domingo, 5 de setembro de 2010

Receitas de Mércia Carvalho

Pinguim de geladeira

Continuo em Santa Maria-RS e com frio. Se o nordestino, mesmo com o calor habitual de sua região já gosta de comida forte e fumegante, imagine quando ele está no frio. Nesta terra, onde quando é frio é frio e quando faz calor é igual à Mossoró, (olhe que pelo que dizem o pior já passou). Estou me sentido um pinguim de geladeira, querendo alguma coisa que me dê “sustança” e traga de volta o calor da minha terra, pelo menos no estômago.
Lembrei-me de Lídia, uma amiga querida residente em Brasília, casada com um nordestino como eu, que para “nordestinizar” a sua rabada, onde o agrião era só o disfarce para não sair do tradicional, acrescentava milho verde, alimento que depois da farinha de mandioca é a base alimentar de todo nordestino, para satisfação do maridão e seus convidados, adeptos de todas as “ADAS” que o cardápio nordestino pode nos oferecer: Rabada, buchada, panelada, feijoada, peixada, vaca atolada, galinhada... E até macarronada!
Nos nossos almoços semanais havia sempre uma “ADA” a ser devorada, muito bem acompanhada de uma cerveja gelada, que ninguém é de ferro, para esquentar o corpo, alimentar a alma e matar as saudades da nossa terra natal. Eis uma delas:



RABADA COM MILHO VERDE E AGRIÃO

Ingredientes

1 rabo de boi limpo e cortado em pedaços
3 colheres de azeite ou óleo
4 dentes de alho esmagados
2 cebolas grandes raladas
2 folhas de louro
4 tomates picados
1/2 xícara de cebolinha picada
2 ramos de hortelã picados
3 colheres de sopa de extrato de tomates
1 1/2 litro de caldo de carne fervente
200ml de vinho tinto
3 espigadas de milho verde, limpas e lavadas, cortadas em rodelas.
1 maço de agrião limpo, lavado e escorrido.
Sal e pimenta a gosto

Modo de fazer

Escolha um rabo de boi que não seja muito gordo, limpe-o para retirar o excesso de sebo e gordura. Corte-o pelas juntas (tem locais em que se encontra já cortado). Lave-o em água com o caldo de 1 limão ou 2 colheres de vinagre.
Faça um vinha-d’alho com o vinho com uma cebola ralada, 2 dentes de alho amassados, o louro, a cebolinha, o hortelã, sal e pimenta a gosto. Deixe a rabada de molho marinando de um dia para o outro.
Numa panela de pressão aqueça o azeite e refogue o restante do alho e da cebola, os tomates picados e o extrato de tomate. Vá acrescentando, aos poucos, a rabada e o restante dos ingredientes que estavam em repouso, até ficarem dourados.
Coloque as espigadas de milho cortadas e acrescente o caldo de carne fervente
Feche a panela e quando levantar pressão baixe o fogo e conte 30 minutos.
Retire do fogo, resfrie a panela. Abra-a e leve-a novamente ao fogo, sem pressão, pelo tempo necessário, para o molho encorpe e a carne ficar na textura ideal, macia e soltando dos ossos, verifique o sal e a pimenta, acrescente o agrião e desligue o fogo.
Sirva com arroz branco e pirão batido.

Até domingo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário