quinta-feira, 15 de abril de 2010
SAÚDE
Leishmaniose e esquistossomose: Prefeitura de Extremoz promove capacitação para profissionais de saúde
As endemias se configuram na atualidade como um grave problema de saúde pública no mundo
A Prefeitura de Extremoz, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu na manhã desta quinta-feira, 15, a 1ª Capacitação para Profissionais da Saúde no controle da Leishmaniose Visceral e Esquistossomose. O evento ocorreu no Centro de Eventos Marista. Cerca de 50 profissionais participaram do Encontro.
A programação esteve voltada para apresentação de palestras com os temas “Leishmaniose Visceral humana“, “Situação Epidemiológica no Mundo, no Brasil e em Extremoz e a Esquistossomose” .
Ministraram as palestras a coordenadora de epidemiologia, Simone Cunha, a coordenadora Estadual da Funasa, Iraci Duarte de Lima, o médico infectologista, Kléber Luiz e o gerente do Programa de Esquistossomose da Secretaria Estadual de Saúde Pública, Leilo Sá, além do médico clínico Alexandre Pelágio.
Prevenção
A secretária de Saúde, Walmira Guedes, informou que o objetivo é capacitar os profissionais de saúde para atuar nas ações de promoção e prevenção do controle da leishmaniose visceral e esquistossomose. Há quatro anos, esse trabalho de vigilância estava sem funcionar no nosso município. Nas primeiras semanas de atuação da nossa equipa de vigilância sanitária, 18 casos de calazar já foram detectados no município, afirmou Walmira. Isso é muito sério, por isso partimos para a capacitação dos nossos profissionais para atuar nessas áreas. O nosso foco é garantir o atendimento a prevenção e à proteção à saúde, completou.
Contexto
As endemias se configuram na atualidade como um grave problema de saúde pública no mundo. No que se refere a leishmaniose visceral humana e Esquistossomose, no Brasil, a maior ocorrência em número de casos se dá no Nordeste, onde a situação é preocupante no Rio Grande do Norte tendo em vista a dispersão da doença e a alta incidência de letalidade.
Com Gilmara Costa
Foto: Walmira Guedes/crédito: Canindé Santos
Assinar:
Postar comentários (Atom)
seu blog está internacional,tio.
ResponderExcluirOs alunos de medicina acessam,noticia importante demais pra mim,apresento amanha um seminario sobre leishmaniose visceral.Bjos
Louise