terça-feira, 1 de julho de 2014

Mostra de Audiovisual Cinema na Copa exibe produções inéditas para público potiguar


Contemplada pelo edital Cultura 2014, mostra Cinema na Copa inclui os filmes “Nação do Futebol” e “Tatu, que bola é essa?”. Entrada franca.

O Auditório do IFRN-Cidade Alta receberá a mostra de audiovisual Cinema na Copa - Cultura 2014, com exibição de seis produções nacionais inéditas. Contemplado pelo Concurso Cultura 2014 do Ministério da Cultura, evento será realizado em Natal nos dias 01 e 02 de julho, com apoio da Secretaria Extraordinária de Cultura (SecultRN/FJA) e IFRN. As sessões são gratuitas e acontecerão a partir das 15h30.


A mostra começa com o filme “Nação do Futebol”, de Eduardo Souza. O projeto é um filme sobre o futebol praticado há muitos anos pelos índios Kaipó na Amazônia e muito reverenciado por todas as aldeias dessa região. Um apanhado histórico de brincadeiras e jogos indígenas que remetem à prática do futebol na Amazônia bem antes da chegada deste esporte no Brasil.

Em seguida, será exibido o filme “Tatu, que bola é essa?”, de  Gilson Gaspodini. Trata-se de um documentário que apresenta o Tatu Bola, animal por trás da simpática figura do evento da Copa do Mundo 2014. A proposta é mostrar o trabalho de preservação que a ONG Associação da Caatinga (CE) realiza e também investigar as diversas manifestações que tem o tatu como motivação: artesanato, cantigas, literatura, lendas indígenas e até pintura rupestre.

O terceiro filme, “Encourados”, de Rodrigo Campos e Cecília Brandão de Araújo, divide-se entre a estética que brota da cultura do vaqueiro, a partir de sua principal expressão, a feitura das couraças, e os caminhos atuais da tradição dessa cultura. Através do potencial dramático dos dois enredos que constituem sua narrativa, ambos os temas serão abordados desde uma atitude de aproximação, de mergulho na vida cotidiana dos vaqueiros, os artesãos e artesãs do couro e suas famílias.

No segundo dia da mostra, será exibido “Diante da mesma cruz”, de  Cláudia Pinheiro. O filme explora a convivência de duas festas aparentemente contraditórias: o Carnaval e a Festa do Divino Espírito Santo, que acontecem em São Luiz do Paraitinga (SP). Partindo de depoimentos dos habitantes da cidade e ilustrando com imagens de arquivo, é possível ver relação entre sagrado e profano que permite que as mesmas pessoas possam ser foliões ou beatos conforme a época de festividade.

O segundo filme, “Mateus”, de Andrea Ferraz, mostra a saga de Jurema e Mosquito, que sobem num fusca 78 a caminho da zona da mata norte pernambucana em busca dos palhaços da cultura popular: os Mateus, dos grupos de cavalo-marinho, companheiros da brincadeira de fazer sorrir. Um documentário de busca que faz do encontro a possibilidade de um cinema que entende o acaso como força criativa.

O filme “Música operária”, de Lucas Gervilla, encerra a mostra. Documentário de 26 minutos de duração conta a história da Corporação Musical Operária da Lapa. Fundada em 1881, trata-se do grupo musical mais antigo ainda em atividade na cidade de São Paulo. O grupo leva esse nome pois, durante toda a sua trajetória, a maioria dos integrantes eram trabalhadores operários.

SERVIÇO:

Copa Cultural – Cinema na Copa - Cultura 2014 – Mostra de Audiovisual – Dias 01 e 02 de julho, às 15h30. Auditório IFRN-Cidade Alta. Entrada franca. Tel.: (84) 3232-5320.

Por Eliade Pimente

Nenhum comentário:

Postar um comentário