O deputado Walter Alves-PMDB disse hoje que via no horizonte a retomada definitiva da mineração no Rio Grande do Norte com a geração de emprego e renda para a população e impostos para o Estado.
Ele ressaltou que os estudos do Departamento Nacional de Produção Mineral-DNPM comprovam que a matriz tem mais de 50 minérios em condições comerciais de exploração, como calcário, diatomito, estanho, caulim, tungstênio, feldspato, nióbio, gás natural e petróleo, dentre outros.
“Precisamos agregar valor a nossa matéria prima. Devemos sim exportar nossa produção, mas devemos tentar agregar valor através de beneficiamento, como já ocorre com o calcário transformado em cimento no Oeste potiguar. Se fizermos isso estaremos dando um grande salto qualitativo na nossa pauta de exportações e quem sabe, derivando uma grande cadeia de beneficiamento em produtos primários que pode se expandir para a consolidação de um pólo minerador”, disse.
O parlamentar disse ainda que um ponto a ser considerado é a compatibilização do desenvolvimento do Estado, tendo como um dos pilares a mineração e o cuidado com o meio ambiente.
“Acredito na minimização dos impactos ambientais através de um manejo planejado e cuidadoso que tenha em mente a preocupação com o Rio Grande do Norte que queremos ter no futuro”, afirmou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário