segunda-feira, 26 de julho de 2010

AUTO-HEMOTERAPIA? O BEM VAI A JULGAMENTO

Walter Medeiros
Jornalista

O Conselho Federal de Medicina ? CFM marcou para o dia 13 de agosto próximo (2010), a partir das 09h, em sua sede localizada em Brasília, a Audiência Ético-Profissional dos processos em tramitação contra o Dr. Luiz Moura. Naquela ocasião a entidade representativa dos médicos pode cassar o registro profissional do Dr. Luiz Moura, um médico de 85 anos, com 60 anos de exercício digno da medicina.

O médico carioca está sendo alvo do processo ético por ter dado entrevista explicando como funciona a auto-hemoterapia, uma técnica que aumenta a imunidade em quatro vezes, tem custo extremamente baixo e é usada há mais de cem anos para curar ou ajudar na cura de inúmeras doenças. Trata-se de um processo que pode ser estribado em bases falsas, tendo como lastro um parecer incompleto e tendencioso que levou à proibição do uso da técnica pelos médicos brasileiros.

Segundo o advogado Ronaldo Brandão, que deverá acompanhar o Dr. Luiz Moura à audiência, o Processo Ético-Profissional, após tramitar no Conselho Regional de Medicina-RJ, teve uma Audiência suspensa no inicio deste ano para aguardar a juntada de um novo Processo de igual monta, proveniente do Município de Campos - RJ e fazer uma só Audiência. Ao contrário da cassação do Dr. Moura e da proibição, Dr. Ronaldo Brandão defende que a auto-hemoterapia seja liberada, inclusive para uso no Sistema Único de Saúde? SUS.

AFRONTA AO ESTATUTO DO IDOSO

Além de autoritária, a decisão afronta o Estatuto do Idoso em vários dos seus artigos, atentando contra os direitos daquele seu filiado, uma vez que não existe nenhuma lei ou norma proibindo o uso da auto-hemoterapia no Brasil. Segundo a Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003, em seu artigo 10, ?É obrigação do Estado e da sociedade, assegurar à pessoa idosa a liberdade, o respeito e a dignidade, como pessoa humana e sujeito de direitos civis, políticos, individuais e sociais, garantidos na Constituição e nas leis. Especifricamente sobre sobre o direito de opinião, o mesmo artigo afirma, em seu § 1o :? O direito à liberdade compreende, entre outros, os seguintes aspectos: (...) II ? opinião e expressão;?

O mesmo artigo 10, em seu § 3o diz que ?É dever de todos zelar pela dignidade do idoso, colocando-o a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor.?. Todos lembram quão constrangedoras e vexatórias foram as afirmações e acusações do então presidente do Conselho Federal de Medicina, médico Edson Andrade, em entrevista ao FANTÁSTICO do domingo 22.04.2007, quando referiu-se a um colega de profissão de 82 anos, na época, chamando-o com ênfase de ?picareta? e de ?mau caráter?. Era uma reação raivosa à difusão da auto-hemoterapia, feita pelo Doutor Luís Moura, embora não exista nenhuma decisão dos órgãos de classe com o mínimo de solidez condenando-o a nada.

Naquela ocasião foi cometido um crime, conforme vemos no Estatuto do Idoso: ?Art. 105. Exibir ou veicular, por qualquer meio de comunicação, informações ou imagens depreciativas ou injuriosas à pessoa do idoso: Pena ? detenção de 1 (um) a 3 (três) anos e multa.?

4 comentários:

  1. ATO FINAL DO CIRCO

    CFM PRONTO PARA TOMAR O DIPLOMA DO MÉDICO BRASILEIRO

    DR. LUIZ MOURA POR DIVULGAR A AUTO-HEMOTERAPIA

    O dr. Luiz Moura, médico de 85 anos, que exerce a medicina há 60 anos, pode ter seu diploma cassado por ter dado entrevista explicado como funciona a auto-hemoterapia, técnica que aumenta a imunidade do organismo em quatro vezes. O dr. Moura será julgado em processo "Ético-Profissional" no Conselho Federal de Medicina (CFM) do Brasil, em Brasília, no dia 13 de agosto de 2010, com início às 9 horas.

    O dr. Luiz Moura tem conduta profissional é irrepreensível, assinalam muitos dos seus pacientes. Mas o CFM está preparando o ato final do circo criado para a cassação do seu diploma, como asseguram muitos auto-hemoterápicos.

    A audiência seria realizada no início deste ano, mas foi suspensa “para aguardar a juntada de um novo Processo de igual monta, do município de Campos, no Rio de Janeiro, isto com o objetivo de fazer-se uma só audiência”, explica o advogado do dr. Luiz Moura, Ronaldo da Silva Brandão, do Rio de Janeiro.

    Para aplicar a auto-hemoterapia basta uma seringa de aplicar injeção e material de higiene. Os procedimentos para aplicação são extremamente simples. O aumento da imunidade em quatro vezes é obtido em oito horas, e o tratamento cura um sem número de doenças, que vão de simples viroses, a cânceres e doenças degenerativas, como Alzheimer e Parkinson, segundo relatos em fóruns de discussão na internet, reportagens e na literatura médica.

    O CFM diz em parecer solicitado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que não há respaldo científico para a auto-hemoterapia. Diferentemente do que afirma o CFM, em 08/07/2010 http://books.google.com.br/ lista 10.630 livros sobre a técnica em português (auto-hemoterapia), espanhol (autohemoterapia), francês (auto-hémothérapie), inglês (autohemotherapy), alemão (eigenbluttherapie), e italiano (autoemoterapia). Os trabalhos científicos respaldam a técnica e não há referência a efeitos colaterais no emprego da auto-hemoterapia.

    Entre os livros, muitos recentes: “Praxis der Eigenbluttherapie”, de Harald Krebs, 166 páginas, foi publicado em 2007. Já “The Autohemotherapy Reference Manual: The Definitive Guide and Historical Review”, de S. H. Shakman, 200 páginas, foi editado em 1998. A versão em português deste livro foi editada no dia cinco de julho de 2010, e custa 29.95 dólares americanos, na versão impressa, e 9.99 dólares, versão online.

    O CFM decidirá sobre a cassação do registro profissional do dr. Luiz Moura a partir de processo que começou no Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro (Cremerj). Embora tivesse declarado dr. Moura inocente em processo sobre a difusão da auto-hemoterapia em 2006, o Cremerj o condenou em dezembro de 2007. O novo processo foi aberto após a manifestação do CFM à Anvisa. A condenação foi vista como uma forma de intimidar os médicos, para que evitem prescrever o uso da auto-hemoterapia.

    Para condenar o médico, o CREMERJ indeferiu requerimentos para ouvir testemunhos de usuários da auto-hemoterapia. A decisão do CFM pode ser pela cassação definitiva do registro do médico. Esta medida atenderá a parte dos médicos que temem perder clientela com o uso generalizado da auto-hemoterapia e das curas dele decorrentes. Mas beneficiará principalmente os laboratórios farmacêuticos transnacionais, que tem no Brasil grande fonte de lucro.

    Contudo, o advogado Ronaldo Brandão mantém a esperança de que o CFM não casse o diploma do dr. Luiz Moura e, ainda, que “libere o uso da auto-hemoterapia junto ao INSS”. Caso o CFM mantenha a cassação, o médico poderá recorrer à Justiça para manter o direito de exercer a profissão para o qual foi formado e pratica há 60 anos. E para continuar o cumprimento do dever de informar sobre o seu conhecimento científico e o que isto representa para a saúde da pessoa e da coletividade, como é assegurado pela Constituição Federal.

    Ubervalter Coimbra
    60 anos - Vitória - ES

    ResponderExcluir
  2. Dr. Vicente do México escreve para autoridades brasileiras em apoio ao Dr. Luiz Moura

    REPASSADO AO CFM, VICE-PRESIDENCIA DA REPUBLICA, TODOS OS SENADORES, DIVERSAS AUTORIDADES E PESSOAS DA MINHA LISTA DE CONTATO.

    (repassem a todos os seus contatos)

    Estimado Dr. Vicente

    Muchas gracias por tu carta y por su apoyo al Maestro Dr. Luiz Moura.

    Vamos a enviar a las autoridades brasileñas.

    Atentamente
    Saludos de el Brasil
    Marcelo


    EMAIL DO MEXICO:

    En apoyo al Maestro Dr Louis Moura

    Ciudad Juárez, Chihuahua Mexico

    30 do mês de julho de 2010

    Autoridades de Saúde da Região Lords no Brasil

    Externo minha opinião pessoal sobre o uso de

    A auto-hemoterapia.

