e ver o estado no rumo certo”, disse Rosalba.

CCJ aprova Projeto de Lei Poupança Fiscal

Por unanimidade foi aprovado na CCJ da Assembleia Legislativa, na manhã de hoje (29), o Projeto de Lei denominado Poupança Fiscal de autoria do deputado Walter Alves (PMDB), o deputado Ezequiel Ferreira (PTB) foi o relator do projeto na CCJ. O projeto prevê a devolução de até 30% do ICMS para o cidadão. De acordo com o projeto a pessoa pode abater o ICMS em descontos como IPVA.

O Poupança Fiscal tem como base o programa Nota Fiscal Paulista onde, em São Paulo, ocasionou o aumento da arrecadação estadual e ainda  vem combatendo a sonegação fiscal. Hoje já existe projetos semelhante  em Seripe e no Distrito Federal. “Ele desonera a carga tributária individual e também  combate a concorrência desleal. Quando o cliente compra em qualquer estabelecimento, o mesmo fornece o CPF e automaticamente é computado o desconto”, relata Walter.

JOGO DE IDEIAS

Jornalistas da Ecoar Agência de Notícias participam de evento em São Paulo

As jornalistas Larissa Moura e Nadjara Martins, da Ecoar Agência de Notícias, seguiram para São Paulo nesta terça-feira, 29, para mais um encontro sobre jornalismo. As duas vão assistir ao programa “Jogo de Ideias”, do Itaú Cultural, nesta quarta-feira, 30, que contará com a presença de nomes como os jornalistas Eliane Brum, Ricardo Kotsho e José Hamilton Ribeiro.

Burro Elétrico entrega kits e espera hora de agitar na quinta do Carnatal

O Burro Elétrico começa a entregar seus kits nesta terça, a partir das 15h indo até às 19h e, continua na quarta das 10 às 19h e, na quinta das 10 às 18h, no Felicitá Recepções, atrás do Shopping Sea Way, rua Desembargador José Gomes Gosta, 1004 - Capim Macio.

Para os que ainda não adquiriram o kit do Burro Elétrico as vendas continuam na Central do Carnatal, no Natal Shopping, fone 9105-1838 e na Atlântico Operadora de Turismo, fone 3642-3335.

Animado por Capilé & Trio, com participações de Almir Rouche, Thábata Medeiros e Pedro Luccas, além do DJ Berto e de uma Bandinha de Frevo, o Burro Elétrico oferece bebida free e tem parceria com o Sindjorn  para jornalista sindicalizados, com desconto na compra de kits.

CEI dos Contratos ouve ex-gestores da SEGELM, SEHARPE e SEMOPI

O primeiro a ser ouvido pela Comissão foi o ex-titular da Segelm e atual presidente da Fundação Capitania das Artes (Funcarte), Roberto Lima

A vereadora Júlia Arruda (PSB) coordenou, durante a tarde desta segunda-feira (28), mais uma rodada de depoimentos da Comissão Especial de Inquérito (CEI) que investiga os contratos da Prefeitura de Natal. Na ocasião foram ouvidos os ex-gestores das pastas de Gestão de Pessoas, Logística e Modernização Organizacional (Segelm), Habitação, Regularização Fundiária e Projetos Estruturantes (Seharpe) e Obras Públicas e Infra-estrutura (Semopi), além do consultor Henry Cherkezian, que firmou contrato com o município no ano de 2009.

O foco das oitivas da tarde desta segunda-feira foram os contratos de consultoria firmados pelas secretarias. Entre os questionamentos realizados pelos membros da comissão foram os motivos da dispensa de licitação para contratação do especialista Henry Cherkezian e o convênio com a Fundação para o Desenvolvimento Sustentável da Terra Potiguar (FUNDEP), nos valores respectivos de R$ 65 mil e R$ 179.233,57 mil.

Consórcio Inframérica quer antecipar o “máximo possível” obra do aeroporto

No mesmo dia em que assinaram o termo de concessão para as obras do Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante, os diretores do Consórcio Inframérica, vencedor do leilão realizado em agosto passado, já iniciaram o planejamento para a construção do empreendimento.

Membro do conselho executivo do Consórcio Inframérica, Gerson Almada explicou que “junto com a licitação e a documentação entregue existem projetos de base para o desenvolvimento da obra”. Ele disse que a ordem de serviço do aeroporto “será publicada em breve” e, a contar desta data, eles têm seis meses para apresentar todos os projetos do aeroporto. “Queremos antecipar o máximo possível”, declarou.

Blues no Beco nesta terça com show de Clara e a Noite no Beco da Lama

O Beco da Lama recebe nesta terça 29 ás 20h o show de Clara e a Noite dentro projeto Blues no Beco . A noite será especialmente para os estudantes que prestaram o  Vestibular 2011, e que tem na terça o último dia de provas.

Blues No Beco
Show com Clara e a Noite
20h- Free
Informações: 9175-9870

Inscrições para o vestibular do curso superior de Tecnologia em Gestão Pública estão abertas, na UnP

Começaram ontem (28) as inscrições ao vestibular para o curso superior de Tecnologia em Gestão Pública oferecido pela Universidade Potiguar (UnP) aos servidores da Assembleia Legislativa, com a participação do Instituto do Legislativo Potiguar (ILP). O curso tem como público alvo os servidores de comprovada vinculação funcional com a Assembleia e portadores de certificação de nível médio. O curso terá a duração de dois anos e meio e estão sendo oferecidas 80 vagas.

As inscrições serão feitas no período de 28 de novembro a 09 de dezembro, das  9 às 21 horas, na Central do Candidato da Unidade Roberto Freire, em Capim Macio.  Os interessados devem apresentar documento de identificação, declaração de vínculo funcional fornecida pela Coordenação de Recursos Humanos da Assembleia e a comprovação do grau de escolaridade.

Bombeiros reforçam na prevenção para garantir mais segurança no Carnatal 2011

Durante a 21ª edição do Carnatal, que ocorrerá no período de 01 a 04 de dezembro de 2011, na capital potiguar, o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) contará com um posto de comando, de plantão, no local do evento, montado na via marginal da Avenida Prudente de Morais, no trecho compreendido entre a Avenida Jerônimo Câmara e a Rua Angicos. Além disso, cerca de 70 militares da corporação estarão distribuídos em pontos estratégicos para garantir a proteção contra incêndio e controle de pânico.

O projeto de Proteção Contra Incêndio e Pânico da estrutura principal do evento, (camarotes e arquibancadas), foi apresentado, antecipadamente, pela organização da festa à Diretoria de Engenharia e Operações da instituição, através do Serviço Técnico de Engenharia (SERTEN), estando projeto arquitetônico da estrutura em fase de analise pelos técnicos habilitados da Corporação.

MÉDICO ALERTA: BRINCAR O CARNATAL, SIM. MAS LONGE DAS DROGAS

Faltam poucos dias para o Carnatal, maior carnaval fora de época do país, evento que mexe com milhares de jovens do nosso estado e de vários outros cantos do Brasil. A festa significa um momento de alegria e descontração, mas nem todos sabem aproveitá-la da melhor forma. É importante estar atento aos riscos que se corre num evento como este. Pular atrás do trio é bom, mas é melhor ainda se o folião mantém distância das drogas.

O psiquiatra Leonardo Barbosa, especialista em Dependência Química, faz um alerta para os jovens e seus pais. As substâncias entorpecentes usadas nos carnavais do país fazem bastante mal, ao contrário do que muitos pensam. Talvez pelo fato de o consumo se dar geralmente só em eventos, tem muita gente que acha que cheirar o “lança perfume” ou o “loló” não causa mal algum. Um engano perigoso.

CAMAROTE SKOL 2014: Mc Sapão é atração da sexta de Carnatal

O camarote oficial do Carnatal traz mais uma vez o funk para a micareta da capital do RIo Grande do Norte. Mc Sapão está confirmado pra fazer a festa da sexta-feira no Camarote Skol 2014, e como já virou tradição o funk promete agitar ainda mais o espaço do Carnatal. Sapão é conhecido como o Mc das celebridades, convidado para tocar nas festas mais badaladas do Rio de Janeiro e São Paulo.

Além de Sapão, a sexta do Skol 2014 terá a Banda 5%, as DJs do Female Angels e ainda o DJ Rafael Diefentaler. O passaporte para a sexta pode ser adquirido separadamente ao preço de R$ 180. Já a temporada de quinta a domingo sai a R$ 490. Todas as vendas na Central do Carnatal, 2o. Piso do Natal Shopping.

Prefeitura do Assú, Governo do RN e Petrobras garantem recuperação do antigo Cine Teatro Pedro Amorim

A prefeitura do Assú assinou nesta sexta-feira (25) com a Petrobras e o Governo do Estado do Rio Grande do Norte, o contrato de transferência de recursos financeiros que permitirá a revitalização do prédio onde funcionou o Cine Teatro Pedro Amorim.

Para a realização da obra estão previstos R$ 1,4 milhão, investimento da Petrobras por meio de incentivos fiscais da Lei Câmara Cascudo, de incentivo à cultura - do Governo do Estado, e a contrapartida da Prefeitura do Assú. O projeto contempla a restauração da fachada do prédio – com a manutenção da arquitetura da época -, ampliação do espaço para 179 cadeiras, construção de dois camarins, completa climatização, sonorização e palco.

Estrela do Centro é o campeão do Campeonato de Extremoz

A final do segundo campeonato de futebol de Extremoz foi encerrado neste domingo, 27, com a premiação do campeão, vice  e do terceiro colocado. O time Estrela do Centro levou o título de campeão e o segundo lugar foi conquistado pelo Cruzeiro de Estivas. Na terceira colocação  ficou o Ponte Preta.

A premiação foi realizada pelo prefeito Klauss Rêgo e pela secretária de Esporte e Lazer, Rosileide Brito, no bar do Naldo Vaqueiro, em Vila de Fátima. Para o primeiro lugar,  a premiação foi de dois mil reais, além de troféu e medalhas. As demais premiações foram de mil reais e quinhentos reais para o segundo e terceiro lugar, respectivamente.

Ao todo, vinte e três times participaram do campeonato, todos do município. Sendo onze deles novos times, que receberam na ocasião, do prefeito Klauss Rêgo, material esportivo e terno completo. "Temos apoiado e valorizado os desportistas durante toda a nossa gestão", disse Klauss Rêgo.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Prisão de João Faustino lança novas suspeitas de corrupção contra Serra e Kassab

Correio do Brasil 
Com colaboradores - de Natal e São Paulo

João Faustino ocupou altos cargos nas administrações de Serra, em São Paulo
O suplente de senador João Faustino Ferreira Neto permanece no hospital, nesta segunda-feira, à espera da manifestação da equipe médica e, tão logo receber alta, seguirá pra prisão novamente.

Sob custódia da polícia potiguar, o estado de saúde do suplente de senador João Faustino Ferreira Neto foi considerado regular pelos médicos da Casa de Saúde São Lucas.

No boletim médico, liberado na manhã de domingo, esclarece que o político passa bem e deverá receber alta em breve.

Por volta das 15h do sábado, João Faustino havia reclamado de dores no peito enquanto estava preso no quartel do Comando Geral da Polícia Militar. Uma vez liberado do hospital, Faustino voltará para a cadeia, nos arredores de Natal.

João Faustino é suplente do senador Agripino Maia (DEM-RN) e homem de confiança do candidato tucano derrotado nas últimas eleições, José Serra. Na época em que Serra ocupava o Palácio dos Bandeirantes, Faustino despachava diretamente com ele. Como subchefe da Casa Civil, era subordinado ao então chefe da Casa Civil, Aloysio Nunes Ferreira, hoje senador do PSDB.

Quando Serra se lançou candidato, João Faustino passou a coordenar a arrecadação de fundos de campanha fora de São Paulo. No Estado paulista, a coordenação era de Paulo Vieira de Souza, conhecido como Paulo Preto, alvo também de investigações da Polícia Federal por suspeitas de desvios de recursos destinados ao complexo viário conhecido como Rodoanel.

A prisão de João Faustino ocorreu na manhã desta quinta-feira, no bojo da da Operação Sinal Fechado, deflagrada pelo Ministério Público Estadual. O MP investiga supostas fraudes no Departamento de Trânsito do Rio Grande do Norte (DetranRN), nas quais o nome de João Faustino aparece como membro da suposta organização criminosa. Policiais militares da Companhia de Policiamento Ambiental (Cipam) realizam a escolta do político, que permanece sob tutela do Estado.

Na manhã deste sábado, os médicos do Hospital São Lucas, nesta capital, divulgaram boletim no qual informam que João Faustino permanece internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do hospital. As visitas estão restritas aos familiares conforme determinação da equipe médica assistente e normas da instituição.

Os envolvidos na Operação Sinal Fechado que tiveram a prisão preventiva e temporária decretada seguem detidos no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar. Nesta sexta-feira, o desembargador Herval Sampaio negou o pedido de habeas corpus impetrado em favor de João Faustino e do empresário Marcus Vinícius Saldanha Procópio. Para o magistrado, o período da prisão temporária – cinco dias – não é suficiente de acarretar sérios prejuízos aos prisioneiros. Juíza da 6ª Vara Criminal de Natal, Emanuella Cristina Pereira Fernandes também indeferiu o pedido de revogação da prisão de outros sete detentos.

Para o desembargador Sampaio, que substitui o desembargador Caio Alencar no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, a prisão de João Faustino e Marcus Procópio torna-se necessária devido à complexidade do caso, em que se investiga uma suposta organização criminosa muito bem estruturada, constituída por pessoas influentes no Rio Grande do Norte que tendem a interferir na busca de elementos probatórios feita pelo Ministério Público. O magistrado acrescentou, em conversa com jornalistas, que a análise do material apreendido até o agora implicará, certamente, na realização de outras diligências, diante da possibilidade do surgimento de novas provas, o que justifica a manutenção dos réus em confinamento.

O desembargador Sampaio também negou o pedido de prisão domiciliar feito pelos advogados de João Faustino. A defesa do ex-parlamentar argumenta, nos autos, que ele é uma pessoa idosa (70 anos) e sofre de problemas cardíacos. Herval Sampaio afirmou que o pedido não se justifica, pois o período de prisão é breve e o tratamento da cardiopatia não será interrompido, pois é feito a base de medicamentos. “A substituição da prisão domiciliar não é cabível em prisão temporária, sob pena do objetivo da mesma perder o seu sentido”, sentenciou.

Na véspera, a juíza Emanuella Fernandes também indeferiu o pedido de revogação da prisão de José Gilmar de Carvalho Lopes, Marco Aurélio Doninelli Fernandes, Nilton José de Meira, Flávio Ganem Rillo, Carlos Theodorico de Carvalho Bezerra, Fabiano Lindemberg Santos, e Edson César Cavalcante Silva. Segundo a magistrada, os suspeitos integram a quadrilha que fraudou o Detran/RN e devem permanecer presos para “resguardar toda a investigação criminal que envolve outros elementos de prova que não apenas a busca e apreensão”.

Ex-governadora citada

Entre os denunciantes do esquema de corrupção que piora a situação da direita no país, o empresário José Gilmar de Carvalho Lopes, conhecido como Gilmar da Montana, confirmou em depoimento que teria informações sobre atividades ilícitas da ex-governadora Wilma de Faria. Ela e Iberê Paiva Ferreira de Souza, outro ex-governador do Rio Grande do Norte, “receberiam cotas de lucro do consórcio Inspar”, disse Carvalho Lopes aos promotores. A informação divulgada pelo promotor de Justiça Eudo Rodrigues Leite foi confirmada pelos advogados Diógenes da Cunha Neto e Augusto Araújo, que representam o empresário perante a Justiça.

Segundo os advogados, Gilmar não chegou a presenciar a suposta concretização da garantia das cotas de lucro no consórcio Inspar. Porém, em envolvimento com outros membros da suposta organização criminosa, teria ouvido falar que o ex-governador Iberê de Souza e a atual governadora, Wilma Faria, receberiam, cada um, 15% da cota de George Olímpio no consórcio Inspar. Olímpio, apontado como chefe da organização criminosa, detinha 40% do total do consórcio que iria realizar a inspeção veicular ambiental no Rio Grande do Norte.

Os advogados de defesa de Gilmar alegam que ele havia ingressado no negócio de forma lícita. Proprietário da construtora Montana, Gilmar foi contratado pelo consórcio Inspar para construir a maioria de suas sedes em todo o Estado. “O empresário foi convidado para construir as sedes. O relacionamento das partes era comercial. Não fazemos parte do consórcio”, disse, nos autos, o advogado Diógenes da Cunha Neto. Apesar das informações liberadas no depoimento inicial, os advogados esclareceram que não existiu oferta de delação premiada, e que este recurso demanda tempo e análise.

Nota de Wilma

Logo após ser lançada ao centro do episódio que abala a aliança conservadora no poder, a ex-governadora Wilma Faria emitiu nota na qual questiona a deflagração da operação do Ministério Público em que seu nome é envolvido. “O envolvimento do meu nome é um ato de absoluta má fé. Não sou ré e as 189 laudas da petição do ministério público mostram que não sou. Não há na peça acusatória nenhuma denúncia que exija de mim pelo menos uma explicação”, alega.

Na nota, ela lança ataques a líderes políticos supostamente interessados em prejudicá-la:

“Desafio que provem qualquer envolvimento da minha pessoa nas denúncias de recebimento de propinas ou de conivência com lobistas”, acrescentou.

O Ministério Público Estadual investiga Wilma Faria por ter enviado projeto de lei referente à inspeção veicular à Assembleia Legislativa do RN, o qual foi supostamente elaborado com a participação ativa de membros da quadrilha.

Filho da ex-governadora

O filho da ex-governadora Wilma, Lauro Maia, aproveitou para também se manifestar após ter sido citado como um dos integrantes do esquema de corrupção. Em nota, ele disse ter sido “surpreendido com acusação infundada”. “Mais uma vez, são construídas ilações a partir de citações feitas ao meu nome por pessoas estranhas ao meu convívio social”, afirma. Por fim, disse esperar “serenamente que a verdade e a justiça ao final prevaleçam”.

Em São Paulo, operação semelhante resultou no bloqueio dos bens do prefeito paulistano, Gilberto Kassab. Tanto na capital paulista quanto em Natal, a polícia investiga a inspeção veicular, no esquema que teria sido criado pela empresa Controlar, do empreiteiro Carlos Suarez, ex-dono da OAS. Em São Paulo, a Controlar teria fechado negócio ainda na gestão Celso Pitta, mas o contrato somente foi validado 12 anos depois, por Kassab. Assim, Suarez conseguiu vender a empresa para a CCR, das empreiteiras Camargo Corrêa e Andrade Gutierrez. Na transação, segundo o MP, Suarez teria lucrado R$ 170 milhões. Em Natal, por sua vez, o contrato de inspeção veicular, também feito de forma irregular, renderia R$ 1 bilhão aos empreiteiros durante o prazo de concessão.

Tanto em São Paulo quanto em Natal, as investigações se aproximam de personagens muito próximas ao ex-governador e ex-presidenciável tucano, José Serra.

http://correiodobrasil.com.br/prisao-de-joao-faustino-lanca-novas-suspeitas-de-corrupcao-contra-serra-e-kassab/333859/ 

CARTUN

Bebê viciado em iogurte

Yahoo

Dilma Roussetto assina concessão do Aeroporto de São Gonçalo

Nesta segunda-feira (28), a presidenta Dilma Rousseff veio ao Rio Grande do Norte para assinar o contrato de concessão do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante. O deputado federal Fábio Faria (PSD) participou da solenidade, ao lado da governadora Rosalba Ciarlini, de representantes do Consórcio Inframérica, de senadores, deputados federais e estaduais, prefeitos de diversos municípios potiguares e várias lideranças políticas.

A chefe do Executivo Nacional desembarcou na pista do novo terminal por volta das 10h40. Em seu discurso, além da importância do Aeroporto para a economia do Rio Grande do Norte e do país, Dilma ressaltou a união da classe política do Estado para que o projeto saísse do papel. “Todos os membros da bancada federal foram essenciais para que o Aeroporto de São Gonçalo se tornasse realidade”, afirmou a presidenta.

Faern se reúne com Polícia Federal para discutir seminário sobre segurança no campo

Na tarde desta segunda-feira (28), às 15h, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte (Faern), José Álvares Vieira, se reuniu com o delegado da Polícia Federal, José Rebouças Serra, para juntos discutirem a participação da PF no 2º Seminário sobre Segurança Rural, que será promovido no dia 06 de dezembro, em Natal.

Na conversa com o delegado Serra, (que substitui interinamente o superintendente da Polícia Federal, delegado Marcelo Mosele) o presidente da Federação da Agricultura pediu o apoio da instituição policial no seminário do dia 06 de dezembro e a participação dos agentes com propostas para a segurança no campo potiguar.

Mesa-redonda debate livro sobre presença indígena no Nordeste

O livro do professor João Pacheco de Oliveira, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), será lançado e debatido em uma mesa-redonda realizada na próxima quarta-feira, 30. Intitulado de "A presença indígena no Nordeste: processos de territorialização, modos de reconhecimento e regimes de memória", a obra será analisada pelos professores da UFRN que ministram aulas no Programa de Pós- graduação em Antropologia Social (PPGAS).

O evento acontece das 19h às 22h, no Auditório D (antigo Consecão), do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA). Os interessados devem acessar o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) para realizar a inscrição, mais precisamente no link: http://www.sigaa.ufrn.br/sigaa/link/public/extensao/inscricoesOnline.

Superintendente da CDL Natal recebe título de cidadão norteriograndense nesta segunda-feira

A Assembleia Legislativa entregará título de cidadão norte-rio-grandense ao superintendente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL Natal), Adelmo Freire da Silva. A homenagem é uma proposição do deputado Gustavo Carvalho e será feita em Sessão Solene nesta segunda-feira (28), a partir das 16h, no Plenário na Casa. Embora carioca de nascimento, Adelmo escolheu o Rio Grande do Norte como sua casa e porto seguro para seus projetos. É hoje norte-rio-grandense por adoção, comandando em Natal a mais respeitada instituição do comércio varejista do Estado, onde exerce a função de Superintendente desde 2005.

Sessão solene vai homenagear major brigadeiro Louis Jackson

Por proposição do deputado Poti Júnior-PMDB, a Assembleia Legislativa realiza as 9h30 nesta segunda-feira, 28, uma sessão solene para a entrega de medalha do mérito legislativo ao major brigadeiro Louis Jackson Josuá Costa.

O homenageado nasceu em Natal em 23 de setembro de 1953 e está na Força Aérea Brasileira desde 1970, exercendo atualmente a vice chefia do Estado Maior da Aeronáutica – EMAER, que tem por finalidade elaborar o planejamento de mais alto nível, assessorar o comandante da Aeronáutica e coordenar as ações que envolvam os órgãos de direção setorial.

 Louis Jackson Costa também esteve à frente do Segundo Comando Aéreo Regional – II COMAR, por quase um ano, realizando ações nas mais diversas áreas, dentre elas a coordenação da operação de busca e resgate a vítimas do acidente com o avião AF-447.

Paulo Ró lança Cantus Popularis em Natal

Co-fundador do Movimento Jaguaribe Carne lança seu novo trabalho baseado na cultura popular paraibana

O músico paraibano Paulo Ró está lançando seu novo CD, intitulado “Cantus Popularis”. O show de lançamento será nesta quarta-feira - 30 de novembro -  às 19h, no Auditório do IFRN- Campus Cidade Alta.

Paulo Ró é músico e compositor e tem uma longa história na música paraibana, desde os anos 70, quando iniciou suas pesquisas e produções musicais. Em 1974, experimentava sons diferentes nos violões, nas percussões, com ritmos impares, criando instrumentos para novas sonoridades. A partir daí, criou junto com Pedro Osmar o grupo de resistência cultural paraibano, “Jaguaribe Carne de Estudos”, com a finalidade de vivenciar a música livre, aprofundar pesquisas musicais, produzir situações de arte-educação, dialogar com outros artistas, outras expressões artísticas e incentivar manifestações culturais na cidade de João Pessoa.

Em “Cantus Popularis” Paulo Ró expressa uma profunda pesquisa nas raízes populares da cultura nordestina, trazendo cocos de roda, cirandas, a mazurca, os congos e lapinhas. A partir de um olhar próprio, Paulo recria o vasto universo da cultura popular, modificando, reelaborando, fragmentando, adicionando, misturando e distorcendo suas mais fortes referências, como as Cambindas Brilhantes de Lucena, entre outros grupos e mestres populares. A pesquisa-vivência de Paulo Ró lhe confere certa intimidade com o universo popular, dando-lhe tanto abertura para recriar e registrar suas impressões, quanto a responsabilidade de fortalecer e difundir as autênticas raízes da cultura musical brasileira.

O trabalho mostra de forma contemporânea e original a nobre e singela poesia, o colorido descritivo e cativante da música que o povo simples brinca, demonstrando o prazer, a versatilidade e a riqueza composicional, revitalizando a música tradicional em todas as suas instâncias, trazendo para o convívio do público de hoje a música que é passada de pai para filho, num processo histórico de resistência cultural.

PAULO RÓ

Paulo Roberto do Nascimento, músico instrumentista, ativista cultural paraibano, teve seu primeiro contato com música ainda na infância, quando ouvia desde música clássica em casa, até a popular, dos grupos folclóricos que via nas ruas de Jaguaribe, bairro onde morava. Nos anos 70 e 80, sua atuação marcou a história da música paraibana quando, ao lado de seu irmão Pedro Osmar, criou o grupo “Jaguaribe Carne de Estudos”, uma verdadeira escola para diversos outros artistas da cena contemporânea, como Totonho, Escurinho, Chico César, Adeildo Vieira, entre tantos outros. Assumindo a Guerrilha Cultural como uma perspectiva de ação direta nos bairros da cidade, o grupo trabalhou em conjunto com ONGs, partidos de esquerda, pastorais da igreja e grupos anarcopunks, surgindo dessas parcerias projetos como a Coletiva de Música da Paraíba (76), o Musiclube (81), o projeto Fala Bairros, (82)  o Movimento de Escritores Independentes (84), entre outros projetos coletivos que se seguiram, envolvendo diversos atores e agentes ao longo dos anos.

Em 1992 o grupo lançou seu primeiro LP “Jaguaribe Carne Instrumental” que teve mil capas diferentes, feitas artesanalmente por diversos artistas nordestinos. Ainda este ano,Paulo Ró gravou o LP “Etnia”, com o grupo Etnia, um trabalho de estudos de ritmos e instrumentos populares do mundo. Em 1998 gravou o CD “O Jardim dos Animais”, em parceria com o poeta mineiro Ronald Claver, trabalho este que obteve elogios da crítica e do público em geral. Em 2004, gravou um de seus melhores trabalhos, o CD “Olhos de Proa”, em parceria com o biólogo e poeta Vergara Filho, com músicas que tratam do cotidiano do mar e de seus pescadores, num constante diálogo entre natureza, cultura e trabalho. Neste mesmo ano, iniciou-se o projeto de gravação do CD “Vem no Vento”, do grupo Jaguaribe Carne, que contou com a participação de grandes nomes da MPB, a exemplo de Elba Ramalho, Chico César, Zeca Baleiro e muitos outros artistas que sempre apoiaram o trabalho dos irmãos Pedro Osmar e Paulo Ró.

SERVIÇO

Show de lançamento do CD “Cantus Popularis”, do músico Paulo Ró
Quando: 30de novembro (quarta-feira)
Local: Auditório do IFRN – Campus Cidade Alta
Horário: 19h
Ingressos: R$ 10,00

CONVITE

domingo, 27 de novembro de 2011

Cabrito, o Tertuliano fescinista

Por Leonardo Sodré
Editor

Tertuliano Aires, a versão mais séria do personagem “Cabrito” é exatamente o que se espera dele. O sósia de Luís da Câmara Cascudo é a irreverência em pessoa. Ganha a vida na informalidade e se considera o maior pirata da arte de Natal. “Sou um Capitão Gancho da minha obra e das boas obras dos outros e o maior vendedor de MP3 do estado”, gabou-se. Entrevistei-o, numa segunda-feira, começo de noite na calçada do Bar Azulão, no Tirol. Chegou pontualmente às 18h30, como havia combinado e foi logo dizendo:

- Pergunte o que quiser que eu conto tudo!

- Pois então comece feito um matuto...

“Nasci em 29 de abril de 1956 em Mossoró”, informou. “Ninguém é perfeito e assim como a mãe de Lula também nasci analfabeto. Mas sou civilizado e moro em Natal desde 1968”, sorriu enquanto tomava um gole de água de coco porque já não bebe álcool há algum tempo. “Comecei com a banda Alcatéia Maldita, um grupo ‘underground’ nos anos 1970, com Raul Cruz, Nagério e outros companheiros”, revelou.

“O danado é que antes eu tinha conhecido uma mulher que ficou grávida e grudada em mim até hoje e eu tive que casar”, reclamou. “Então, para poder sobreviver junto com a minha inesperada família, tive que ir ser vendedor de remédio (não coloque droga! Advertiu ao entrevistador) e depois de peças para automóveis, como representante pelo interior do Rio Grande do Norte, me afastando por um tempo da música”, contou, enquanto dava uma olhada para um traseiro feminino que passava pela calçada do Bar Azulão, onde nos instalamos para a entrevista. Como a distração estava demorando e ele quase quebrando o pino do pescoço, gritei:

- Êi, Cabrito, vamos continuar?

- Oh! Meu irmão me desculpe. Onde eu estava mesmo?

Não resisti:

- Nas nuvens, ou melhor, nas bundas...

“Continuo casado com Diana até hoje”, remendou. “Será um grande defeito?” Perguntou sorrindo. “Bom, o fato é que voltei para a música depois que os meninos cresceram e criei o personagem Cabrito, o cantor pornofônico. Continuo trabalhando com o personagem que está fazendo um sucesso danado e já tem até fã clube, mas também atuo como diretor de palco. Aliás, faço parte da equipe do MPBeco”, ressaltou.

O compositor

“Já fiz várias músicas que foram gravadas por Khrystal, Geraldo Carvalho, Cida Lobo, Carlinhos Bens e outros, e continuo produzindo freneticamente porque minha mente irrequieta não para de criar. Sou um criador desde que fui criado”, enfatizou.

O personagem 

“Cabrito não sou eu. Criei o personagem a partir de um fato. Vou contar: Eu trabalhava como representante comercial quando numa cidade do estado ouvi uma fita de sacanagem onde um cantor fazia paródias de músicas de Roberto Carlos, Altemar Dutra, Nelson Gonçalves e outros inserindo sacanagens nas letras. Na mesma hora me deu vontade de fazer a mesma coisa porque eu sabia que teria mais capacidade do que aquele cantor fulera” relatou. “Mas, conversando com o maestro Franklin Novais ele me convenceu que seria pouco criativo e até perigoso porque eu poderia ser processado. Na mesma hora me deu a deixa:

- Por que você não compõe música de sacanagem?”

“Então, comecei a compor as pornofônicas e a Franklin Novais a fazer os arranjos”, lembrou. “Uma das primeiras foi sobre o Carnatal, onde a turma faz sexo prá danado. Então compus uma música onde eu dizia que ia plastificar meu pau para ir ao Carnatal”, risos, inclusive dos que assistiam a entrevista. “Rapaz, essa música fez o maior sucesso. Foi tocada em tudo que era canto da cidade”, completou.

Cabrito lembrou que em novembro deverá ser lançado o 1º DVD da Cabritagem. Trata-se de um show gravado na Boate Senzala, na estrada de Ponta Negra. “Não imaginei tanto sucesso e estamos preparando muita sacanagem para o CD deste ano”, informou. “Já vendi mais de 10 mil CDs de Cabrito e os fãs crescem de forma assustadora em todo o Brasil”, exagerou. “Trata-se de uma euforia total. A turma copia e bota os títulos mais escrotos do mundo. Outro dia passei num bar e o cara estava tocando meu CD, cuja capa estava escrita ‘O pior da sacanagem’. Aí eu pensei, assim é sacanagem mesmo”, sorriu.

“Minha mulher não gosto e não escuta, mas respeito o meu trabalho”, disse. “Faço muitos shows. Já vendi numa noite 250 CDs durante um show. Um recorde para Natal pode acreditar”, rogou. “Eu também sou dono da Banda Balalaika Brega Band, para músicas românticas e, claro, bregas. Já participei duas vezes do Projeto Seis e Meia, com casa lotada. Na última vez fiz o show antes de Vando e também recebi várias calcinhas no palco e uma cueca enorme que certo editor de livros, apelidado de Ivan Júnior, jogou do camarote”, gargalhou.

- Ou foi você Leo? Você estava com ele...

- Eu juro que não fui eu.

- Quando você jura...

 Amor e Ódio

“A minhas pornofônicas geram uma relação de amor e ódio. Alguns me amam e outros me detestam”, aquiesceu. “Mas, tudo é apenas uma brincadeira para divertir, nada eu inventei, é tudo conversa do dia a dia”, explicou, lembrando que iria fazer um grande show no lançamento do DVD. “O local será escolhido pelo meu produtor”, disse orgulhoso.

- E o Beco da Lama?

- O Beco da Lama é o meu escritório, minha universidade e minha referência. Foi de lá que me lancei para o mundo, concluiu.


Entrevista publicada na revista O Botequeiro, número 11