terça-feira, 2 de agosto de 2011

Amigos da mesma laia

Autor: Sílvio Caldas
(jsc-2@uol.com.br)
         Acho que amizade sincera só pode dar certo quando os amigos são, como se diz no vulgo, da mesma laia.
       Se não possuem interesses e valores em comum não são amigos. Aliás, nem os mesmos gostos. Isso não significa que um seja melhor ou pior do que o outro, apenas são diferentes e tem o seu modo de ser que é singular em relação aos interesses ou gostos pessoais.
       Muita gente se gaba de possuir um milhão de amigos. Acho que quem tem um milhão de amigos não tem nenhum. Amigos mesmo, contam-se nos dedos da mão. E mesmo assim, é difícil tê-los dez. Outra coisa: fazer amizade é fácil, difícil é conservá-las!
       Muitos confundem amizade com coleguismo, com parceiros de jogo ou de bar, ou de boemia. Ledo engano. São amizades passageiras, pois a verdadeira amizade tem que ter a duração da eternidade.
       Existe a possibilidade de amigos não pertencerem à mesma classe social, ou as mesmas afinidades. Mas isso é coisa rara. Do contrário, os irmãos de sangue seriam necessariamente amigos entre si.
       Todavia, não se busque investir numa amizade apenas por alguém pertencer à mesma classe social . O fundamental de uma amizade sincera é que não seja baseada em interesses menores ou em coisas materiais. Pode-se ter bons relacionamentos comerciais ou profissionais sem que o relacionamento se baseie numa amizade e sim, apenas, nos interesses comuns.
       Outro detalhe infelizmente importante: o fato de você dedicar sinceramente uma amizade a determinada pessoa não significa que haja por parte dela uma reciprocidade. E você não tem que se magoar com isso, pois o fato de você amar alguém não significa que terá que ser correspondido. Limite-se pois a amar sem ser amado.
       Finalmente, se você quer saber que é realmente amigo de outra pessoa, basta que pergunte a você mesmo: seria eu capaz de dar a vida por Fulano (ou Fulana)?
       Se sua consciência responder a isso afirmativamente, então considere-se amigo verdadeiro. Caso contrário, desista, pois vocês não são da mesma laia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário