O Ministério da Saúde (MS) irá repassar para 33 municípios definidos como prioritários do Rio Grande do Norte um incentivo de R$ 1,7 milhão para a qualificação das ações de prevenção e controle da dengue, bem como de assistência aos pacientes, conforme publicado na Portaria Nº 2.557, de 28 de outubro de 2011. Para receber os recursos, os gestores precisam apresentar ao MS, até 15 de dezembro, um plano de contingência, detalhando as ações a serem desenvolvidas.
Antes de serem encaminhadas ao Ministério, as ações deverão ser aprovadas pela Comissão Intergestores Bipartite, instância de pactuação entre gestores municipais e estadual. Para prestar apoio na elaboração desse plano, seguindo os padrões encaminhados pelo MS, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio das subcoordenadorias de Vigilância Epidemiológica e Vigilância Ambiental, realizou visitas técnicas aos municípios escolhidos.
Segundo a subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesap, Juliana Araújo, esse incentivo possibilitará ações para impactar na redução dos casos de dengue previstos para o próximo ano, devido à reintrodução do sorotipo 4 e à recirculação do sorotipo 1 do vírus. “Por isso, é importante que os municípios se empenhem na estruturação desse plano, divulgando-o, inclusive, para a população local”, falou a subcoordenadora.
Serviço:
Municípios prioritários:
Açu
Apodi
Bento Fernandes
Brejinho
Caicó
Campo Redondo
Carnaúba dos Dantas
Ceará-Mirim
Cruzeta
Currais Novos
Extremoz
Florânia
Guamaré
Jaçanã
Jardim do Seridó
João Câmara
Lagoa de Velhos
Lajes Pintadas
Macaíba
Macau
Mossoró
Natal
Parelhas
Parnamirim
Pau dos Ferros
Santa Cruz
Santana do Seridó
São Bento do Trairí
São Gonçalo do Amarante
São José de Mipibu
Sítio Novo
Ta i p u
Tenente Laurentino Cruz
Nenhum comentário:
Postar um comentário