Futsal, vôlei de areia, futebol de campo e futebol de areia. Essas foram as modalidades disputadas por mais de 200 alunos do Lógico Cursos Aliados no último domingo (11/09). A terceira edição da Copalog – Um dia dedicado ao esporte e lazer promovido pela instituição de ensino, rendeu muito mais que gols e saques. O objetivo principal era mexer o corpo e distrair a mente dos vestibulandos.
A ordem foi suar a camisa e relaxar a tensão. Segundo o diretor de eventos do Lógico, professor Frederico Lima, o Dialog foi criado exatamente para isso. “Nós já estamos na reta final dos estudos para o vestibular da UFRN (que será realizado nos dias 27 a 29 de novembro) e nesse período muitos alunos ficam muito estressados e ansiosos. O Dialog traz mais descontração para a rotina dos estudantes”, afirma Fred.
O médico e professor de biologia Carlos Rafael, o Carlão, destaca ainda mais benefícios para os estudantes. "A atividade física promove uma descarga saudável de adrenalina no cérebro, deixando a pessoa mais atenta, com menos tendência à sonolência, além de ajudar a manter o índice de glicose no sangue, fundamental para a nutrição dos neurônios", destaca.
Para aluna Raphaela Cordeiro, de 17 anos, que disputou futsal feminino, o Dialog foi uma oportunidade para relaxar. “Estamos tão perto do vestibular e o Dialog veio como uma vávula de escape para desopilarmos a pressão e descontrairmos com os colegas”, afirma a estudante que vai prestar vestibular para Direito.
Prepare-se para a maratona de preparação
Cuidado com a postura
Exercícios também podem ajudar você a se livrar daquelas fisgadas nas costas e no pescoço - comuns quando se passa horas na escrivaninha ou em frente ao computador. Para isso, não se esqueça de alongar antes e depois da atividade física.
Na hora de estudar, não fique na mesma posição por muito tempo. Faça uma pausa a cada 30 ou 40 minutos para sair e se movimentar, beba água, vá ao banheiro, alongue-se um pouco.
Respire fundo
Respirar fundo diminui a tensão e é o primeiro passo para relaxar os músculos. Quando o músculo está tenso, menos oxigênio passa por ele. Quando respiramos fundo, uma quantidade maior do gás chega ao músculo e permite o relaxamento.
Durante o estudo ou na hora da prova, respire profundamente entre cinco e dez vezes. Assim, uma quantidade maior de oxigênio vai chegar ao seu cérebro, te ajudando a relaxar e aliviar a tensão.
Já para a cama!
Não adianta virar a noite estudando. Afinal, a maior parte do processo de memorização é feita enquanto dormimos.
Que tal um joguinho?
Um bom jogo de tabuleiro, damas, e até dominó, podem te ajudar na hora da prova. Com eles, você aprende a traçar estratégias, que podem ser cruciais na hora de fazer a prova
Além de estratégia, esse tipo de jogo estimula a flexibilidade do seu cérebro, ou seja a capacidade de sair de situações inesperadas, além de favorecer a organização e a atenção.
Mexa-se
Não fique o tempo todo estudando. Aproveite o fim de tarde ou o começo da manhã para fazer uma caminhada ou andar de bicicleta pela cidade.
Por Nathália Gröner - (84) 9189.3038 l 9955.4969
Nenhum comentário:
Postar um comentário