A Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte (OSRN) e o Coral Canto do Povo realizarão o seu segundo concerto oficial da temporada de 2012, no Teatro Alberto Maranhão, no dia 29/05. A apresentação terá início às 20, com entrada gratuita, trazendo como regente convidado dessa edição o renomado maestro Emanuel Martinez, apresentando no programa clássicos de W. Amadeus Mozart (1756-1791). E, no dia 30/05, às 09h, Martinez fará o concerto didático para as escolas.
A apresentação se dividirá em três atos, orquestrando trechos de grandes peças de Mozart. A introdução será feita com a Abertura da Ópera Flauta Mágica, que mostra a filosofia do Iluminismo , trazendo fortes traços dos conceitos de liberdade, igualdade e fraternidade da Revolução Francesa. O segundo ato, com participação do Coral Canto do Povo regido por Janilson Batista, apresentará a Missa em Dó Maior (Coroação), que se imagina que Mozart a criou em alusão a uma imagem da virgem conservada num santuário nas redondezas de Salzburg (Áustria), a "Maria am Plaine", cuja coroação acontecera em 1751, e era comemorada com muita pompa a cada ano; tendo um estrutura fragmentada entre o canto gregoriano e a música litúrgica da Renascença. E, por fim, a OSRN apresentará a Sinfonia nº 41 em Dó Maior (Júpiter), que mudou os rumos da direção de música do futuro, homenageando o deus romano, Mozart criou cinco melodias e simultaneamente desempenhou-as em uma variedade de combinações e permutações, até então nunca vistas.
O maestro convidado a assumir as batutas desse segundo concerto oficial é o paranaense Emanuel Martinez, que no seu extenso currículo reconhecido nacionalmente traz diversas audições internacionais e vem atuado à frente de diversos coros e orquestras tanto no Brasil como no exterior, destacando a Orquestra Sinfônica do Paraná, Orquestra Sinfônica de Londrina, Orquestra Sinfônica de Goiás, Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Orquestra Sinfônica do Estado de SP, Orquestra Sinfônica do Festival de Campos do Jordão, Orquestra Sinfônica da Oficina de Música de Curitiba, Camerata Antiqua de Curitiba, Orquestra Sinfônica do Festival de Música de SC, além de outras atuações na França, Portugal, Espanha e Japão. E, Paralelamente à atividade de maestro, desenvolve atividades didáticas como professor de regência junto a prefeituras, Estados da União, escolas de música, universidades, cursos, seminários e festivais de música.
Nenhum comentário:
Postar um comentário