terça-feira, 8 de julho de 2014
Sistema do INSA disponibiliza informações sobre o semiárido
Estudantes, pesquisadores, organizações sociais e a sociedade civil já têm a disposição informações atualizadas sobre a região do semiárido brasileiro. Para isso, basta acessar o Sistema de Gestão da Informação e do Conhecimento do Semiárido Brasileiro (SIGSAB), implantado pelo Instituto Nacional do Semi-Árido – INSA, órgão parceiro da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, por meio de Termo de Cooperação Técnica.
O SIGSAB foi idealizado com o objetivo de reunir e disponibilizar dados e informações econômicas, sociais, ambientais e da infraestrutura instalada na região, bem como divulgar experiências, conhecimentos e estudos como forma de gerar novos conhecimentos no campo da ciência, tecnologia e inovação.
O Sistema permite o acesso de informações precisas sobre o Semiárido que se estende por oito Estado da região Nordeste - Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, e mais o Norte de Minas Gerais, totalizando uma extensão territorial superior a 980 mil km², distribuídos em 1.135 municípios, no qual reside uma população superior a 22 milhões de habitantes.
Segundo o professor da Ufersa, Rafael Batista, esse novo sistema é de grande importância para as pessoas que vivenciam a realidade do semiárido brasileiro. “Muitos órgão trabalham com a coleta dessas informações e algumas vezes estão desencontradas ou inacessíveis à maioria da população. Daí, a importância do Sistema SIGSAB, principalmente, quando se trata de coleta de informações para estudos, pesquisas ou elaboração de projetos”, considera o professor.
O Sistema criado pelo INSA disponibiliza informações sobre o abastecimento de água, a agropecuária, pecuária, bolsa família, população, Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), censo e Produto Interno Bruto (PIB). O sistema foi planejado para operar em plataforma web e o uso de suas ferramentas poderá subsidiar a realização de estudos e pesquisas que poderão contribuir na definição de políticas públicas, investimentos (públicos e privados), planejamentos e no uso sustentável dos recursos naturais.
As informações são disponibilizadas nos sistemas: básico e avançado. O Módulo Básico, de linguagem simples e objetiva, permitirá ao usuário realizar consultas a uma única variável por vez, seja de todos os municípios do Semiárido, de determinados espaços geográficos da região ou através da escolha dos municípios de interesse.
Já o Módulo Avançado utiliza uma linguagem mais técnica permitirá ao usuário realizar consultas mais elaboradas, através da seleção de um conjunto de variáveis, possibilitando o cruzamento entre elas, seja por meio de operadores lógicos ou matemáticos objetivando obter a variável “resultado”, seja dos 1.135 municípios da região semiárida, de determinados espaços geográficos da região ou através da escolha dos municípios de interesse.
Os dados e informações disponibilizados no Sistema de Gestão da Informação e do Conhecimento do Semiárido Brasileiro (SIGSAB) são provenientes do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Agência Nacional de Águas (ANA), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Ministério do Meio Ambiente (MMA), entre outras. Acesse aqui o link do SIGSAB (http://www.insa.gov.br/sigsab)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário