terça-feira, 13 de abril de 2010

MAVERICK


Dinossauro 4x4

Roberto Guedes

Vez por outra, inspirando-se em visões de máquinas da segunda guerra mundial ou do Jeepers, o automóvel conversível com frente de Rural que a Willys lançou no final dos anos quarentas, alguns aficcionados por atividades fora de estrada se perguntam sobre se houve e como seria este ou aquele veículo numa versão “off road”. É o caso do Ford Maverick, que fez muito sucesso nos anos setenta e depois entrou em declínio por ser beberrão. A montadora nunca ousou, mas nos anos oitenta um maverickeiro criativo desenvolveu um veículo híbrido fora dos padrões então conhecidos. Ele montou um Maverick com motor Opala 4.100, suspensão e câmbio da Rural Willys e tração nas quatro rodas, conseguindo homologá-lo no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). O feito é de Claudiney Armelim, que já havia adaptado um motor Opala de quatro cilindros e câmbio de F350 num Ford Galaxie e transformado um Dodge Dart numa picape. Ninguém sabe o que é feito hoje dessas máquinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário