terça-feira, 22 de julho de 2014
Sesap implanta Núcleo de Acesso e Qualidade no Hospital Deoclécio Marques
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) está implantando Núcleos de Acesso e Qualidade (NAQ) em todas as suas unidades de serviços com o objetivo de aprimorar continuamente os processos de trabalho e melhor acolher e assistir aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Uma das primeiras unidades a receber o NAQ será o Hospital Deoclécio Marques de Lucena, em Parnamirim, em solenidade que será realizada às 10h desta terça-feira (22), no auditório da unidade.
Além da entrega do NAQ, acontece também o encerramento das oficinas necessárias à implantação do projeto. São treinamentos semanais que tiveram início em maio deste ano, e contam com a participação de representantes da direção e das coordenações de diversos setores do hospital. Foram ministrados pelos assessores técnicos da Coordenadoria de Operações de Hospitais e Unidades de Referência (Cohur) da Sesap, Denis Job e Alessandra Alves. O projeto de implantação dos NAQ’s também está em andamento nos hospitais Ruy Pereira, Maria Alice Fernandes, Santa Catarina e João Machado.
De acordo com Marcelo Bessa, secretário adjunto da Sesap, o NAQ que está sendo implantado pela Sesap em todas as suas unidades é baseado no modelo desenvolvido pelo Núcleo de Acesso e Qualidade Hospitalar (NAQH) criado pelo SOS Emergência no Hospital Walfredo Gurgel em março de 2013. “Com resultados tão expressivos na forma de administrar os processos de trabalho, e o impacto positivo que tem trazido para melhoria do atendimento ao usuário dos serviços do Walfredo Gurgel resolvemos levar essa estratégia de administração para todos os serviços da Sesap”, destaca.
O Núcleo de Acesso e Qualidade é composto por servidores das unidades e representantes da gestão. A proposta é fugir da metodologia administrativa convencional e adotar o modelo de gestão preconizado pelo Sistema Único de Saúde, baseado na inclusão dos diversos atores, descentralização da gestão, articulação em rede e humanização, resultando em benefícios aos usuários do SUS.
O espaço é inclusivo, de avaliação de questões próprias de cada unidade envolvendo representantes dos mais diversos setores. A atuação dos NAQ’s irá reunir os diversos atores envolvidos na busca, análise e proposição de soluções para os diversos problemas da unidade, estabelecer metodologia de diagnóstico e planejamento, de implantação e análise de indicadores de gestão, apoiar a gestão hospitalar, democratizar as decisões que afetem a unidade e melhorar os indicadores de qualidade, acesso e resolutividade da unidade, entre outros objetivos.
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