segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Prefeitura de Ipanguaçu realiza a campanha de combate à hipertensão

Nesta terça-feira (22) a prefeitura de Ipanguaçu realiza uma campanha de combate à hipertensão arterial denorminada “Ipanguaçu no combate a hipertensão - eu sou 12 por 8”. Além de receber atendimentos via Secretaria de Saúde, a população poderá participar de debates, palestras e terá à disposição diversos outros serviços. As atividades serão desenvolvidas no Centro de Saúde Tiburcio Freire da Silveira, a partir das 07h30, no centro da cidade.

A hipertensão arterial é o principal fator de risco para a doença cardiovascular, principal causa de morte no Brasil. Em Ipanguaçu, dados revelam que mais de 777 pessoas tem problemas com a hipertensão arterial, pessoas essas que são acompanhadas por equipes medicas do município. A campanha vai alertar os ipanguaçuenses acerca dos perigos da hipertensão arterial e de seus efeitos negativos sobre o coração, cérebro e rins.




“Nosso principal objetivo com essa campanha é fortalecer o atendimento e o trabalho de prevenção, controle e combate à hipertensão arterial, de forma que possamos sensibilizar a população quanto aos cuidados com a saúde e, consequentemente, possibilitar o tratamento para os casos detectados”, explica a coordenadora e Assistente Social do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Valéria Faustino.



A coordenadora adianta os temas das palestras a serem ministrados na ocasião: Hipertensão arterial; As reações adversas dos medicamentos; Dieta saudável para a hipertensão e Atividade física no combate à hipertensão. “Também avaliações havérá aferição de pressão arterial, avaliação de cardiologista, eletrocardiograma e ecocardiograma, entre outras ações”, enumera Valéria.



Hipertensão arterial – ou pressão alta – ocorre quando a pressão que o sangue exerce nas paredes das artérias para se movimentar se dá acima do normal, sendo rotineiramente maior ou igual à 14 x 9. Se não tratada, a pressão alta pode provocar derrames cerebrais, doenças do coração – como o infarto, insuficiência cardíaca (aumento do coração) e angina (dor no peito), insuficiência renal ou paralisação dos rins. Também podem ocorrer alterações na visão, levando à cegueira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário