terça-feira, 1 de julho de 2014

Torcendo sem se descuidar da saúde


Que os jogos da seleção, durante a copa do mundo, viram uma grande festa, isso todo mundo sabe. Milhares de famílias Brasil a fora já estão com a programação montada só esperando os jogos decisivos  para torcer pela seleção canarinho. E quem não gosta de reunir os amigos para se divertir enquanto torce? Nesta hora, o que não pode faltar para dar mais sabor às reuniões são os famosos petiscos, aquelas entradinhas com carne, calabresa, queijo amarelo e outras gostosuras que nós brasileiros já estamos pra lá de acostumados.


Como a grade de jogos da copa do mundo e da nossa seleção está programada para o horário de expediente, muitos trabalhadores acabam assistindo aos jogos fora de casa, o que já pode levar a uma mudança na rotina alimentar. Como é praticamente impossível não beliscar algum aperitivo durante os 90 minutos dos jogos a boa alimentação acaba ficando um pouco de lado.

Porém os especialistas apontam que é sim possível torcer e comemorar cada gol sem deixar hábitos saudáveis de lado. A nutricionista do Hapvida, Beatriz Bentes, orienta que as opções de petiscos para oferecer em casa devem ser as mais leves possíveis. “Sugiro tira gosto que não levem muita fritura, como pastéis de forno, ou mesmo acompanhados de legumes ou frutas, como uma porção de torradas com patê de cenoura, e até mesmo batata recheada com queijo branco e tomate seco", recomenda.

  A nutricionista lembra ainda que a alimentação ajuda quanto aos excessos de consumo de bebidas alcoólicas. "A ingestão de comidas saudáveis favorece a digestão, evitando assim os famosos 'porres'. E você poderá curtir muito mais as vitórias do Brasil, além de evitar as idas e vindas constantes ao banheiro. Sugiro também o consumo de sucos de frutas naturais e água, durante os jogos. Assim você evita um quadro de desidratação e problemas futuros de saúde”, orienta.

Além das frituras e do excesso de bebida, Suzele recomenda também a ingestão de amêndoas de forma moderada. “Amendoins e amêndoas são ricos em Omega 3. Essa substância ajuda no bom funcionamento do organismo. No entanto, esse não deve ser o único aperitivo, pois assim como qualquer óleo, em excesso, pode prejudicar a digestão e absorção de nutrientes pelo intestino”, alerta a nutricionista.

Dica: Separamos uma dica de receita de petisco saudável e simples de fazer em casa.
500g de queijo branco
500g de blanquet de peru
Azeite
Orégano

Modo de preparo: corte o queijo branco em cubos; enrole o blanquet e corte em tirinhas, espete com palitos de dente; tempere com azeite e o orégano a gosto. Pronto! Você terá um aperitivo delicioso e saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário