O Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde realizará o dia “D” de mobilização da campanha de vacinação antirrábica 2011, neste sábado, 26 de novembro, das 08h00 às 17h00, em todos os bairros de Natal. Serão instalados 181 postos para vacinar os cães e gatos acima de três meses de idade.
Este ano, o CCZ trabalha com a previsão de vacinar no “Dia D”, aproximadamente 70 mil animais, incluindo cães e gatos. Portanto, foram planejadas estratégias para que nessa data a meta de vacinação seja alcançada. Os mais de 600 vacinadores que atuarão na campanha, além de pessoal de apoio, coordenadores, supervisores, motoristas e médicos veterinários foram capacitados sobre a doença, a vacina, a técnica de vacinação e a importância da campanha para a prevenção de casos de raiva humana.
Nos locais onde não será possível a instalação de postos no próximo sábado, como por exemplo: áreas de chácaras, locais de difícil acesso, regiões limítrofes do município, dentre outros, o CCZ já iniciou a vacinação de casa em casa onde, até o dia de ontem, já foram vacinados 5.394 animais, sendo 3.983 cães e 1.411 gatos, na região norte do Natal. Ao final da campanha, em 10 de dezembro, espera-se vacinar 65mil cães, no mínimo, cujo quantitativo refere-se à meta de vacinação antirrábica estabelecida para o município, considerando que corresponde a 80% da população canina mensurada no último censo realizado pelo CCZ ,em abril de 2011 (81.524 cães, aproximadamente).
O coordenador geral da campanha, o Médico Veterinário Diógenes Soares, ressalta a importância da campanha de vacinação como a medida mais eficaz no controle e na prevenção da raiva, principalmente porque, em Natal, este ano já foram confirmados quatro casos de raiva em morcegos.
“Há 27 anos não ocorre óbito por raiva humana no nosso município, graças à população do Natal que leva anualmente seus cães e gatos para vacinação antirrábica. As equipes do CCZ têm envidado todos os esforços para que possamos alcançar a meta de vacinação e continuar evitando casos de raiva nos nossos animais de estimação e, conseqüentemente, na nossa família”, afirma o Coordenador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário