Para manter a saúde no verão, as pessoas devem tomar cuidados específicos quanto à nutrição. O principal deles se refere à necessidade de uma ingestão maior de água própria para o consumo – mineral, filtrada ou fervida –, já que nesse período do ano, o calor leva as pessoas a suar mais, podendo ocasionar desidratação.
Segundo a nutricionista do Grupo Auxiliar da Saúde da Criança e do Adolescente da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), Érika Melo, a água tem a função de manter a temperatura corporal, lubrificar as articulações, transportar nutrientes na digestão e manter a contração cardíaca e muscular.
Além da água, explicou a nutricionista, é recomendável intensificar a ingestão de outros líquidos, como sucos, chás, leite e iogurte. Merecem destaque os benefícios da água de coco, que possui grande quantidade de eletrólitos (potássio, sódio e cloreto), que servem para repor os sais minerais eliminados pelo suor. Esses eletrólitos são essenciais para evitar a fadiga física e mental, possibilitando ao organismo funcionar de forma adequada.
Também é importante o consumo de alimentos ricos em líquidos, como frutas – com ênfase na melancia, melão, ameixa e maçã –, sopas, caldos e picolés à base de frutas. Além disso, de acordo com Érika Melo, devem ser feitas refeições leves, dando-se preferência à saladas – sobretudo às cozidas, que contêm mais líquido –, queijos brancos, leites e derivados desnatados, massas integrais e carnes magras e brancas, sem pele e sem couro.
É recomendável evitar alimentos gordurosos, que requerem mais líquido no processo digestivo, como chocolate, croissant e frituras, a exemplo de hambúrguer, batata frita e churros. Além disso, a nutricionista chamou a atenção para o cuidado com o tipo de carne ingerido em churrascos, que costumam ser realizados com mais freqüência nesse período do ano. Carnes gordurosas como picanha, cupim, lingüiça calabresa e coração de galinha devem ser evitadas, dando-se preferência a frango sem pele e peixes. Além disso, é preciso evitar bebidas alcoólicas, principalmente durante o dia, para prevenir a desidratação.
Outro alerta da nutricionista foi para a importância de se manter a disciplina e um fracionamento alimentar, realizando-se de cinco a seis refeições por dia. “Tomando esses cuidados, as pessoas irão manter sua saúde e terão mais disposição para aproveitar o verão”, afirmou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário