sexta-feira, 11 de julho de 2014
Ouvidoria do Ipem-RN registra mais de 40 denúncias no primeiro semestre
No primeiro semestre de 2014, a Ouvidoria do Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (Ipem-RN) recebeu 42 notificações, entre denúncias e reclamações. Denúncias com relação ao funcionamento de bombas medidoras de combustíveis e balanças lideraram o ranking de reclamações dos usuários junto ao órgão no período de 1º de janeiro a 10 de julho, com os produtos pré-medidos e alimentos comercializados a peso vindo logo em seguida na lista de maiores demandas.
“O consumidor está mais atento aos seus direitos e reclamando mais. Um exemplo claro disso é que, em todo o ano de 2011, nossa Ouvidoria registrou 36 denúncias, número facilmente superado já no primeiro semestre deste ano”, contabiliza o ouvidor do órgão delegado do Inmetro no Estado, Frederico Barbalho.
Mas o ouvidor lembra que também é importante registrar os acidentes de consumo, pois os dados são utilizados para referenciar a regulamentação de serviços e produtos pelo Inmetro. “É por meio desses números que a fiscalização é intensificada pelos órgãos delegados e a normalização de produtos e serviços é desenvolvida, trazendo mais segurança para o consumidor brasileiro”, acrescenta Frederico, que reforça: “Esse tipo de registro ainda não é muito comum no nosso Estado. É preciso que as pessoas informem mais”.
FALSOS FISCAIS
Também é preciso ficar atento à atuação de falsos fiscais no Estado, que vão às casas das pessoas se passando por agentes do Ipem-RN e oferecem um “kit botijão”, composto por uma mangueira e um registro de botijão de gás, após se apresentarem como representantes de uma empresa legalizada para inspeção do equipamento na casa do cidadão.
“Lembramos que o Ipem não realiza fiscalizações em residências e que, portanto, o cidadão deve estar atento para não permitir a entrada desses falsos fiscais em suas casas”, alerta Frederico. A verificação desses itens pelo Ipem é realizada apenas em fábricas e comércios.
DENUNCIE
Para receber denúncias ou reclamações, o Ipem dispõe do número 0800-281-4054, com ligação gratuita para o cidadão de qualquer região do Estado; e do e-mail ouvidoria-ipem@rn.gov.br. Todas as denúncias são apuradas.
Já para o registro de acidentes de consumo, a população pode acessar o endereço www.ipem.rn.gov.br e clicar no banner “Acidentes de Consumo”, que será redirecionado para o formulário na página do Inmetro.
VÍDEOS
Saiba mais sobre acidentes de consumo e como registrá-los clicando AQUI.
Confira vídeos da do Inmetro sobre falsos fiscais clicando AQUI e AQUI.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário