sábado, 30 de abril de 2011

ATALHOS


Na quietude

Angústia domina o peito

Aperta até recolher o corpo

Desconforto que revira do avesso

E ainda olho o céu procurando anjos

E a lama que a chuva traz até meus pés

Imagino correr até o mar

Em cima do altar

Desafiar

E no seu vai e vem

Eu vou

Lentamente mergulhando

Submergindo a dor

Arrastão de melodias

Repouso do amor.

 
Yasmine Lemos
30/04/2011

Tudo Diferente : Maria Gadu

Secretaria da Infraestrutura faz vistoria no Estádio Juvenal Lamartine

O Estádio Juvenal Lamartine foi vistoriado na manhã desta sexta-feira pela secretária de Estado da Infraestrutura – SIN, Kátia Pinto, que esteve no local acompanhada por técnicos da Secretaria. A visita ficou agendada após reunião entre a governadora Rosalba Ciarlini, secretários de Estado e representantes de federações e times de futebol do Rio Grande do Norte, realizada na última quarta-feira (27).

O carro mais barato do Brasil

Compacto oferece ar-condicionado, direção hidráulica, trio elétrico, ABS e airbag duplo por R$ 23 mil
Texto: Rodrigo Ribeiro
Chery QQ chega ao Brasil com status de mais barato do País
Ar-condicionado, trio elétrico, direção hidráulica, ABS e airbag duplo de série. Requisitos mínimos em um sedã médio, esses itens agora fazem parte do “carro da nova classe média”, como a própria Chery define o QQ, subcompacto que chega aos 74 concessionários da marca no final deste mês com o status de carro mais barato do Brasil. Com motor 1,1l de 68 cv e custando R$ 22.990, o QQ tem no preço seu maior mérito.

Mas não é só na etiqueta que o QQ (pronuncia-se Que-quê) chama a atenção. Seu desenho repleto de formas arredondadas se assemelha a personagens de desenhos japoneses. Não à toa, seu nome em chinês significa “fofo” e “delicado”. E após a curta avaliação realizada na zona sul do Rio de Janeiro, o WebMotors pode afirmar com certeza: as duas definições são perfeitas para definir o modelo.

Prefeitura inicia limpeza do leito do Rio Pataxó em trecho liberado ontem pelo Idema

Cidade vive Estado de Emergência. Mais de 60 famílias foram desabrigadas e treze comunidades rurais estão isoladas.

A prefeitura do município de Ipanguaçu iniciou na manhã de hoje a limpeza do leito do Rio Pataxó, no trecho localizado na propriedade da empresa Finobrasa Agroindustrial SA. Duas máquinas (PC 320) estão no local removendo a vegetação. Desde 2009 que o prefeito Leonardo Oliveira tentava obter junto ao governo do Estado a permissão necessária para realizar esta operação, já que a área é de preservação ambiental. No entanto, apenas na tarde de ontem (28), o Idema enviou ofício com a autorização, em caráter emergencial.

Deputado e senador receberam membros do movimento “Combustível Mais Barato Já”

O deputado federal Felipe Maia e o senador José Agripino (DEM) tiveram um encontro na sexta-feira (29), com representantes do movimento “Combustível Mais Barato Já” - que reivindica a redução do preço dos combustíveis praticados pelos postos do Rio Grande do Norte.

Na ocasião, o senador José Agripino e o deputado Felipe Maia garantiram o apoio a causa e pediram ao grupo que o tema fosse levado aos demais parlamentares da bancada federal. “Somos a favor da sociedade, e por isso é preciso fazer um movimento suprapartidário e apolítico. É juntando nossas forças que poderemos discutir o problema com os seus responsáveis para conseguirmos encontrar uma solução em que a população não seja prejudicada”, afirmou Felipe Maia.

Todo itinerário tem seu semelhante

Helmut e LeoSodré
numa tarde boemia
no Beco da Lama
Fernando Mousinho
Sociólogo

As nações não têm grandes homens senão contra a vontade delas – assim como as famílias.                      -  Charles Baudelaire

Numa tarde de um dia chuvoso, no coração do bairro do Alecrim, o comércio funcionava normalmente. No Café e Lanchonete Quitandinha, o entra e sai de sempre. Entre um cafezinho e outro, muita conversa fiada sobre futebol, política e mulher -- a dos outros, preferencialmente. Vez por outra chegava um cabeçeiro querendo tomar uma. A farmácia Dutra, de ´seu` Celso Dutra, “o médico do Alecrim”, coalhada de gente. Como sempre.
Ali bem próximo, em frente ao Cinema São Luis, pra cima e pra baixo entre os quiosques do canteiro central da rua, circulava um jovem alto, um galego de olhos claros e rosto afilado. Um tipo insuspeito, pois morava a poucos passos dali. Trajava um sobretudo escuro e um chapéu. Debaixo do braço, um grande embrulho.
Apesar da chuva que caía, eram muitos os amantes da sétima arte que acorriam ao São Luis, famoso pela exibição de películas de faroeste.
No horário do início da sessão, o jovem começou a desembrulhar o pacote, que continha uns seis a oito foguetões. Acendeu um charuto, deu as baforadas necessárias para abrasá-lo, tomou posição firme e concentração de artilheiro. Mirou o alvo, o interior do cinema. Tudo pronto, meteu o charuto no fundo da taboca do foguetão, que partiu feito um raio na direção designada. A operação não foi exitosa, mas o estampido em quatro tempos produzido pelo artefato foi suficiente para provocar alvoroço entre os presentes.
Apesar do insucesso, sem denotar frustração o jovem retomou sua marcha, pra lá e pra cá. Desfilava protegendo por sob o sobretudo o seu aparato bélico de marca indefectível (“Caramuru, que não dá chabú”) e que traz a cabeça do índio como garantia. Solenemente, com um sorriso no canto da boca, parava aqui e acolá e degustava saborosas baforadas do Cohiba. De quando em vez, retomava a operação. Enquanto isso, a gente paralisada de pânico, sem nada entender, perguntava quem ele era, qual a motivação daquela loucura que subvertia a ordem pública estabelecida.
Só não virou caso de polícia devido à chegada de um cunhado, João Mousinho, o qual, chamado às pressas, interrompeu a ação do franco atirador, desmantelou a aparato bélico e restabeleceu a tranquilidade. Foi a única pessoa que José Helmut atendeu, e o fez de pronto.
O episódio nos foi narrado por Zito Mousinho, observador ocular do fato.
Ainda assim, ficou a dúvida no ar. Seria ele louco, subversivo, fora da lei? Anarquista? Ou comunista? Disso na família já havia exemplo.
Helmut era avesso aos clichês, aos ordenamentos e padrões sociais pré-estabelecidos. Sem apego materiais, despreocupava-se até mesmo do próprio corpo para cuidar do seu mundo interior e assim dar vazão a sua liberdade. Não estava nem ai para a ordem estabelecida, para a qual cagava e andava. Queria transgredir e libertar-se dos limites impostos a priori.
Não é um destino exclusivo, muito menos solitário. Não foram poucos os que cruzaram esse itinerário, o da liberdade a todo preço, de Sócrates, o Filósofo das Ruas, a Giordano Bruno, Galileu e Leonardo Boff.
De personalidade forte e contundente conviveu pouco tempo com a escola e o trabalho regular; cedo ganhou o mundo. Circunspecto e contemplativo, nunca foi, porém, amargo. Autodidata eclético, conhecia vários idiomas e discorria sobre temas diversos e complexos. Andarilho dos bairros mundanos de Natal, recitava de cor e salteado trechos d´Os Sertões de e d´ Os Lusíadas.
No DVD “Helmut no Sebo e no Beco”, produzido pela Capitão Gancho Áudio-Visuais, uma série de entrevistas organizada e dirigida pelo irrequieto e dedicado pesquisador  da cultura popular, o companheiro Tertuliano Aires, ele aborda temas no campo da religião, política, folclore, economia, filosofia, antropologia e história. Cita Marx, Homero, Freud, Platão e Einstein.  Uma “colcha de retalhos”, no dizer dele próprio.
Seu ofício não foi outro senão coisar sobre esse mundo estereotipado, fosse na filosofia, poesia ou artes plásticas. Des-hierarquizar o mundo, dotando-o de uma nova ordem, libertária, socialmente justa e livremente aceita. Um mundo tolerante e sem preconceitos. Pois o “preconceito é um entrave ao desenvolvimento social e psíquico do indivíduo”, arrematava José Helmut.

