Imagine um casal unido.
Qual? Lineu e Nenê?
Não. João e Maria.
Havia anos que eu não os via. Encontrei-os, por acaso, quando saiam do Banco do Brasil no centro da cidade. Alegria geral. Fofocas mil. E as indagações de praxe: filhos, netos e a vida.
Fiquei olhando os dois se afastarem e percebi que apesar do tempo os dois continuavam como sempre estiveram, unidos e espirituosos.
Adoravam comer e fazer coisas diferentes. Maria uma dona de casa cuidadosa sempre que surgia algum curso de culinária – cozinha japonesa, cozinha portuguesa, cozinha alemã - lá estava ela fazendo. A cada receita nova os dois iam para a cozinha. Ele um cozinheiro nato, assumia o comando, desfazia as receitas que ela aprendera e fazia do seu jeito, retirando ou acrescentando algum ingrediente e transformando o trivial em especial.
Adoravam receber os amigos com uma novidade culinária a cada final de semana. Porem havia uma comidinha que não fora fruto dos cursos de culinária feitos por Maria, mas a versão dada por João a uma receita de sua mãe que fazia o maior sucesso e sempre se pedia bis.
Vamos a ela.
Repolho Recheado
Ingredientes
1 repolho médio
2 xícaras de arroz
1 xícara de carne moída
1 cebola ralada
2 dentes de alho amassados
Pimenta do reino moída a gosto
Pimenta do reino em grãos a gosto (opcional)
Sal a gosto
Azeite o quanto baste
1 colher de sobremesa rasa de açafrão
1 litro de caldo de carne fervente
Água fervente o quanto baste
Modo de Fazer
Despetale o repolho, lave muito bem, folha por folha, deixe de molho em uma mistura de água com vinagre, pó alguns minutos, para tirar as impurezas.
Pique as folhas pequenas do repolho – do centro – e coloque no recheio.
Refogue o alho e a cebola no azeite, acrescente a carne moída e refogue-a até ficar sequinha, tempere com sal e pimenta do reino a gosto.
Coloque o arroz e deixe refogar mais um pouco, acrescente o repolho picado, mexendo sempre para que todos os ingredientes fiquem bem incorporados.
Em uma panela – com menos de 30 cm de diâmetro - vá remontando o repolho – fazendo um ninho começando pelas folhas maiores, reserve algumas para o fechamento – coloque o recheio no centro, cubra com as folhas menores e por cima algumas maiores reservadas, contando que fique bem fechado para não abrir no cozimento.
Lembre-se que o arroz dobra de volume.
Misture o açafrão no caldo de carne e regue o repolho.
Complete com água fervente, cobrindo todo o repolho. Verifique o sal.
Tampe a panela e leve ao fogo até secar completamente, aproximadamente 40 minutos. Se houver necessidade, acrescente mais água fervente.
Desligue o fogo e regue com azeite a gosto.
Sirva quente na própria panela em que foi cozido.
Até domingo!
Hummmmm me deu água na boca...,parece mto boa a receita vou copiá-la,obrigada belo post.
ResponderExcluirBom domingo e ótima semana.
água na boca! Mercita que delícia é esta?
ResponderExcluirbeijo