    Eu sou um médico graduado pela UNAM, em 1966 (General Médico), pós-graduação da UANL (Monterrey Nuevo Leon

    México), como um neurocirurgião, em 1973.

    Médico especialista em Neurocirurgia no IMSS (Institucional

    para o México para a Segurança Social de 15 anos)

    Médico Especialista em Neurologia e Neurocirurgia (Instituto

    tute para os trabalhadores do estado a serviço do ISS, STE)

    há 15 anos.

    Durante os primeiros 20 anos de fazer exercício e da medicina "Universidade" (???)

    E sob nenhuma VER RESULTADOS DE CURA

    Se os pacientes com DA uso de drogas e

    Ou cirurgia. Vi a necessidade de aprender

    Alternativas médicas que eu tenho praticado

    20 anos atrás. E são Terapia Neural, Medicina Dentária

    Neurofocal, Cell Therapy, Autohemotherapy. E eu me lembro perfeitamente bem, eu visitei os funcionários do Ministério do Interior

    (Dez pessoas: local e federal) e veio com

    REMESSA retirar o Certificado Profissional

    E que estas pessoas Uma palavra foi antiético que eles estavam fazendo. E eu respondi: O QUE

    Lidocaína ou procaína injetado é: DROGAS

    Estão dentro da farmacopeia nacional. E

    Lei de Say sendo registrado ao cirurgião MÉDICO

    O Secretário de Saúde, estas drogas podem ser

    RECEITA e / ou utilizados pelo médico.

    Naquele tempo no México que foram perseguidos como criminosos.

    RELATIVAS AO NO MÉXICO auto-hemoterapia PT

    Reconhecidas e práticas em toda a República Mexicana e que infelizmente teve

    DIVULGAÇÃO DO não é suficiente e necessário para fazer

    JUROS aos fabricantes de medicamentos.

    (???) Dizer, mas que HEAL O curso da

    Vida ensinando e vimos o contrário.

    Milhares e milhares de doentes da FORMA

    Contínua e crônica.

    Lembrar de usar a auto-hemoterapia WIDE

    O MUNDO E agora vê no Internet: O

    USO DO plasma rico em plaquetas PRP AS

    Reinjetado em odontologia, traumatologia, neuro

    Cirurgia, cirurgia plástica, oftalmologia. IN E.U.A.

    Alemanha, Inglaterra, França as considerações

    PRIMEIRO MUNDO: USADO HE A auto-hemoterapia

    PELO USO PRP (plasma rico em plaquetas)

    Minha homepage: www.dolorcronicoytratamiento.com

    Atenciosamente Dr Vicente Manuel Chavez Licona

    MÉXICO

    Saludos Buenos Amigos
    --
    Gracias por sus atenciones


    ANEXOS DO EMAIL:

    TRADUCCION AUTORIDADES DE SALUD EN BRAZIL.docx

    El fracaso de las pildoras.jpg

    Os anexos poderão ser vistos em:

    http://autohemoterapiabrasil.ning.com/profiles/blogs/dr-vicente-do-mexico-escreve

    ResponderExcluir
  3. Tradução online via Google:

    http://translate.google.com/#


    Prezada Tanya
    Muito obrigado por sua carta magnífica de apoio do Dr. Luiz Moura.
    Estamos encaminhando para as autoridades no Brasil.
    Saudações do Brasil
    Marcelo


    Tanya carta em apoio do Dr. Luiz Moura

    Para quem isto diz respeito,

    A saudação acima comumente usados deve realmente ler "Por favor, acorde agora, esta diz respeito a todos!". Como praticante profissional de saúde autorizado nos Estados Unidos, fiquei horrorizado quando foi trazido a minha atenção que o CFM pretende revogar a licença médica do Dr. Luiz Moura, simplesmente porque ele tem, fora da compaixão e pura bondade de seu coração, compartilhou seu conhecimento e grande riqueza de experiências sobre o tratamento que a auto-hemoterapia é incrível!

    Auto-hemoterapia tem sido usada em muitos países, há décadas, porque ele tem uma excelente segurança e eficácia. Hoje, ele está sendo usado em muitas formas diferentes, aqui nos Estados Unidos --- novamente, sem nada, mas os resultados estelares! Brasil e o mundo em geral, é extremamente feliz por ter alguém como o Dr. Moura, que tem vasta experiência com esta terapia, tais --- e para isso, ele pode ser "recompensado" por ser destituído de sua licença para praticar medicina? !

    Eu fui introduzido primeiramente à auto-hemoterapia, há vinte anos por um casal de médicos alemães que estavam apresentando as informações em um seminário médico me atendeu. Embora eles descreveram a sua altamente eficaz qualidades de reforço imunológico, não foi até me deparei com muitos vídeos incrivelmente informativo produzido pelo Dr. Moura, que tomou conhecimento de todo o seu alcance e as capacidades --- trata uma multiplicidade de situações graves! Por acaso me deparei com um vídeo com uma imagem de um cavalheiro amável, procurando no You Tube com o título de "Auto-hemoterapia". Eu assisti a primeira partida em cerca de 11:00 e, com grande interesse, eu continuei assistindo um após o outro e eu ainda não havia terminado até muito tempo depois do nascer do sol --- Eu tinha visto cada um na série de mais de 50 e era muito tomado com a informação ea "coração" que foi colocado em produção este incrível!

    Eu respeitosamente sugiro que você faça o mesmo (ver anexo vídeos) como o tempo está se esgotando e que deve haver um grande esforço para inverter a dinâmica que existe actualmente para não estragar só a vida profissional de um homem que tem a capacidade de ajudar a muitos mais pessoas, mas também para destruir a reputação desta terapia e evitar a sua utilização por cada pessoa que opta por utilizá-lo. Por favor, pergunte-se por exemplo está sendo feito isso? Quanto mais se pode pedir de um ser humano? --- Dr. Moura tem compartilhado seu conhecimento de um tratamento praticamente sem custo que tem a capacidade para ajudar cada homem, mulher e criança no planeta.

    Nesta vida, é fácil sentir-se e exercer o poder de alguém por ser destrutivo, é muito mais surpreendente para exercer o poder de alguém por ser construtivo! Por favor, use seu poder para criar a realidade que garante status merecido o Dr. de Moura como uma prática profissional médica e ainda apoia os direitos de todas as pessoas de forma livre e justa auto-hemoterapia acesso.

    Obrigado!

    Tanya Bernard, consultora de nutrição Licenciado, Consultora de Pesquisa Médica, E.U.A.

    Por favor,



    BAIXE P PDF com o conteúdo da carta para enviar a seus contatos.



    http://autohemoterapiabrasil.ning.com/profiles/blogs/carta-de-tanya-bernard-usa-em

    ResponderExcluir
  4. Maria Adelaide Amaral escreve para o Senador Suplicy em apoio ao Doutor Luiz Moura:

    De: Maria Adelaide Amaral
    Enviada em: sexta-feira, 30 de julho de 2010 07:43
    Para: 'eduardo.suplicy@senador.gov.br'
    Assunto: Dr. Luís Moura

    Querido Eduardo, não sei o que você pode fazer, mas faça o que for possível para deter esse ato de crueldade que é cassar o diploma do Dr. Luís Moura, porque ele defende a auto-hemoterapia. Não existe nada, absolutamente nada, que seja prejudicial nesse tratamento. E mesmo os mais céticos dizem que ele é inócuo. Eu mesma, me submeto semanalmente a ele, uma vez que a medicina convencional não conseguiu resolver nem deter meu grave problema de artrose. Desde que aderi a esse tratamento nunca mais tive dores nas mãos, o que não é pouco, pois faço uso delas no meu trabalho. Abração da m.adelaide amaral

    Maria Adelaide Amaral
    www.mariaadelaideamaral.com.br/
    http://www.mariaadelaideamaral.com.br/800/index.htm

    FONTE: Isabel Raposo, editora do Jornal da Serra da Cantareira.

    http://www.jornaldaserra.com.br/

    BAIXE O PDF em:

    http://www.scribd.com/doc/35325654/Auto-hemoterapia-Maria-Adelaide-Amaral-Apoia-Dr-Luiz-Moura

    http://pdfcast.org/pdf/auto-hemoterapia-maria-adelaide-amaral-apoia-doutor-luiz-moura

    http://autohemoterapiabrasil.ning.com/profiles/blogs/maria-adelaide-amaral-escreve

    ResponderExcluir