Brasília, 18 de abril de 2011

Boletim ONG Baobá

Caros amigos,
“Quando apreciamos a raridade do nosso nascimento humano precioso e a oportunidade que ele nos oferece, começamos a entender que não devemos desperdiçá-lo mas, sim, devemos preencher seu propósito mais profundo – revelar a essência da nossa existência, a verdadeira natureza da mente”. Do livro Portões da Prática Budista de Chagdud Tulku Rinpoche.
Agradecimento
As manifestações de apoio ao nosso discurso como também do ambientalista Rogério Câmara, na Assembléia Legislativa, dia 26 de abril, sobre a passagem dos 25 anos do acidente de Chernobyl. (vejam fotos)
Audiência
Confesso que fiquei muito feliz, na audiência pública promovida pelo Deputado Hermano Morais no qual foi discutido a Violência X Modernidade, e vi depoimentos de várias entidades que trabalham em prol de uma sociedade que atende e prega a certeza de um futuro com dignidade para os jovens. (fotos em anexo)
Mãos de Césio
O jornal O Globo e o Jornal do Brasil, publicam reportagem completa sobre a exposição fotográfica do acidente com o césio 137, em Goiânia, que antecede a abertura do 1º Festival Internacional de Filmes sobre energia nuclear, confira nos endereço abaixo:
http://oglobo.globo.com/ciencia/mat/2011/04/27/rio-de-janeiro-vai-sediar-exposicao-que-lembra-acidente-com-cesio-137-924330121.asp
http://www.jb.com.br/cultura/noticias/2011/04/29/exposicao-sobre-maior-acidente-nuclear-do-brasil-abre-neste-domingo/
Serviço
Exposição fotográfica Mãos de Césio
Onde: Centro Cultural Laurinda Santos Lobo
Rua Monte Alegre, 306 – Santa Teresa – Rio de Janeiro
Data: 01 a 29 de maio
Horário: 10 às 20h
A Fala do Cacique
Um dos filmes do 1º Festival Internacional de Filmes sobre energia Nuclear que será exibido no dia 26 de maio, no Rio de Janeiro. O Cacique Verá Mirim, 94 anos, da Aldeia Guarani Mbya, situada à 20 Km das usinas nucleares Angra 1, 2 e 3. Fala sobre o desequilíbrio ambiental da atualidade, ele faz revelações proféticas sobre o mundo nuclear. Brasil, 2008, 20 min, Dir. Norbert G. Suchanek & Márcia Gomes de Oliveira.
Visite http://www.uraniumfilmfestival.org/
O Guarani Mbyá
É um povo nômade que habita toda a costa sul e sudeste do Brasil. Atualmente há cinco aldeias Guarani Mbyá no Rio de Janeiro, todas elas próximas às usinas nucleares. É o único povo indígena sobrevivente ao processo de ocupação do litoral do Rio de Janeiro.
Banda Sinfônica
Apresentação neste domingo, 1º de maio, no Parque das Dunas, às 16:30h.
E-mails recebidos
Caro Haroldo,
Tenho acompanhado, através dos e-mail's enviados, as inúmeras ações desenvolvidas pela ONG Baobá.
Aproveito a oportunidade para elogiar e parabenizar esse excelente trabalho. São ações mobilizadoras que provocam uma reflexão sobre o impacto causado, durante a nossa passagem pelo planeta Terra. Nessa condição de viajantes, devemos sim nos importar com o que deixamos para trás.
Então, enquanto coordenador do evento Ação Global, um evento que mobiliza milhares de pessoas e oferece a oportunidade de uma melhoria na condição de vida, através da oferta de serviços de saúde, cultura, esporte, lazer, educação e cidadania, gostaria de propor um momento para discutirmos uma forma de participação da ONG Baobá nesse evento.
Ao dispor,
Marcelo Dantas Nepomuceno
.......................................
Que legal Haroldo, gostaria muito de poder participar... quem sabe numa próxima. Abraços e boa sorte!
Cynthia Camargo
Jornalista e empreendedora social
.......................................
Haroldo, recebi esse e-mail de um amigo e repasso para você.
Olá Ronaldo, tudo bem com você!
DIA  08/05/2011 às 16:00h
APRESENTAÇÃO DA BANDA ATMADAS MANTRAS
LOCAL ANFITEATRO DO PARQUE DAS DUNAS
COMPONENTES DA BANDA:
ALEXANDRE ATMARAMA - VOZ VIOLÃO E SITAR
CARLOS ZENS -  SAX  E FLAUTA
NITAYCHAND  -  TECLADOS
JOAO PAULO  - VOZ   VIOLÃO E GUITARRA
CASSIO LUIZ  - VOZ  VIOLÃO
JOHN FYDIA  E MARINA CHUVA   -   PERCUSSÃO
AGUARDO SUA PRESENÇA, LEVE AMIGOS!
..................
Beleza Haroldo! Recife pode aprender muito com vocês.
Mande fotos deste trem e dos casarios, engenhos etc!!!
Abraços,
Fernando Wucherpfennig
.......................
Gostei da iniciativa, mas não gostei do nome do Projeto, muito americanizado. Poderia ser Ciclotrem ou Bicitrem, ou ainda Biciclotrem, entre outras, mas aquela não ficou bem na fita.
Pedro Junior
Geógrafo - Mestrando em Engenharia Sanitária e Ambiental
.....................
Grande Haroldo, excelente projeto.
Abraço,
Marco Aurélio
..................
Olá! Haroldo, me chamo Pedro Paulo, sempre leio os e-mails que você manda sobre a Ong Baobá e outros e-mails referentes a natureza. Acho muito legal ver como você se importa com a natureza e como tenta sempre mover as pessoas nesta mesma direção.
Atualmente tenho uma coluna de Psicologia (sou estudante de Psicologia) em um jornal on-line da cidade e achei que seria muito interessante ter alguém como você no jornal.
Não faço parte da direção do jornal, mas tendo em vista que é um jornal recente e que está em formação e que está a procura de novos membros acho que você poderia facilmente conseguir uma coluna para falar sobre natureza.
site do jornal: http://www.diariopotiguar.com.br/
e-mail do jornal: diariopotiguar@yahoo.com.br
Acesse minha coluna de Psicologia
Atenciosamente,
Pedro Paulo
................................

Atenciosamente,
Haroldo Mota
(84)9927.6555/8815.2289

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Becopress

No alpendre da Aliança Francesa os amigos de Yasmine Lemos se confraternizam com ela. Da esquerda para a direita, o publicitário e jornalista João Maria Medeiros, a psicóloga Kátia Nogueira, o gráfico Ivan Júnior (esposo de Yasmine), Yasmine Lemos, Mércia Carvalho, Leonardo Sodré, Cristiane Rodrigues e Eugênio Pereira (Meio Quilo)
Poesia e música de qualidade no Sarau da Aliança

O Sarau mensal da Aliança Francesa, que ocorreu nesta quarta-feira, 27, homenageou a poeta Yasmine Lemos e contou com a participação musical de Diogo Guanabara que ao lado das poesias de Yasmine encantou o público, que lotou o auditório da Aliança.

O mestre de cerimônia foi o ator Rodrigo Bico, que presenteou Yasmine com uma placa onde estava escrito um dos títulos de suas poesias: “Irreversíveis Sentimentos”. "Vou colocar essa placa em lugar de destaque lá em casa", disse Yasmine, emocionada com a homenagem.

Participaram também vários poetas que recitaram poesias da homenageada, de outros poetas potiguares e poesias em francês por alunos e professores da Aliança Francesa.

O Sarau da Aliança está cada vez mais se fixando no calendário cultural da cidade. Trata-se de um evento gratuito, simples e grande alcance cultural, considerando a diversidade de pessoas que participam e pela democraticidade que se impõe, acatando a participação de todos.

Eólica
O deputado Ezequiel Ferreira-PTB fez um pronunciamento na sessão plenária desta quinta feira, dia 28, para destacar a importância da energia eólica para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte. As vantagens para o estado são a redução à dependência energética do exterior e adaptação ao protocolo de Quioto. A previsão para 2013 é da instalação de 72 usinas eólicas no Rio Grande do Norte.

Endemias
Entre as ações que visam o combate à dengue, a prefeita do Natal, Micarla de Sousa, sancionou a Lei 6.232, de 26 de abril, que dispõe sobre a ação fiscalizatória do município em relação à prevenção e o combate às endemias, que envolve o ingresso de agentes endêmicos nos imóveis da capital.

Urgência
A urgência do Hospital Infantil Maria Alice Fernandes, em Natal (RN), deverá voltar o funcionar por volta do dia 12 de maio, de acordo com o diretor geral da unidade, Wilson Cleto. Ele se reúne nesta sexta-feira (29) o secretário Estadual de Saúde, Domicio Arruda, para apresentar a proposta de reabertura. Serão nomeados sete pediatras.

Refugiados
Uma parceria inédita entre a Cáritas Arquidiocesana do Rio de Janeiro e uma empresa multinacional de logística promove a entrada de refugiados no mercado de trabalho. Desde que o acordo foi formalizado, em maio de 2010, sete pessoas já foram empregadas pela empresa ID Logistics, especializada em serviços de armazenagem e transporte.

Socorro!
São José de Mipibu está pedindo providências para o aumento do efetivo policial. Hoje, para uma população de quase 50 mil habitantes, o município conta com quatro policiais de serviço por dia.

Briga
Repercute na mídia e no Twitter a sessão de socos e pontapés entre o ex-vereador e presidente da Câmara Municipal de Natal, Renato Dantas e o publicitário Jener Tinôco, dono da Agência Armação. A baixaria aconteceu em um restaurante de luxo do Shopping Midway e a confusão deverá ter repercussão na Justiça.

Prefeitura consegue autorização emergencial do governo para limpar leito do rio Pataxó em área de preservação ambiental


Águas já desabrigaram quase 60 famílias e isolaram 11 comunidades
 A prefeitura de Ipanguaçu conseguiu no início da tarde de hoje (28) junto ao governo do Estado, em caráter emergencial, permissão para, enfim, realizar a limpeza de trecho do Rio Pataxó localizado em propriedade particular e em área de preservação ambiental. O prefeito Leonardo Oliveira recebeu o ofício com a autorização através de fax, após contatos com assessores do secretário estadual de Recursos Hídricos, o vice-governador Robinson Faria, e com a direção do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema).

No entanto, a autorização não garante que o serviço será realizado de imediato. O acúmulo de água na área talvez impossibilite a realização do trabalho neste momento. “Vamos avaliar com os técnicos do Idema se essa limpeza poderá ser feita agora. Do contrário, provavelmente teremos que aguardar até o final do período chuvoso”, afirmou o prefeito de Ipanguaçu.

A liberação do Idema ocorreu em um dia tenso em Ipanguaçu. Cansada de esperar os tramites burocráticos para a limpeza do trecho em questão do Rio Pataxó, parte da população do município, especialmente agricultores, resolveu protestar e fechou com troncos e pneus em chamas os acessos ao município na rodovia RN-118. Durante boa parte da manhã ninguém entrou ou saiu de carro de Ipanguaçu.




Formou-se na estrada uma longa fila. A polícia chegou rapidamente ao local, mas o movimento foi pacífico, não havendo registros de confusões ou prisões. O protesto só chegou ao fim quando o prefeito anunciou aos agricultores que havia recebido a autorização do IDEMA. “Esses agricultores tiveram diversos prejuízos causados pelas enchentes dos últimos anos. Alguns já amargam prejuízos por conta de alagamentos ocorridos esta semana, e acreditam que eles decorreram em função da não limpeza desse trecho do rio”, explicou o prefeito Leonardo Oliveira.

“Há anos que tentamos obter essa autorização junto ao governo do Estado. Em 2009 só nos foi autorizado limpar o trecho do Rio Pataxó que vai da comunidade Itú até a cerca de uma empresa. Realizamos essa limpeza dentro dos limites do orçamento da prefeitura e, nesse trecho, a água ainda não transbordou. Como a área não autorizada à época é de preservação ambiental, se mexêssemos na vegetação estaríamos cometendo um crime inafiançável”, completou o prefeito.

Limpeza do Pataxó é medida paliativa
Apesar de acalmar os ânimos dos agricultores ipanguaçuenses, a limpeza do Rio Pataxó é apenas uma medida paliativa. Mesmo que fosse realizada hoje, a cidade ainda continuarua correndo riscos de ser inundada caso o Rio Assú venha a transbordar. Como a sangria da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves pode acontecer a qualquer momento – o reservatório armazena hoje mais de 99% de sua capacidade – o risco de que o quadro atual se agrave nos próximos dias existe.

“Essa situação de ameaça à Ipanguaçu, que existe há várias décadas, só se resolverá definitivamente com a macrodrenagem do Rio Pataxó e a implantação de um dique no Rio Assú. Do contrário, só poderemos amenizar com realizações como a limpeza e a construção de desvios, como a parede que fizemos com recursos próprios e que desvia mais de 90% das águas do Pataxó que tentam invadir Ipanguaçu”, afirmou Leonardo Oliveira.

De acordo com informações da Defesa Civil e da Secretaria de Assistência Social de Ipanguaçu, as águas já desabrigaram aproximadamente 56 famílias e isolaram 11 comunidades: Santa Quitéria, Barra, São Miguel, Luzeiro, Cuó, Lagoa de Pedra, Itú, Picada, Porto, Salinas e Deus nos Guie.



A prefeitura e a Defesa Civil estão realizando a retirada dos móveis e demais pertences dessas famílias das casas invadidas pelas águas. A maioria preferiu se abrigar em casas de parentes. Até o início desta tarde pouco mais de 10 famílias estavam em abrigos municipais. “Todas as famílias estão recebendo assistência da prefeitura e da Defesa Civil, benefícios que vão de cestas básicas à assistência de saúde, por exemplo. Além disso, disponibilizamos canoas para o transporte em todas as comunidades isoladas. Estamos preparados para servir à população da melhor forma possível”, disse o presidente da Defesa Civil do município, Beto Rocha.

Prevenção é o foco de evento em homenagem às vítimas de acidentes de trabalho

Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 2009 foram registrados 330 milhões de acidentes de trabalho em todo o mundo. No mesmo ano, a OIT apontou mais de dois milhões de mortes relacionadas ao trabalho.
O Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho, comemorado nesta quinta-feira (28), foi marcado por uma homenagem às vítimas de acidentes de trabalho. O evento reuniu os ministérios do Trabalho e Emprego, da Previdência Social e da Saúde. “É importante que todos nós reflitamos sobre como garantir a saúde, a segurança dos trabalhadores e também a sustentabilidade da Previdência para as futuras gerações”, afirmou o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho.

Durante o encontro, o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, destacou a importância de políticas de prevenção e falou da Comissão Tripartite de Saúde e Segurança no Trabalho (CTSST). Criada em 2008, a comissão tem a atuação conjunta dos ministérios da Previdência, Trabalho e Saúde. Além de aprovar a Política Nacional de Segurança e Saúde do Trabalhador, a CTSST está detalhando o plano de trabalho para avançar na cultura de prevenção de acidentes do trabalho. “Não se pode economizar quando se trata de vida e saúde”, comentou Lupi.

Bossa & Jazz Convida marca sua estreia com Armandinho e Jubileu Trio

 O Bossa & Jazz Convida nasceu a partir da realização do Fest Bossa & Jazz, em abril de 2010, no Vila Hall, durante quatro dias
Para os fãs de música que adoram o improviso do Jazz, a melodia da Bossa Nova ou o peso do Blues, Natal agora ganha um projeto que vai movimentar toda primeira sexta-feira do mês. É o Bossa & Jazz Convida, que promoverá o intercâmbio entre músicos locais, regionais, nacionais e internacionais e que tem sua estreia marcada para o dia 06 de maio, a partir das 20h, na Praça da Árvore, em Mirassol.

Na primeira edição, o público vai conferir Armandinho Macêdo - destaque no Festival de Jazz de Rio da Ostras, por dividir o palco com Stanley Jordan -, mostrando toda sua versatilidade e vitalidade, tocando várias guitarras e o seu famoso bandolin. Acompanhando o músico, o guitarrista potiguar, famoso por sua virtuosidade, Jubileu Filho, que já é parceiro de longas datas do artista. O evento começa com a apresentação de Jubileu Trio, às 20h e logo depois, Armandinho se junta a eles, para deixar os amantes da boa música, ainda mais apaixonados pelo improviso do Jazz. Antes, no período da tarde, às 15h, Armandinho Macêdo, faz um workshop de guitarra e bandolin, na Livraria Siciliano do Midway Mall. As inscrições são gratuitas e começam sábado, dia 30/04, na livraria.

Natal e Sobral, no Ceará, podem ser palco do segundo jogo das quartas de final da Copa do Brasil

Caso realmente o jogo não possa acontecer em Fortaleza, as opções são Sobral, a 240 quilômetros de Fortaleza, e Natal (RN), que já fez convite ao Ceará por meio da prefeitura da cidade. 
O gerente de futebol do Flamengo, Isaías Tinoco, informou, por meio de seu Twitter, que o estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, foi vetado para receber o segundo jogo do Rubro-Negro contra o Ceará pela Copa do Brasil, no dia 11 de maio.

O estádio, que passa por reformas, seria uma opção do time cearense para receber o jogo. Os dirigentes do clube querem a partida em Horizonte, mas a CBF é contra a realização do confronto no local.

Caso realmente o jogo não possa acontecer em Fortaleza, as opções são Sobral, a 240 quilômetros de Fortaleza, e Natal (RN), que já fez convite ao Ceará por meio da prefeitura da cidade.

Começou a VIII Expoleilão

O presidente da Anorc aproveitou a ocasião para falar sobre a IV Copa Brasileira de Marcha de Cavalo Mangalarga que já acontecia nas novas instalações da pista de julgamento de animais
A VIII Expoleilão começou nesta quinta-feira, 28. Trata-se de um dos maiores eventos agropecuários do estado, que tem como objetivo mostrar a genética dos animais e divulgar a pecuária do Rio Grande do Norte. Para marcar a abertura do evento foram inauguradas as novas instalações da pista de julgamento de animais do Parque de Exposições Aristófanes Fernandes em Parnamirim, com a presença da Governadora Rosalba Cirlini.

Para o secretário de estado da Agricultura da Pecuária e da Pesca, Betinho Rosado, o esforço feito pela governadora, que veio diretamente de Caicó para prestigiar o evento, foi mais uma mostra do compromisso e do empenho Rosalba Ciarlini em promover mais qualidade de vida para o homem do campo.

Análises estatísticas direcionarão ações da Segurança Pública no RN

O subcoordenador de Estatística e Análise Criminal é o soldado PM Kleber Maciel de Farias Júnior, formado em estatística pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde foi professor-substituto por dois anos.
        A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social do Rio Grande do Norte (Sesed), pela primeira vez, direcionará suas operações a partir de análises científicas. A implantação da Subcoordenadoria de Estatística e Análise Criminal coloca um fim no “achismo” e servirá como referência para o trabalho policial.

        A Subcoordenadoria será composta de quatro núcleos, um de cada organismo que compõe a Sesed: Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep).

Casamento real cai nas graças de jornais britânicos

A imprensa britânica se refestelou na glória dos holofotes trazidos pelo casamento real nesta sexta-feira, com um dos jornais do país gabando-se: "o mundo assistirá com admiração hoje quando a Grã-Bretanha fizer algo melhor do que qualquer um na Terra".
Edições comemorativas dos jornais traziam várias fotos do príncipe William e de Kate Middleton em suas primeira páginas e dedicaram grande parcela de seus impressos a homenagear o casal. "Casamentos reais são marcos históricos em nossa vida nacional. Eles definem eras", declarou o Sun, jornal que mais vende no país e é bastião das tradições britânicas, que trouxe nove páginas de cobertura do evento.

O Daily Telegraph, de tendências direitistas, disse a seus leitores que a monarquia britânica é "o ponto focal de nossa identidade como nação".

"Não deve haver freio em nosso regojizo hoje", disse a publicação. "Devemos não apenas sentir felicidade com a reafirmação de nossas tradições e de nosso modo de vida, mas também o mais imenso orgulho de como fazemos as coisas neste país."

Guias sobre o casamento e mapas com o trajeto detalhado do desfile pós-matrimônio tomaram as páginas geralmente dominadas pela guerra civil na Líbia ou por um importante referendo sobre uma reforma no sistema eleitoral britânico.

Nesta sexta-feira, só havia uma história na cidade.

Mas nem todos se renderam à pompa e cerimônia do casamento real. Embora tenha dado sua capa para o evento, o esquerdista e republicano Guardian falou em nome dos céticos.

"Tenham um ótimo dia, mas se mantenham realistas em relação a ele também", afirmou. "Para a maioria de nós, este é um dia de folga. É um dia para um sorriso e um brinde, não um dia para reverências", comentou.
"Amanhã, e em todos os demais dias do ano, teremos de reingressar no mundo da realidade."

AGENDA DA GOVERNADORA

SEXTA-FEIRA, 29 DE ABRIL DE 2011

09h - Local: Associação Médica do RN – Av. Hermes da Fonseca, 1396 – Tirol, Natal
Evento
Lançamento do Projeto de Telemedicina do RN.

10h - Local: Auditório da UNP, Av. Eng. Roberto Freire, Capim Macio.
Evento
Fórum do Esporte Norte Riograndense.
Tema: "Uma Nova Visão da Política Esportiva Brasileira e o Plano Decenal".

15h
Despacho Administrativo
A governadora tem reuniões administrativas de rotina com secretariado.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Becopress

Tuberculose
Desde a última segunda-feira (25) até ontem (27), foi realizado o Encontro Anual de Avaliação Operacional das Ações de Controle da Tuberculose, na IV Unidade Regional de Saúde Pública (Ursap), sediada em Caicó. Considerada um grave problema de saúde pública, a tuberculose acomete 27 milhões de pessoas, gerando 2 milhões de óbitos, anualmente, em todo o mundo.

Fiscalização
A Secretaria de Estado da Tributação (SET) realiza operação para identificar o número de documentos fiscais eletrônicos, destinados ao Rio Grande do Norte que não foram registrados no seu sistema de informações. Foram identificados 80.493 de notas fiscais eletrônicas (NF-e) sem registro. Serão notificados 9.199 contribuintes, cujo somatório das notas fiscais não registradas corresponde a R$ 613,6 milhões.

Pataxó
No início da tarde de ontem (27) já chegava a 35 o número de famílias assistidas pela prefeitura de Ipanguaçu e pela Defesa Civil do município em decorrência das águas do Açude Pataxó, que chegam a algumas localidades da cidade e invadem um número crescente de casas desde a última segunda-feira (25).

Agravamento
A preocupante situação de Ipanguaçu pode se agravar. Segundo previsão da Emater, as chuvas na região do Vale do Açu devem se estender até o mês de junho, com picos de precipitações ocorrendo até o mês de maio. Este ano já choveu no município mais de 635 milímetros.

Pólo
A governadora Rosalba Ciarlini anunciou durante o governo itinerante, em Caicó, que o governo vai incentivar o pólo têxtil, com incentivos para os pequenos produtores do Seridó.

Estatuto
A prefeita do Natal, Micarla de Sousa, assina, às 15 horas desta sexta-feira (29), a Lei que cria o Estatuto do Usuário dos Serviços e das Ações de Saúde no município. A assinatura acontece no Salão Nobre do Palácio Felipe Camarão, sede do Executivo Municipal. O estatuto prevê que o poder público municipal deve oferecer um serviço de forma universal e igualitária. A conferir...

Dia do Trabalhador
Neste ano a programação homenageia Jornada Sindicalista Pretextato José da Cruz líder conhecido e reconhecido pela sua militância nacional do movimento sindicalista e do Partido Comunista. A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB/RN e a Nova Central Sindical dos Trabalhadores – NSCT elaboraram uma ampla mobilização ao 1º de Maio, Dia do Trabalhador.

Visita
Em dia de Governo Itinerante em Caicó, a governadora Rosalba Ciarlini visitou as obras de reforma e construção da Liga Norteriograndense Contra o Câncer na cidade. Ao lado do médico Flávio Rocha e da enfermeira Graça Dantas, Rosalba entrou no prédio da antiga Maternidade Mãe Quininha, que foi doado à Liga em 2006 e há um ano e meio está em obras.

Saneamento
A governadora Rosalba Ciarlini anunciou nesta quinta-feira (28) a retomada das obras de saneamento básico executadas pelo Governo do Estado em Caicó.

Dengue
O Grupo de Trabalho da Dengue (GT Dengue), formado por representantes da Prefeitura Municipal do Natal e do Instituto de Tecnologia, Capacitação, Integração Social (ITCI), contratado pelo executivo municipal, dentro do Programa Natal Contra a Dengue, reuniu-se na noite desta quarta-feira (27), desenvolvendo e planejando ações para os próximos dias em relação ao combate à doença na cidade.

Bolsa Família
Em decorrência da reunião mensal realizada pela equipe do Bolsa Família, a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), informa aos usuários do Programa e também do Cadastro Único que não haverá atendimento ao público nesta sexta-feira (29).

Reeleito
O comandante geral da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, coronel Francisco Canindé de Araújo Silva, foi reeleito nesta terça-feira (26), em São Paulo, presidente do Conselho Nacional dos Comandantes Gerais das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares, na região Nordeste.

Pediatras
O Diário Oficial do Estado do RN publicou hoje (28) nomeação de sete médicos pediatras, em caráter efetivo, com observância da ordem de classificação dos aprovados em concurso público.

Crack
O deputado Leonardo Nogueira (DEM) atribuiu o aumento do índice de homicídios em Mossoró ao avanço do consumo de crack. O parlamentar afirmou, nesta quarta-feira, 27, que a insegurança é um problema herdado do governo passado. O deputado descobriu o que todo mundo já sabe

Hermano passa coordenação da Frente Parlamentar para Júlia Arruda

A Frente Parlamentar Municipal em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente tem, a partir desta quinta-feira (28), uma nova coordenação. Autor do projeto de resolução que criou a Frente, o deputado estadual Hermano Morais (PMDB) passou o comando para a vereadora Júlia Arruda, marcando a primeira reunião deste ano que aconteceu às 9h, no plenário da Câmara Municipal do Natal.

Hermano coordenou a Frente Parlamentar desde sua criação, em 2006, quando foram iniciadas as reuniões mensais com a participação de mais de 120 entidades parceiras – entre organizações governamentais e não governamentais – que atuam na área de proteção à criança e ao adolescente. Através desse trabalho, vários temas importantes foram discutidos, dando origem também a iniciativas, requerimentos e projetos.

Ciclistas vão de trem

A Associação dos Ciclistas do RN – ACIRN, promoverá neste sábado, 30l, viagem de trem até a cidade de Ceará-Mirim, em parceria com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). Serão cerca de 40 ciclistas num vagão exclusivo para os ciclistas e suas bicicletas.

O objetivo do projeto “Trem Bike” e a integração dos ciclistas, usando o transporte ferroviário, é possibilitar a visitação aos municípios vizinhos da capital.

Eles vão visitar Ceará-Mirim que segundo Câmara Cascudo tornou-se um dos primeiros municípios da província do estado. A terra dos inúmeros engenhos que esconde tesouros históricos que é facilmente notado nos casarios, do início do século XIX.

Prefeito do Assú busca recursos em Brasília

O prefeito do Assú, Ivan Júnior, esteve reunido em Brasília com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra de Souza Coelho e com senadores e deputados da bancada do Rio Grande do Norte e de outros estados, com o objetivo de angariar recursos para obras estruturantes e para a área da saúde.

Entre os varias contatos o prefeito conversou com os deputados federais Romário de Souza Faria (PSB), do Rio de Janeiro e Fabio Faria (PMN), do Rio Grande do Norte. Na oportunidade discutiram as várias campanhas de combate às drogas, inclusive por meio de programas esportivos.

Em outro encontro o chefe do poder executivo conversou com o presidente da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte, Walter Gasi, que também estava na capital da República, sobre a ampliação do saneamento básico do Assú.

Reunião na Faern discute o Programa Baixo Açu

Foi promovida na manha desta quarta-feira (27), na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte (Faern), uma reunião entre várias entidades ligadas a agricultura potiguar para definir os pontos que serão abordados sobre o Projeto Baixo Açu na Audiência Pública entre essas entidades e os representantes do Governo do Estado.

Na conversa, estiveram presentes os representantes da Emater, Sebrae, Empresa Agropecuária Santana, Faern e o presidente do Conselho de Administração do Distrito de Irrigação do Baixo Açu (DIBA), Guilherme Saldanha.

AGENDA DA GOVERNADORA

QUINTA-FEIRA, 28 DE ABRIL DE 2011

8h - Local: Rua Zeco Diniz, s/n, Penedo, Caicó/RN
Governo Itinerante - Visita
Obras da Escola Estadual CEJA (Centro Educacional José Augusto).

9h - Local: Praça José Augusto, s/n, Centro, Caicó/RN
Governo Itinerante - Visita
Obras da Escola Estadual Senador Guerra.

10h - Local: Ginásio de Esportes Monsenhor Antenor Salvino de Araújo, Ilha de Santana, Caicó/RN
Governo Itinerante - Evento
Solenidade de entrega dos certificados e encerramento do Curso de Qualificação na Área de Confecções do Vestuário".

11h - Local: Caicó/RN
Governo Itinerante - Visita
Visita ao Hospital Regional do Seridó.

12h - Local: 4ª URSAP, Praça Dom José Delgado, s/n, Bairro Paraiba, Caicó/RN
Governo Itinerante - Coletiva de Imprensa
Governadora concede entrevista coletiva a jornalistas.

13h - Local: Sede da Adese, Rua José Evaristo de Medeiros, nº 800, Penedo, Caicó/RN
Governo Itinerante - Evento
Almoço de apresentação da ADESE e do novo termo de parceria com o Governo.

14h - Local: CEDUC de Caicó, Rua Generina Vale, 1435, Centro, Caicó/RN
Governo Itinerante - Evento
Encerramento com entrega de diplomas do curso de capacitação sobre rotina de segurança em unidade socio-educativa da FUNDAC.

15h - Local: Rua Major Lula, 1550, Bairro Paraíba, Caicó/RN
Governo Itinerante - Visita
Visita ao Centro Cultural Adjuto Dias.

16h - Local: Rua José Newton, 999, Centro, Caicó/RN
Governo Itinerante - Visita
Visita ao ITEP.

17h - Local: Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, Parnamirim/RN
Evento
Abertura da VIII EXPOLEILÃO e Inauguração da Pista de Julgamento de Animais.

20h - Local: Hotel Thermas, Mossoró/RN
Evento
Aniversário de 3 anos do Programa Cenário Político da TCM Palestra "Mossoró: onde estamos e onde podemos chegar".

E nós, que ficamos no Meios do caminho?


Por Minervino Wanderley*

Entra governo, sai governo. Entra desgoverno, sai desgoverno. A rotina já completa 32 anos, desde que Wilma de Faria criou o Movimento de Integração e Orientação Social – Meios. A propósito, nunca entendi o significado deste “e” na sigla. Seria “Estadual”?. Pode ser.

A verdade é que o Meios começou como uma verdadeira Ong. Atendia crianças carentes aqui, idosos desencantados com a vida acolá, com poucos funcionários e sem essa dependência intestina das verbas do Governo do Estado. Coisa voltada para social.

Depois, na medida em que os governadores iam mudando, mudava também a presidente (com o perdão de d. Dilma) da Ong. Era uma questão já definida. Acredito que, a partir de então, os olhos gulosos dos políticos viram que poderiam fazer do Meios um imenso curral eleitoral. E tome gente a “trabalhar em prol dos carentes e daqueles que vivem à margem da sociedade”. Pura conversa. Papo furado!

Quando lá fui trabalhar, há cinco anos, acreditava que estava inserido em uma entidade que tinha como finalidade trazer conforto para os mais necessitados. Ledo engano. Ao longo da sua existência, o Meios contabiliza, hoje, 1.843 entre pessoas e fantasmas que recebiam salários através da “ong”.

Quando Wilma passou o governo para Iberê, e este nunca procurou ninguém do Meios, eu entendi.  Percebi claramente que não havia interesse por parte de Iberê em se envolver com o órgão. Estranho. Muito estranho. Será que ele já sabia do desmantelo? Mesmo assim, ele continuou a pagar os salários até agosto, quando começou o desastre. Redução das gratificações, falta de pagamento de salários, das obrigações sociais e por aí vai.

Por fim, quando chegou o primeiro dia de 2011, o Movimento de Integração e Orientação Social não possuía mais diretoria. Nem uma pessoa sequer para nos dizer uma palavra sobre o que o futuro nos reservava. Atitude vil e covarde. Por que os líderes desapareceram? Se não tinham nada a temer, deveriam estar juntos aos demais mortais.

Passado o mês de janeiro, o outrora fervilhante de gente Meios, não passava de uma repartição fantasma, protegida por alguns abnegados que, mesmo sem salários, tocaram a nau já desgovernada.

Num gesto de necessidade mútua, os funcionários procuraram o Sindicato, Ministério Público, Promotoria, políticos, o que viesse pela frente.  Todos correndo atrás do pão para alimentar a família.

Tenho certeza de que aqueles que estiveram à frente do Meios  não passaram nem passam por isso. Alguns abandonaram o navio antes do iminente naufrágio.

Mas a Justiça agiu. E rápido. Como primeira ação, nomeou um administrador provisório, Marcos Lael. O segundo passo foi conseguir o pagamento dos salários de novembro e dezembro, além do 13º para alguns que não haviam recebido. Rosalba pagou. Ela agiu certo.

O terceiro capítulo é o mais dramático: dar aviso prévio a 1.843 pessoas sem caixa para pagar os direitos trabalhistas quando chegar o momento da rescisão.

Agora, a Justiça faz uso do argumento mais lógico para que os trabalhadores recebam o que lhes é devido: a dívida não é de Iberê, nem de Wilma, nem de Garibaldi, nem de José Agripino, nem de Fernando Freire, nem de Geraldo Melo, nem de Radir Pereira, nem de Rosalba. A dívida é do GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE.

Não há consistência em dizer: “Não tenho nada com isso”. Ora, se retirávamos os contracheques através da página http://www.rn.gov.br/, não precisa se dizer mais nada. A vinculação é cristalina.

Deve, sim, e a Justiça e o Homem vão cobrar – e receber – tenho certeza.


*Jornalista e ex-coordenador de Comunicação do falecido Meios.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Becopress


Kassab
O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, estará em Natal no próximo sábado, 30, para participar do encontro de apresentação do Partido Social Democrático (PSD) no Rio Grande do Norte. O evento, organizado pelo vice-governador do estado, Robinson Faria e demais integrantes do grupo político, está marcado para as 08h30, no hotel Praia Mar, em Ponta Negra.

Walter
O deputado estadual, Walter Alves (PMDB) apresentou na Assembleia Legislativa, ontem (26), Projeto de Lei, onde ele pede que nas propagandas do governo seja instituída a tradução simultânea para compreensão integral dos portadores de deficiência auditiva.

Ricardo
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Motta (PMN), recebeu na tarde desta terça-feira, 26, a visita do procurador geral de Justiça, Manoel Onofre Neto e dos promotores Giovani Rosado, Rinaldo Reis e Augusto Azevedo. O procurador geral entregou a solicitação formal de um espaço para apresentar os resultados da sua gestão à frente do Ministério Público, segundo prevê a Lei Orgânica do Ministério Público.

Jurídico
Ricardo Motta explicou que o setor jurídico da Assembleia analisará qual o formato mais adequado, do ponto de vista regimental, para a exposição do procurador geral de Justiça Manoel Onofre Neto.

Aftosa
O Governo do Rio Grande do Norte realizou nesta quarta-feira (27) o lançamento da campanha de vacinação contra a febre aftosa. O evento foi às 08h30, no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, com a presença da governadora Rosalba Ciarlini, que deu início à campanha vacinando um animal.

Ética?
Circula na Internet uma informação sobre um lista de indicados para o Conselho de Ética do Senado Federal. Na lista, estariam os senadores Renan Calheiros, Lobão Filho, Romero Jucá e Gim Argello, dentre outros...                           

Inauguração
A Clínica Pedro Cavalcanti apresenta sua nova unidade no próximo domingo, 1º de maio. As novas instalações estão equipadas com consultórios, exames diagnósticos de alta tecnologia e terapias avançadas nas áreas de otorrinolaringologia e fonoaudiologia.

Gripe
A campanha de vacinação contra a Gripe começou esta semana em todo o país. Em Natal, as AMEs também aderiram e vai oferecer a vacina ao grupo de pessoas indicado pelo Ministério da Saúde até o dia 13 de maio, data prevista para o término da campanha. No Rio Grande do Norte, a meta é imunizar 466.690 pessoas e para isso, mais de 510.090 doses da vacina foram disponibilizadas aos órgãos de saúde.

Ceará - Mirim
As aulas da Escola Estadual Monsenhor Celso Cicco, em Ceará Mirim, serão reiniciadas até o final deste mês de abril. A escola paralisou as aulas após uma vistoria do corpo de bombeiros que interditou o prédio em função de problemas na estrutura física. O calendário será retomado com o apoio da Sethas que cedeu o prédio onde funcionava a antiga Central do Trabalhador, no Centro da Cidade.

Itagrés
A governadora Rosalba Ciarlini se comprometeu a analisar o protocolo de intenções que foi assinado entre o Governo do Estado e a Indústria Porcellati Revestimentos Cerâmicos, instalada no Distrito Industrial de Mossoró. “É mais uma herança do governo passado”, observou a governadora, se referindo ao não cumprimento do que foi acordado com o grupo catarinense.

Ezequiel
O deputado Ezequiel Ferreira (PTB) apresentou sugestão de medidas para melhorar a situação do hospital regional de Currais Novos, que atualmente sofre com a falta de material e medicação para os pacientes. Entre as sugestões está a de o hospital voltar a ter teto livre, ou seja, receber o que produz, já que a demanda é muito superior ao teto estipulado pela secretaria estadual de Saúde, de R$ 255 mil.

Pediatras
A governadora Rosalba Ciarlini determinou nesta terça-feira (26) a convocação de sete médicos pediatras, concursados, para que os profissionais ocupem as vagas dos pediatras que pediram demissão no Hospital Infantil Maria Alice Fernandes.

Mineiro
 “A dívida não é de um governo ou de outro, mas do estado do Rio Grande do Norte”, disse o deputado Fernando Mineiro (PT), acerca do documento, entregue pelo governo à Assembléia Legislativa, nesta terça-feira (26), com o cadastro dos débitos estaduais, que totaliza uma dívida de R$ 812.788.456,72.

Márcia
O projeto de lei de autoria da deputada Márcia Maia (PSB) que institui uma Política Pública Permanente de Prevenção e Combate à Dengue, foi lido nesta terça-feira, 26. Márcia pediu urgência na aprovação da matéria, que dentre outras coisas, permite notificação e multa, em caso de reincidência, para constatação de focos de dengue em imóveis.

Blues
Na próxima quinta-feira, 28 de abril, o projeto cultural Diálogos Criativos realizará às 19h30 no Auditório da Livraria Siciliano, no terceiro piso do Midway Mall, um encontro-show que percorrerá a história do blues e de sua relação com a cidade de Natal, reconstruindo a presença na capital potiguar da mais expressiva manifestação musical da cultura afro-americana.

Davim
O senador Paulo Davim apresentou projeto de Lei, hoje, 27/04, no Senado que estabelece um percentual de 15% dos valores das multas de trânsito para serem destinados ao Fundo Nacional de Saúde (FNS), de modo a serem utilizados no atendimento às vítimas de acidentes de trânsito, urbano ou rodoviário.

Extinção
O Governo do Rio Grande do Norte publicou no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (27), o ato de extinção de sete escolas estaduais, medida que tem como objetivo tirar do cadastro do censo escolar e da Receita Federal o CNPJ de escolas que, embora inativas há vários anos, continuavam constando nos registros.

Surpreso
O deputado Tomba Farias (PSB) disse que ficou surpreso com o fechamento do pronto socorro da pediatria do Hospital Maria Alice Fernandes. Em pronunciamento na sessão plenária desta terça feira, dia 26, o parlamentar reconheceu que há dificuldades no setor de saúde, mas apelou ao governo do Estado para solucionar o problema.

Governadora lança oficialmente campanha de vacinação contra a febre aftosa

Foi lançada oficialmente na manhã desta quarta-feira (27) a campanha de vacinação contra a febre aftosa. A solenidade, realizada no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim-RN, teve a presença da governadora Rosalba Ciarlini, que, simbolicamente, vacinou um animal do rebanho potiguar.

A vacinação acontecerá entre os dias 1° e 30 de maio, com a expectativa de imunizar cerca de 90% do rebanho do estado. De acordo com o presidente da Associação Norte-rio-grandense de Criadores – Anorc, Marcos Teixeira, o objetivo da campanha é erradicar a doença mo RN. “Só quem pode dizer o mal que a aftosa traz é quem já teve o rebanho atingido por essa febre,” disse. Ele convocou todos os criadores a participarem da campanha para obter a mudança de status de médio risco do rebanho para área livre da febre aftosa, doença que não é registrada há 20 anos no Rio Grande do Norte.

Daniel Marrom canta Ponto de Equilíbrio e Natiruts no Castelo Pub

Na próxima sexta-feira, 29, o cantor Daniel Marrom faz uma homenagem a duas das melhores bandas de reggae do país: Ponto de Equilíbrio e Natiruts. A festa conta ainda com a participação da banda Kaya’nativa reggae. A entrada custa apenas R$5,00 até as 23h. O Castelo Pub fica na Rota do Sol, em frente ao estádio do ABC.

Convite

Prefeitura de Ipanguaçu inicia campanha contra gripe

A Prefeitura de Ipanguaçu, através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta segunda-feira (25) a 13ª Campanha de Vacinação Contra a Gripe, que se estende até o dia 13 de maio. O público-alvo são crianças de seis meses a dois anos incompletos, gestantes em qualquer período da gravidez, idosos (após 60 anos) e trabalhadores dos serviços de saúde.

De acordo a chefe da sala de vacinação, Maria Sulinete da Silva Silvino, a expectativa da prefeitura é imunizar 80% da população, mais de 2.100 pessoas. A grande novidade para este ano de 2011 é que a vacina será conjugada para as gripes comum e gripe H1N1 em uma só dose.

O Dia “D” da campanha será no próximo sábado (30), quando a Unidade Básica de Saúde de Ipanguaçu, no Posto Tiburcio Freire da Silveira, estará em funcionamento das 8h às 17h. Nos demais dias, a vacinação também acontece das 8h às 17h em todos os PSFs e postos de saúde do município.

Vereadores de Natal destacam o Projeto de Lei Obesidade Zero

A Câmara Municipal de Natal enviará o texto para normatização e aprovação pela prefeitura
O Projeto de Lei Obesidade Zero, de autoria da vereadora Rejane Ferreira (PMDB), aprovado esta semana já em segunda discussão, por unanimidade, foi destacado por vários vereadores, que apoiaram a iniciativa da peemedebista em busca de saúde para os jovens estudantes de Natal, combatendo um mal mundial que afeta de várias formas a saúde das pessoas.

A vereadora Sargento Regina (PDT) foi a primeira a subir na tribuna para falar em nome da Comissão de Saúde, na qual ela e Rejane fazem parte. Ela destacou a importância da conscientização nas escolas municipais sobre o tema. “É um projeto que tem um grande alcance nas áreas da saúde e educação. Portanto, vereadora Rejane, pode contar com o meu apoio e estarei atenta para que ele seja aprovado pelo executivo municipal”, ressaltou.

Sistema Faern/Senar promove 52 cursos durante a semana

Nesta semana os educadores do Sistema Faern/Senar promoverão 52 cursos, dos mais diferentes temas, em vários municípios potiguares. As aulas começaram na segunda-feira (25) e se estenderão até a sexta-feira (29).

De acordo com o presidente da instituição, José Álvares Vieira, esses cursos e a demanda são as provas irrefutáveis do bom trabalho da equipe de educadores. “Acredito que esses cursos serão de fundamental importância para os produtores rurais e seus funcionários. Aulas que estão sendo ministradas por uma equipe capaz e que levarão conhecimentos técnicos para os homens do campo”, enfatizou Vieira.

No calendário geral fornecido pela direção do Sistema Faern/Senar, cidades como Parelhas, Ipanguaçu, Serra Negra do Norte, Jucurutu e muitas outras, receberão cursos como o de “Ordenha Higiênica em Bovinos”, “Apicultura básica”, “Aplicação de Agrotóxicos” e “Educação Ambiental”.

História

De acordo com o Gerente de Aprendizagem Rural do Senar, Ubirajara Lopes, esse volume de cursos em várias cidades nunca foi posto em prática na História da instituição. “São números que nos alegram muito. Tudo isso é a realização de um bom trabalho organizado pela nossa equipe técnica e pelos educadores. Cinquenta e dois cursos em uma semana é algo inédito em nossa história como instituição. A crescente demanda é um pedido de prefeituras e sindicatos rurais espalhados por todo o estado. Um pedido que valoriza a nossa entidade e nos faz trabalhar com mais afinco”, ressaltou Lopes.

Novos cursos

Em 2011 vinte novos cursos estão sendo postos em prática pelos educadores do Senar. Desses, dezoito são de formação profissional rural e dois são de promoção social. De acordo com Ubirajara Lopes, os dois novos cursos de promoção social são: “Confecção de velas artesanais e “Saúde reprodutiva da mulher”. “Dois novos projetos que, acredito, serão de muita utilidade para os produtores rurais do estado”, enfatizou Lopes.

Na próxima semana, 12 cursos já estão agendados para serem promovidos no estado. Cidades como Caicó, Mossoró e Pau dos Ferros serão contempladas com as aulas ministradas pelos educadores do Senar. “Será mais uma etapa de qualificação para esses produtores. Mais um passo para o desenvolvimento do agronegócio potiguar”, finalizou o presidente do Sistema Faern/Senar, José Vieira.

Com reportagem de Paulo Correia.

ECOAR AGÊNCIA DE NOTÍCIAS

Arcebispo Dom Matias inicia visita pastoral em Extremoz nesta quinta-feira, 28

O Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Matias Patrício de Macedo e sua comitiva arquidiocesana, chega ao município de Extremoz nesta quinta-feira, 28 para realizar a visita pastoral do município. O encerramento da visita será no sábado, 30, com missa campal às 19h na igreja Matriz, Paróquia São Miguel Arcanjo, centro da cidade.

Na manhã desta sexta-feira, 29, a Prefeitura de Extremoz e a Paróquia São Miguel Arcanjo promoverão um encontro para receber o arcebispo e autoridades civis e militares na Fundação de Cultura Aldeia do Guajirú, às 11h. Na ocasião o prefeito da cidade, Klauss Rêgo e vereadores prestaram suas homenagens. Durante a tarde, o arcebispo continuará programação visitando as comunidades de pedrinhas, boca da ilha, grutas e Genipabu.

Com informações de Gilmara Costa.

Prefeitura do Assú discute saúde nas comunidades

O objetivo é prospectar necessidade de novas iniciativas para melhorar de forma crescente os serviços em todo o município
Por determinação do prefeito Ivan Júnior, que quer um debate amplo com a população com o objetivo de humanizar de forma crescente o setor da saúde no município, a secretária de Saúde, Lucianny Edja Guerra de Macena, iniciará em maio uma serie de reuniões nas comunidades do Assú.

“Durante os encontros serão discutidas as necessidades de cada comunidade e serão apontadas soluções, bem como esclarecimento de duvidas sobre o trabalho que já vem sendo realizado”, informou o prefeito Ivan Júnior. “As reuniões priorizaram agilidade e a transparência nas ações realizadas pela prefeitura, bem como o bem estar das comunidades respeitando as características de cada uma”, completou o prefeito.

AGENDA DA GOVERNADORA

QUARTA-FEIRA, 27 DE ABRIL DE 2011

08h30 - Local: Parnamirim/RN
Evento
A governadora Rosalba Ciarlini participa do lançamento da Campanha de Combate à Febre Aftosa

11h às 13h - Local: Natal/RN
Despacho Administrativo
A governadora tem reuniões administrativas de rotina com secretariado.

15h - Local: Natal/RN
Audiência
A governadora recebe a Presidente do Tribunal de Justiça do RN, Desembargadora Judite Nunes e o Vice-presidente do Tribunal de Justiça do RN Desembargador Expedito Ferreira.

16h30 - Local: Natal/RN
Audiência
A governadora recebe a Presidente do Conselho Estadual de Assistencia Social, Cibele Morais.

17h - Local: Natal/RN
Audiência
A governadora recebe o Reitor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA, Professor Josivan Barbosa.

Uma vida ao violão


Sílvio Caldas
jsc-2@uol.com.br
             Conheço Henrique Annes desde que ele tinha apenas 12 anos de idade, fins da década de cinquenta. Na ocasião a ele fomos apresentados pelo grande violonista já falecido Wilson Sandes responsável por apresentar a criança ao instrumento que abraçaria pela vida a fora.
            De lá para cá Henrique só evoluiu, no tamanho e no talento. Aos quatorze anos já era uma violonista de chamar atenção, e assim que pode ingressou no conservatório pernambucano de música, sem abandonar, entretanto, a roda de amigos boêmios que tocavam por pura diversão. Uma criança paparicada pelos adultos, tendo em vista além dos clássicos, a que já se iniciara, ser também um dileto apreciador da música popular brasileira (leiam-se chorinhos, principalmente).
            Henrique cresceu, ganhou o mundo, ficou famoso, mas jamais cortou suas raízes com Pernambuco. Estudou toda a obra do grande Alfredo Medeiros, autor de Choro Triste, gravou em parceria com Canhoto da Paraíba, além de ele próprio ser autor de vários chorinhos.
            Assim, para Henrique, mesmo na intimidade, tanto faz estar tocando um clássico universal, Pixinguinha, ou Jacob ou mesmo músicas brasileiras de menor repercussão. O importante é que a música lhe desperte a atenção.
            Na semana passada recebo um telefonema de Henrique. Fazia seguramente uns 20 anos que não entrávamos em contato. O último ocorreu aqui em Natal, quando foi entrevistado no programa Memória Viva, pelo saudoso Carlinhos Lira. Terminado o programa, continuaram os dois ali mesmo no estúdio, trocando figurinhas. Chegou a ponto de o tímido Carlinhos pegar o violão de Henrique e dedilhar algumas músicas. Ainda recordo como se fosse hoje.
            - Carlinhos, você toca profissionalmente?
            - Não amigo, aliás, nem sei porque tive a ousadia de pegar seu violão.
            - Ora, você ainda tem tempo de se dedicar ao instrumento, pois talento não lhe falta.
            Eis parte do diálogo entre Carlinhos e Henrique. Tudo presenciado por mim.
            Mas Henrique não é apenas esse instrumentista de fama mundial. Trata-se de uma excelente figura humana e que estará nos visitando quando aqui se apresentará no Teatro Alberto Maranhão. Vem a convite do grande violonista pernambucano João Raione professor da Escola de Música da UFRN, de quem foi professor. A data está a ser marcada.
            Aos que gostam de música clássica e de chorinho brasileiro, o aviso. Não percam a oportunidade de conhecer Henrique Annes ao vivo. Realmente vale a pena.

Números da vergonha


Paulo Correia
Jornalista
paulo.correia@r7.com

Esses dias, o jornal Correio Braziliense publicou uma reportagem que deveria ser lida por todos. Uma matéria que deveria servir de alerta para todas as meninas e mulheres desse imenso Brasil. No texto, a informação que o número de mulheres assassinadas por companheiros e conhecidos aumentou 30% em dez anos. Um dado frio, mas que mostra toda a crueldade praticada contra essas jovens e senhoras, e que exibe a total impunidade no país, mesmo com a implantação da Lei Maria da Penha.

No periódico, casos e mais casos de jovens que perderam a vida e que deixaram uma lacuna na existência de seus familiares. Meninas que deixaram o seu país para tentar um emprego na Europa e que de lá voltaram em um caixão. Mulheres que pediram ao marido ou namorado que bebessem menos e que levaram tiros e facadas por conta disso. Agricultoras que não fizeram o jantar do companheiro e que por isso levaram tapas e golpes de foice pelo atrevimento. Mortes que viraram estáticas para o Governo e que não tiveram a merecida investigação policial para colocar os culpados atrás das grades.

Por aqui, o alto índice de mortes de homens (cerca de 90% das vítimas de homicídios) deixa de lado o fenômeno do femicídio, ainda pouco estudado no Brasil. Na contramão de países vizinhos que, além de monitorarem as mortes de mulheres, tipificam o crime em leis. Costa Rica, Guatemala, Chile, Colômbia e El Salvador incorporaram no ordenamento jurídico a definição do femicídio. México, Argentina e República Dominicana também estão discutindo alterações nas suas legislações.

Na matéria do jornal, a prostituição internacional é um dos pontos que mais ceifam a vida das mulheres. Garotas que deixam as suas cidades de origem e que partem para o desconhecido na ilusão de trabalhar, ganhar dinheiro e quem sabe, encontrar um bom marido.

Jovens que encontram em países como Espanha, Itália e Portugal o trágico esquema de dívidas na chegada, drogas pesadas no dia a dia e morte em valas comuns no final. Tudo orquestrado por mafiosos que enriqueceram nas falhas da Justiça.

Até quando as nossas autoridades permitirão que esses diversos casos de violência, aqui no Brasil e lá fora, acabem com os sonhos de nossas mulheres.
Fica a pergunta.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Projeto de Lei “Obesidade Zero”, da vereadora Rejane Ferreira, foi aprovado na CMN

O objetivo é criar uma campanha permanente de conscientização voltada para o público infanto-juvenil nas escolas de Natal
A vereadora Rejane Ferreira (PMDB) comemorou a aprovação do seu primeiro Projeto de Lei pela Câmara Municipal de Natal. O projeto denominado ‘Obesidade Zero’, foi aprovado durante sessão ordinária na última quarta-feira, 20. “Estou estreando no plenário desta Casa de Leis para tratar de um assunto que para mim é de suma relevância que é a preocupação com a saúde e o bem-estar das nossas crianças e adolescentes”, defendeu em plenário a parlamentar. “Estou feliz pela adesão da primeira de muitas ações que pretendo desempenhar no legislativo municipal durante o meu mandato em prol da população de Natal”, comemorou.

Os artistas gritam e a Prefeitura de Natal não escuta


Estão repercutindo nas redes sociais as manifestações de desagrado dos artistas natalenses contra a falta de pagamento de shows contratados, alguns do ano passado. Pelo que sei os artistas considerados nacionais, receberam seus cachês. Por que não os daqui?

É inadmissível pensar que o tratamento tenha dois pesos quando se trata de cultura, de movimentos em prol do crescimento das artes e do desejo que a própria prefeitura tem de divertir a população nos vários eventos que promove, mas não paga.

A resposta, de acordo com postagem de Isaac Galvão no “Facebook”, por parte da Funcarte, é que estão esperando repasses da Sempla. Repasses que nunca chegam. Por que não chegam se foram contratados pela entidade de cultura do município?

Será que existe tanto ruído interno dentro da Funcarte, prefeitura e Sempla que não permite que a básica atenção de pagar a quem trabalhou seja honrada? O que se sucede entre esses corredores e entre a comunicação dessa prefeitura tão desgastada?

Afinal, consideremos que os valores não são tão expressivos porque a prefeitura pode, paga e prefere pagar bem a artistas de fora do estado. Então, porque essa picuinha, essa desatenção, mais esse desgaste em cima da prefeita que coleciona reclamações nesses dois primeiros anos de governo?

Será que não seria à hora de terceirizar a cultura do município, assim como Micarla de Sousa fez com relação ao combate à dengue? Ora, quem sabe trazendo gente de fora para administrar a Funcarte as coisas não passem a funcionar. Na saúde, pelo menos os carros fumacê contra a dengue já estão nas ruas e não vão matar nenhum artista-credor, já envenenado pela pouca importância que a cultura do município dá a própria cultura. Será a Funcarte autofágica?