sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Faern pede mais segurança para o campo à cúpula da segurança pública

Nesta quinta-feira (10), questões como o aumento significativo da violência nas cidades do interior, a disparada do consumo de drogas e os roubos em propriedades rurais foram os temas da conversa entre o secretário da Segurança Pública do Rio Grande do Norte, Aldair da Rocha, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte (Faern), José Álvares Vieira e da Anorc, Marcos Teixeira, na sede da Secretaria da Segurança, em Natal.


Acompanhado do subsecretário de Defesa Social, José Airton Ferraz, do comandante geral da Polícia Militar, Francisco Canindé de Araújo e do comandante do Policiamento do Interior (CPI), Francisco Reinaldo de Lima, o secretário Aldair ouviu do representante dos produtores rurais o pedido de uma maior participação das forças policiais no campo potiguar e prometeu formalizar parcerias e novos projetos para o interior. “Acredito que poderemos ampliar o programa Sertão Seguro e formar também uma grande central de informações com o apoio da federação e dos sindicatos filiados”, ressaltou Rocha.

De acordo com presidente da Federação da Agricultura, José Vieira, essa formalização de parceria com o governo poderá ajudar a diminuir os números da violência no RN. “Será a nossa colaboração com a polícia e com a segurança das pequenas cidades. Com a junção de forças, poderemos fornecer aos policiais informações preciosas como a localização de esconderijos de bandidos. Um exemplo: quando o produtor rural notar qualquer movimentação estranha na sua região, poderá entrar em contato com a Polícia por um número próprio, como por exemplo, um 0800, e relatar o que viu”, explicou José Vieira.

Seminário em dezembro

O representante do setor agropecuário propôs aos membros da cúpula da segurança a elaboração de um seminário voltado exclusivamente para estudar e definir os melhores pontos para uma futura ação policial nas cidades do interior. “A Federação da Agricultura deseja encampar novamente a bandeira da segurança rural. Para tanto, contamos com a colaboração das forças policiais do Estado e com o empenho do secretário Aldair. Tenho certeza que com essa união, conseguiremos formular um bom plano para ser posto em prática no campo potiguar”, informou o presidente da Faern, José Vieira.

Durante a reunião, ficou pré-agendado o dia 06 de dezembro como a data do seminário sobre segurança pública rural. O local do encontro ainda será escolhido pelos organizadores. “Definiremos a data e o local do seminário nos próximos dias, mas acredito que será no dia 6 de dezembro mesmo. Com a data definida, poderemos convidar os representantes do setor rural e das forças policiais para esse importante debate”, finalizou José Vieira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário