sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

A centésima ovelha


Leonardo Sodré*

Quando um animal foge às vezes vai longe. Alguns, entretanto, ficam rondando a casa ou o cativeiro, como se ansiassem por serem encontrados. Uns são tão rápidos que nunca mais são vistos. Outros, com um pouquinho de carinho, atenção e amor vão se chegando e terminam por ficar. Mas, a maioria tende a fugir, mesmo que sejam cercados de carinho, de atenção, como se isso fizesse parte da natureza dos seres. Mesmo conosco, criados à imagem de Deus, acontece o mesmo. Também temos uma natureza fugitiva. Confundimos a real liberdade e caímos nas malhas das tentações, que se apresentam como uma larga estrada de liberdade.
Libertamos a nossa natureza e aprisionamos o nosso espírito.
Jesus Cristo, que alguém disse usar de refinado bom humor no sentido de cativar as nossas boas tendências, disse um dia: “Que vos parece? Se alguém possui cem ovelhas e uma delas se extravia, não deixa às noventa e nove nos montes e vai à procura da extraviada? Se conseguir achá-la, em verdade vos digo, terá maior alegria nela do que nas noventa e nove que não se extraviaram”. (Mateus, 18, 12 a 13).
Ele colocou essa questão logo após ter falado sobre os escândalos. Principalmente os que envolvem crianças, como os que vemos cotidianamente. Crianças sendo exploradas pelos pais para pedir esmolas, abandonadas nas ruas, esquecidas, indesejadas, maltratadas, espancadas e até assassinadas silenciosamente pelos pais.
Quando Jesus falou nos escândalos com crianças foi duro e chegou a dizer:
- Ai do homem pelo qual o escândalo vem!
Depois disso, quem sabe, talvez tenha baixado a voz, sentado, olhado o Céu e colocado novamente a questão da centésima ovelha desgarrada quase como um desabafo, uma última insistência. Tristemente, afinal o mesmo assunto e a mesma lição, o profeta Ezequiel já havia colocado há muito tempo para aqueles corações (Ezequiel 34, 4 a 16).
Jesus já havia feito o segundo anúncio da Paixão e tinha pressa. Queria que os homens entendessem a mensagem, a “Boa Nova”. Por isso abriu, então o diálogo:
- Que vos parece?
Os estudiosos da Bíblia referem-se às passagens contidas no capítulo 18 do Evangelho de Mateus como um “discurso sobre a Igreja”.
Naquele tempo a Igreja estava sendo formada a partir de Jesus. As questões tinham então um enfoque profundo sobre a mesma Igreja. Mas, a que já existia: a Igreja Doméstica.
E a nós, tantos séculos depois, o que nos parece?
Quantas vezes nos perdemos com a esperança de sermos encontrados? Quantas vezes a beleza das paixões nos fez fugir para longe com a esperança de não sermos encontrados? Quantas vezes nos negamos ao reencontro, enquanto “erradas” noventa e nove pessoas querida nos esperavam? E quantas vezes renegamos nosso papel de pastor e deixamos de procurar a centésima ovelha?
É curioso como nestes tempos de tantas informações nos tornamos mestres do julgamento. E, contraditoriamente, temos medo de admoestar, de corrigir, de perdoar. Temos medo de dizer sim e temos medo de dizer não. Falhamos quando nos conformamos com a ovelha desgarrada e não conseguimos abandonar por momentos, sequer, aquelas que nos dão prazer, alegria, orgulho...
Tornamo-nos sectários e não vamos à busca daquela que se extraviou e que muitas vezes, nos desencontros de tortuosos caminhos, sonha e precisa ser encontrada.
Jesus completou no final do diálogo que propôs e que terminou sendo um monólogo:
- Assim também não é da vontade do Pai, que está nos Céus, que um destes pequeninos se perca.

*Jornalista e escritor
(Dezembro de 2001)

Democracia


Votaram 142 pessoas e por unanimidade, escolheram a data de 25 de fevereiro de 2011, para o lançamento do CD e DVD da "Decafesta dos Amigos do Tirol", no dia da realização do "CARNAVAL DA SAUDADE DOS AMIGOS DO TIROL" às 22h, na sede da AABB de Natal.

Inaptidão, incompetência, omissão e calote marcam o mini governo Iberê

Por Minervino Wanderley*

Pobre Rio Grande do Norte! Nunca na nossa história um governante cometeu tantas falhas como Iberê. Tudo teve início quando ele não disse como estavam as contas do Governo do Estado na transição de Vilma de Faria. Como quem não reclama, concorda, é de se pensar que estava tudo às mil maravilhas. Portanto, colocar a culpa na antecessora, não justifica o verdadeiro desastre.

Uma campanha mal feita, uma doença que o limitou ao longo da disputa, além da incompetência administrativa do governador e de alguns auxiliares, foram os ingredientes que o  levaram à derrota eleitoral e o Rio Grande do Norte ao caos em que se encontra.

São milhares de servidores sem receber seus salários, fornecedores caloteados, uma multidão batendo às portas do Centro Administrativo como se fossem formigas correndo para um prato de açúcar. Só que o prato está vazio. Não o de Iberê, posso garantir. Nem será somente de açúcar. Seu prato de fim de ano será de camarão, filé, lagosta e outras iguarias, todas regadas a whisky 18 anos e muito, muito chopp.

 Bem diferente do réveillon dos funcionários do Meios, por exemplo, que sequer receberam uma parcela do 13º, além dos salários de novembro e dezembro. Esses servidores estão querendo o que lhes é devido. Nada mais. Infelizmente, assim não foi assim que entendeu o Juiz que indeferiu o pedido do Ministério Público do Trabalho para bloquear a conta do Governo do Estado, o que garantiria a quitação do débito.

Vai assumir Rosalba, que, coitada, antes de começar sua gestão, já teve que pagar contas da administração Iberê. O ex entrega o governo como quem entrega a alça de um caixão que caminha para sepultamento. Rosalba vai ter que trabalhar com a cabeça fria para resolver tantos problemas herdados. O povo do RN confiou nela. Os números da eleição provam isso. Resta pedir a Deus que a ilumine para que nós, potiguares, tenhamos um governo digno da nossa história.

*Jornalista

Perdão a Billy e a história de nossos facínoras

Paulo Correia
Jornalista

paulo.correia@r7.com
.
Esses dias, o governo do Novo México, nos EUA, resolveu estudar melhor o caso do ladrão de gado e pistoleiro mundialmente famoso Henry McCarty, mais conhecido como Billy the Kid. O caso foi o antigo pedido de perdão concedido pelo governador do estado, Lew Wallace, em 1879, ao fora da lei, mas que nunca foi posto em prática. Agora, 131 anos depois do ocorrido, o atual gestor do estado planeja cuidar do caso.
Em 1879, o então governador Wallace concordou em perdoar o caubói, que estava preso, em troca de seu testemunho em um caso de assassinato. Billy contou o que sabia e não recebeu o que fora prometido pelo governante, com isso, fugiu da delegacia onde estava detido e se embrenhou nas terras secas do interior do Novo México. Mesmo foragido, escreveu várias cartas ao governador Wallace pedindo o seu prometido perdão. Nada foi feito e o jovem pistoleiro foi perseguido até a morte por um comparsa seu, o também famoso xerife Pat Garett.
O que chama a atenção é o destaque que este caso ainda desperta na opinião pública americana e que faz com que a atual administração se volte ao estudo do ocorrido. Aqui no Brasil isso é quase impossível de acontecer. Até casos recentes de erros jurídicos passam em brancas nuvens pelos nossos formadores de opinião. Imagine casos ocorridos no século XIX.
Por aqui temos um grande vazio de estudos mais aprofundados nos casos como o de Jesuíno Brilhante e de Sinhô Pereira. Dois cangaceiros que entraram na vida errada para vingar mortes em suas famílias. Talvez um dos poucos autores que trabalhou melhor a vida dos dois tenha sido o historiador Frederico Pernambucano de Mello, no seu genial livro “Guerreiros do Sol”.
Mais ainda faltam muitos detalhes da historiografia dos facínoras brasileiros. E isso é um preconceito que não leva a nada. Estudar e identificar os motivos e trajetórias desses homens é uma forma de analisar a nossa atual realidade.
O que o governo do Novo México está fazendo no caso Billy the Kid é uma leitura do seu passado e um cuidado com o seu presente.

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

A canção da professora

Sílvio Caldas
(jsc-2@uol.com.br)   

A música já estava praticamente concluída. Faltava concluir a letra. O título seria o acima, em homenagem à querida professora Noilde Ramalho. O tema central enfocava "o verdadeiro amor". Havíamos combinado, a dra. Olindina e eu para fazer uma surpresa, no devido tempo, à homenageada.
A admiração que eu nutria pela professora Noilde, estranhamente, era a mesma que me marcou pela vida a fora minha primeira professora formalmente falando. Refiro-me a "dona" Cirene, do Instituto Nossa Senhora da Conceição, em Recife. A serenidade e a doçura daquele olhar, a bondade daquela mulher, o amor que ela nos devotava jamais esquecerei. Pois foram estas mesmas sensações que me tocaram logo aos primeiros contatos que tive a felicidade der ter com a grande mestra que Natal acaba de perder, justamente no dia de Natal.
Estava eu participando do mesmo cruzeiro que ela. Diariamente nos cumprimentávamos, desde o aeroporto, na ida, até os encontros diários no restaurante do navio. Gozei, sim, do privilégio de conviver um pouquinho que fosse, dos últimos dias de "dona" Noilde.
Não tenho nenhuma vergonha de dizer que não pude controlar as lágrimas quando meu amigo Clênio me deu a notícia. Como também não estou conseguindo controlar esse choro de velho abobalhado ainda agora, quando escrevo essas linhas. Tal era o impacto que a personalidade da grande mestra me causava.
Infelizmente ainda estou em São Paulo e somente amanhã à noite chegarei a Recife. Portanto, não estarei materialmente presente para acompanhar aquela brava e sábia mulher à sua última morada. Mas Deus é testemunha da minha vontade e do meu sentimento.
Espero que Natal lamente para sempre tão grande perda. Dela se pode dizer com a maior propriedade, que fez do trabalho sua diária oração.
Adeus querida mestra. Sua canção  está praticamente pronta. Talvez sexta-feira próxima Lucinha Lira lhe consiga render essa modesta homenagem, mas feita com muito amor, respeito e gratidão por tudo que a senhora representou em meio século para a educação do Rio Grande do Norte. Somente uma coisa compensará um pouco a sua fala: o seu perene exemplo às novas gerações.

Funcionamento do Museu de Cultura Popular sofre alteração

O horário de funcionamento do Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão sofrerá alteração neste final de ano. O Museu, que fica localizado no antigo prédio da Rodoviária de Natal, fechará nesta sexta-feira (31) e só abrirá ao público na terça, dia 4 de janeiro. Isso porque na segunda-feira o expediente é interno.
Vinculado a Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte), o  reúne um acervo expressivo da cultura ppopular. A exposição permanente é formada por elementos da religiosidade, danças, bonecos de João Redondo, brinquedos, esculturas, cordéis e exibição de vídeos documentários dos fazeres e saberes do homem potiguar.

Réveillon Cultural na Praia do Meio


A Prefeitura Municipal do Natal, por meio da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte) irá promover o Réveillon Cultural, na Praia do Meio, próximo a Estátua de Iemanjá.
O Réveillon Cultural terá como atração a cantora Kristal, com um repertório especial, baseado no show apresentado recentemente no Auto do Natal, no Machadão.
A Estátua de Iemanjá, na Praia do Meio, sempre registra um grande movimento na passagem do ano, principalmente dos adeptos do candomblé e de crenças afins.

Tv Assembleia assina convenio com o Ministério Público Federal

No último ato como Presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Robinson Faria, assinou um convênio entre a Tv Assembleia e o Ministério Público Federal, para realização de um programa televisivo da instituição. O programa vai estrear em 2011 com a proposta de mostrar a importância e o trabalho do Ministério Público Federal na vida dos potiguares. Inicialmente previsto para ter 15 minutos de duração, o programa passa a integrar uma rede de parceiros da Tv Assembleia que já conta com programas de instituições como Tribunal Regional Eleitoral, Tribunal de Justiça, Ministério Público e IFRN.

Governo autoriza convocação dos candidatos considerados aptos no concurso da PM de 2005


Despacho assinado pelo governador Iberê Ferreira de Souza, nesta quarta-feira (29), autoriza a convocação dos candidatos considerados aptos na 1ª Etapa (Exame Intelectual) no Concurso Público de 2005 para soldados da Polícia Militar a realizarem Exame de Avaliação de Condicionamento Físico (2ª Etapa).
A determinação do governador beneficia a mais de mil candidatos. Os aprovados no Exame de Condicionamento Físico, que deverá acontecer no mês de janeiro, estarão em condições de prosseguirem nas etapas seguintes: Exame de Saúde e o Curso de Formação de Soldados.
O concurso de 2005 tem prazo de validade até o dia 10 de janeiro de 2011. O Despacho do governador chama também a atenção para a observação das cautelas legais e as disposições da Lei de Responsabilidade Fiscal, no que couber.

Caba macho

Por José Pereira
(Dedé Lezeira) *

Quando Agamenon Magalhães era o governador de Pernambuco, tinha o costume de acordar muito cedo e, como não tinha ninguém para lhe encher o saco, ele, como o bom matuto ia aguar o imenso jardim do Palácio do Campo das Princesas, residência oficial do governo.
Numa dessas madrugadas deparou-se com um jovem rapaz encostado nas grades do jardim. Achou interessante àquela hora da madrugada uma pessoa, naquele local, por volta das 03h. Desejou bom dia, sendo correspondido.
Então, perguntou ao jovem o que estava fazendo ali naquela hora. O rapaz disse que havia chegado a poucos minutos da cidade de Afrânio, interior do estado e que estava fazendo hora até o palácio abrir porque iria falar com o governador.
- Eu trouxe uma carta do meu pai, que é chefe político na minha cidade, e deu muito voto para o doutor governador para ele me nomear como chefe do posto de saúde, cargo que está vago. Meu pai deu muito voto e ele não pode negar de jeito nenhum o pedido! Se não, ele tá fodido com o meu pai (e fez aquele gesto tradicional com as duas mãos).
O governador, travestido de jardineiro respondeu:
- Pois acho que o governador estará despachando no seu gabinete por volta das 08 horas. Inté...
Quando o governador Agamenon chegou para o expediente, sua secretária o avisou que tinha um rapaz do interior que queria falar com ele de todo jeito, sem marcar audiência nem nada.
- E, nem quer entregar a encomenda para o senhor pelas minhas mãos. Completou a secretária
Agamenon autorizou a entrada do rapaz, que entregou a carta. O governador leu e disse;
- Tudo bem, mas se eu não puder te nomear?
- A conversa é a mesma de hoje cedinho o senhor tá fodido com meu pai (e fez aquele mesmo gesto com as duas mãos).
Pense num caba macho!

*Empresário

A Rede InterCity apóia atletas nordestinos na Maratona São Silvestre 2010

Os vencedores da Corrida Histórica de João Pessoa vão participar da Maratona São Silvestre 2010 no Pelotão de Elite e com todas as despesas pagas.
 Os atletas paraibanos Mary Emannuela da Costa Oliveira (Campina Grande) e Valdemir Borges (Sousa) vão correr a Maratona São Silvestre no Pelotão de Elite da maior Corrida de Rua do Brasil. A ação é patrocinada pela ONG Nação do Bem e pela Rede InterCity de Hotéis.
Mary Emanuella e Valdemir foram os vencedores da 1ª Corrida Histórica de João Pessoa realizada no dia 21 de novembro na capital paraibana e levaram como prêmio a participação na Maratona São Silvestre 2010 com as despesas de inscrição, transporte e hospedagem em Hotel InterCity pagas e mais ajuda de custo em dinheiro.
Em São Paulo, os atletas serão hóspedes do Hotel InterCity Premium Ibirapuera com todas as vantagens da hotelaria inteligente.

TV Assembleia transmite ao vivo Posse do Executivo Estadual

O dia 1º de janeiro de 2011 será marcado pela posse da governadora eleita Rosalba Ciarlini e do vice-governador, Robinson Faria, e pela solenidade de transmissão de Cargo do Executivo Estadual. Os telespectadores da TV Assembleia e os ouvintes da Rádio Assembleia vão acompanhar os dois eventos ao vivo, direto do Teatro Alberto Maranhão e do Palácio da Cultura, respectivamente.
A transmissão da TV Assembleia começa às 17h30, com um programa especial, apresentado pela jornalista Adalgisa Emídia, e comentários do assessor jurídico da Assembleia Legislativa, Washington Fontes, trazendo informações sobre os ritos da solenidade de posse do Executivo Estadual, além de entrevistas ao vivo, direto do TAM, com as autoridades convidadas para o evento.

Programas “Escola do trabalhador” e “Sinal verde” são lançados pela Prefeitura


Dois programas e duas medidas. Preocupada com o analfabetismo e o desemprego no município, a Prefeitura de Natal, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), firmou parceria com a Federação do Comércio (Fecomércio) no sentido de erradicar esses dois grandes problemas da sociedade, atraindo jovens e adultos para a alfabetização com a garantia de um emprego ao final do curso.

Fisco RN encerra 2010 com recorde geral de arrecadação


O Sindicato dos Auditores Fiscais do RN divulgou balanço com os números parciais da arrecadação total de ICMS em 2010. O acumulado até o mês de novembro já é de R$ 2.554.196.247, o que significa um aumento de 16,67% comparado ao mesmo período em 2009. 

Prefeitos do RN reelegem Benes e Jaime para a diretoria da Femurn


Prefeitos de várias regiões do Estado se reuniram na manhã desta terça-feira (28) para escolher a nova diretoria e o conselho fiscal para o biênio 2011/2012 da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn). Em decisão unânime, os gestores municipais optaram pela reeleição do prefeito de Lajes, Benes Leocâdio (PP), para o cargo de presidente, e o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado (PR), como vice- presidente.

Feiras da Árvore movimentam economia natalense


Com pouco mais de 20 dias de funcionamento, as Feiras da Árvore de Mirassol e do Panatis já movimentam a economia municipal com as vendas de artesanato; participação dos grupos de Economia Solidária; e ainda da Praça de Alimentação. "O faturamento já ultrapassa os R$ 160 mil", comemora Frederico Leite, Diretor do Departamento de Empreendedorismo. As Feiras, desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – Semtas, são parte integrante da programação do “Natal em Natal”, e sua realização seguirá até o dia 6 de janeiro.

São Gonçalo ganhou Polo Universitário Doutor Ruy Pereira


O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, inaugurou nesta quinta-feira (30), às 9h, no Conjunto Amarante, uma unidade do Programa Universidade Aberta do Brasil. O Pólo Universitário de São Gonçalo, Dr. Ruy Pereira dos Santos, está sendo instalado pelo município em parceria com o Governo do Estado e o governo federal.

Presente de Micarla

Calçada da Ary Parreiras: lixão a céu aberto

Há vários dias moradores da rua Ary Parreiras, que dá acesso à base naval, e adjacências, no Alecrim, sofrem com mau cheiro, proliferação de insetos e problemas de saúde em decorrência da falta de coleta de lixo na área, presente natalino da prefeita Micarla de Souza.

Por Roberto Guedes
Por e-mail

O Reveillon

Tasso Soares de Lima

Na verdade, das festas de fim de ano, esta é a que exige mais cuidado e preparação. Não é só ir para festa. Não. Tem que se preparar, seguir o ritual necessário para uma boa passagem de ano. Tem aquela história dos sete caroços de romã, pular sete ondas após a meia noite. E, por fim, você tem que fazer a passagem de branco. Ou, pelo menos, ter uma peça branca. Certa ocasião, a minha mulher perguntou se eu tinha comprado a roupa do Ano Novo. Como todo daltônico que se preza mostrei uma bermuda azul e uma camisa amarela. Quando ela viu, quase teve um ataque:
__Você vai de bermuda roxa e uma camisa verde cana?? Falta só o tênis ser marrom. Eu ainda ensaiei contestar, afirmando que o tênis não era marrom e sim preto desbotado. Mas o meu histórico de daltônico não me era muito favorável. O tênis realmente era marrom.
__E agora? Você não pode romper o ano com cores desfavoráveis__ gritou minha mulher, preocupada com o possível atraso para ir à festa. Perguntei:
__Se é assim, quais são as cores favoráveis?
__Você tem que usar uma peça branca, para trazer paz, amor e ter um ano seguinte próspero.__respondeu ela, já esbaforida.
__Mas isso é superstição. Não acredito nisso não __ falei como a maioria dos homens que dizem não ter superstição, mas num passa por baixo de uma escada nem pau.
__Nada disso. Eu não vou passar o ano com um homem azarado. Lembra de Arnóbio, casado com minha prima Estere (o pai botou o nome na filha de Estereofônica, porque viu numa radiola).Pois, ele foi para o reveillon de marrom. No mês seguinte foi preso pela Receita Federal por sonegação __ respondeu, já ficando desesperada
__Mas o que faltou a ele foi pagar os impostos, e não uma roupa branca __ respondi com o meu direito a tréplica.
__Nada disso. E o Tio Nenzinho que quando se separou da mulher, ela levou tudo que ele tinha, só porque fez a passagem do ano de vermelho __ respondeu resoluta.
__Mas aí faltou um bom advogado e não roupa branca. Se fosse assim, Papai Noel despencava do trenó todo ano, pois ele não só passa o reveillon de vermelho, como também o ano todo __ respondi.
__Não seja engraçadinho. Ele deve trocar de roupa, que num é besta. E o Alfredinho, que virou gay no ano seguinte, porque rompeu o ano de cor-de-rosa __falou, já chateada.
Aí eu descobri que ela não só acreditava em superstição, como também em Papai Noel. Mas, para não “encumpridar” a conversa, resolvi ceder.
__Vou vestir então aquela camisa branca do casamento.
__O quê?? Nem pensar! Primeiro porque aquela camisa num lhe cabe mais. Naquela época você tinha 64 quilos, e hoje você é o terror das balanças. Além do mais, ela tem uns vinte anos. Depois, tem que ser uma roupa branca nova, que ainda não foi usada __ sentenciou ela.
E agora, o que fazer? São 23h, num tem loja, shopping e nem supermercado aberto a essa hora. Estaria eu fadado a ser preso pela Receita Federal, perder todos os meus bens, que por sinal já não são muitos, e virar gay? Prá num arriscar, resolvi tentar encontrar uma solução. Deixando claro que eu não sou supersticioso, mas os argumentos eram muito fortes.
Saímos desesperados procurando algum estabelecimento aberto. O único que encontramos foi uma farmácia de plantão, que, lógico, não vendia roupa branca. A solução foi drástica e dramática, para mim, claro: passei o reveillon de fralda da Turma da Mônica, sem poder beber nem água, para evitar ir ao banheiro. Já imaginou ter que pedir algum colega de sanitário para prender o broche na minha fralda.

Governador Iberê Ferreira inaugurou a Escola Estadual Edgar Barbosa


O governador Iberê Ferreira de Souza inaugurou, nesta quinta-feira (30), às 10h30, a Escola Estadual Edgar Barbosa e o Centro de Treinamento da Escola do Governo, no bairro de Lagoa Nova, em Natal.

Durante a solenidade, Iberê também vai declarou inauguradas as seguintes instituições escolares dos Estados:

·        Escola Estadual Gildecina Bezerra, em Afonso Bezerra;
·        Escola Estadual Pedro II, em Lajes;
·        Escola Estadual Josefa Sampaio, em Pedro Avelino;
·        Escola Estadual Walfredo Gurgel, em Natal.

Semtas firma convênio para qualificar presos


A Prefeitura Municipal do Natal, por intermédio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – Semtas, firmou neste mês de dezembro termo de convênio de cooperação técnica com a Secretaria de Estado de Interior, Justiça e Cidadania - SEJUC, e com o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte – TJRN, visando a execução dos Programas "Começar de Novo – PCN" do Conselho Nacional de Justiça – CNJ e "Novos Rumos" do TJRN. “O objetivo é inserir profissionalmente os apenados e egressos do sistema prisional”, explica Alcedo Borges, gestor da Semtas.

José Alencar deixará UTI nesta tarde, diz médico

Alencar: uma enorme vontade de viver
O médico oncologista Paulo Hoff informou hoje que o vice-presidente José Alencar receberá alta no início da tarde de hoje da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Cardiológica do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde está internado desde o dia 22. Hoff, que faz parte da equipe que trata Alencar, disse que ele será transferido para um quarto comum, no 11.º andar do hospital.

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Prefeitura do Assu constrói praça na comunidade rural de Nova Esperança

A Prefeitura do Assu fará no dia 29 licitação para construção de um praça na comunidade de Nova Esperança. “Será mais um importante investimento estruturante do município”, disse o prefeito Ivan Lopes Júnior. 

 Os recursos para a construção da praça foram originados por uma emenda parlamentar do deputado federal Fábio Faria no valor de R$ 135 mil. Os recursos financeiros serão disponibilizados por meio do programa “Turismo Social no Brasil”, do Ministério do Turismo, e liberados pela Caixa Econômica Federal (CEF).

Com informações de Lúcio Fonseca
Fotos – Ivan Júnior (Roberto Meira)/Ministério do Turismo (reprodução)

AGÊNCIA ECO DE NOTÍCIAS

UFERSA vai oferecer Mestrado Profissional em Matemática


A Universidade Federal Rural do Semi-Árido foi uma das 57 Instituições de Ensino Superior – IFES – aprovadas para oferecer o Mestrado Profissional em Matemática. Com a aprovação, já no primeiro semestre de 2011, a UFERSA estará oferecendo 25 vagas. As aulas estão previstas para começar no dia 2 de abril de 2011. O projeto faz parte da Rede Nacional do Programa de Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT ) e é voltado para professores de matemática da rede pública de ensino.

Prefeita Micarla de Sousa decreta luto oficial de 3 dias pelo falecimento da educadora Noilde Pessoa Ramalho


A prefeita Micarla de Sousa,  através de decreto que será publicado no Diário Oficial do Município, desta terça-feira (28), declara luto de três dias pelo falecimento da educadora Noilde Pessoa Ramalho.

Considerando a trajetória desta que foi um grande ícone para a Educação do RN, tendo contribuído diretamente com a formação de milhares de jovens, a bandeira do Município será hasteada à meia verga, na sede do Paço Municipal.

Projeto permite saque do FGTS para pagar dívidas


A Câmara analisa o Projeto de Lei 7866/10, do deputado Paulo Bornhausen (DEM-SC), que autoriza a utilização do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para quitação ou amortização de dívidas.
Conforme a proposta, só terá direito ao resgate do FGTS o trabalhador que tenha comprometido 30% ou mais da sua remuneração bruta com o pagamento de empréstimos e esteja inscrito em cadastro negativo de crédito há pelo menos seis meses. Esses trabalhadores poderão sacar até 40% do saldo disponível na conta vinculada, mas o dinheiro será transferido diretamente aos credores indicados pelo empregado.

Desmatamento na Amazônia leva à descoberta e extinção de espécies

Por isso, em muitos casos, a descoberta de uma
nova espécie caminha lado a lado com o começo
de sua extinção
Na Amazônia peruana, uma espécie de ave é descoberta por ano, e uma de mamífero a cada quatro, mas, paradoxalmente, cada nova descoberta faz parte de uma tragédia, pois ocorre devido ao desmatamento realizado por empresas de petróleo, mineradoras e madeireiras.

"As descobertas de aves, mamíferos e outras espécies na maioria ocorrem devido não a uma pesquisa científica, que custa muito dinheiro, mas pela presença de empresas petroleiras, mineradoras e de corte de árvores", disse à AFP Michael Valqui, da ONG conservacionista Fundo Mundial para a Natureza (WWF-Peru).

"Este tipo de descoberta põe em risco a espécie que se descobre, já que pode entrar em risco de extinção porque este lugar é seu único hábitat, devido ao clima ou bacia", acrescentou.

Voo 447: Air France é condenada a pagar R$ 1,2 milhão em indenizações


A Justiça do Rio condenou a Air France a pagar uma indenização de R$ 1,224 milhão por danos morais à família de quatro vítimas do acidente com o voo 447, que caiu no Oceano Atlântico no dia 31 de maio de 2009. A ação foi proposta pelos pais e avós de Luciana Clarkson Seba, que viajava do Rio a Paris com o marido e os sogros.

Produção nacional de petróleo e gás é recorde em novembro, diz ANP


A produção nacional de petróleo e gás bateu recorde em novembro, segundo o boletim mensal de produção divulgado nesta segunda-feira, 27, pela Agência Nacional do Petróleo (ANP). Segundo o boletim, que inclui as atividades da Petrobrás e das empresas privadas que operam no País, o Brasil produziu uma média de 2,089 milhões de petróleo por dia no mês passado, o que representa um crescimento de 5,2% com relação ao mesmo período do ano anterior.
Já a produção de gás natural foi de 66,2 milhões de metros cúbicos por dia, alta de 12% com relação a novembro de 2009. De acordo com o boletim, 91,2% da produção brasileira de petróleo e gás foram extraídos em campos operados pela Petrobrás. 'Dos 20 maiores campos produtores de petróleo e gás natural (em barris de óleo equivalente), três são operados por empresas estrangeiras: o campo de Ostra (Shell), Frade (Chevron) e Polvo (Devon)', informou a agência, em nota oficial.
A produção do pré-sal, no mês passado, foi de 63,6 mil barris por dia e 2,3 milhões de metros cúbicos de gás natural - volumes extraídos do teste de longa duração de Tupi e do complexo petrolífero do Parque das Baleias, no litoral capixaba. A ANP destacou ainda que a queima de gás natural nas plataformas de petróleo caiu 15,1% com relação ao mesmo período do ano passado.

Por Nicola Pamplona, da Agência Estado

Neve cancela 2 mil voos nos EUA e afeta rotas com o Brasil

Neve atingiu até 51 centímetros de altura na região de Nova York

Fortes nevascas na Costa Leste dos Estados Unidos causaram o cancelamento de mais de 2 mil voos no país, afetando inclusive as rotas que chegam ou partem do Brasil.
As companhias aéreas TAM, Continental, Delta e American Airlines tiveram de cancelar ou redirecionar os voos entre São Paulo e Nova York no domingo e manhã desta segunda-feira.
No fim da tarde, com a reabertura do aeroporto JFK, as empresas TAM, American e Continental confirmaram seus voos que partem do Aeroporto de Guarulhos na noite desta sexta-feira. As rotas da companhia United, para Washington e Chicago, não foram alteradas.

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Ovos de Ferro


Leonardo Sodré*

Depois de um longo período como bancário do Banco do Brasil, finalmente Minervino iria realizar o sonho de sua vida, tornando-se um empresário. Resolveu montar uma granja de galinhas de raça puríssima, e depois de pesquisar na internet e consultar muitos especialistas, optou pela raça “Plymouth Rock Barrado”, que tinha a característica de ser totalmente xadrez e robusta.
Sonhava com os prêmios que iria ganhar nas exposições do setor em todo o país e começou a procurar uma área para montar sua granja, que teria que ser numa região tranquila para que as galinhas pudessem crescer em paz. Um lugar onde não houvesse grandes variações climáticas. E, depois de percorrer praticamente todo o Rio Grande do Norte, optou pela região de Touros, depois que descobriu ser um dos locais, no mundo, onde ocorria uma das menores variações de temperatura, que segundo seus estudos oscilavam anualmente menos de um grau centígrado.
Comprou uma pequena fazenda, fez as obras necessárias para adaptar as galinhas que estavam vindo da Inglaterra - cerca de quinhentas matrizes -, construiu uma casa, escritórios e passou a esperar o aviso do importador, para ir buscar as “bichinhas” no aeroporto.
Sem ter o que fazer, enquanto esperava a chegada das habitantes da “Fazenda Beatles Rock Barrado”, passava os dias tomando uísque e fazendo as contas de quantos pintos iria vender anualmente. Chegou a conclusão que se não houvesse nenhum inconveniente, como doenças, ficaria rico em poucos anos. Mas, estava contrariado com a demora. Amaldiçoou os entraves burocráticos de importações e quase se arrependeu de ter mandado buscá-las na Europa. Poderia ter comprado suas matrizes no Brasil, mas como era excessivamente desconfiado, queria ter certeza de ter adquirido um lote de sangue absolutamente puro.
Num domingo chegou o aviso do importador: as galinhas estavam no aeroporto aguardando que ele fosse buscar o quanto antes. Sem perda de tempo e tomando todos os cuidados necessários, trouxe-as para a fazenda, instalando-as, conforme tinha estudado, da melhor forma possível. “Pronto, – pensou – agora estou estabelecido. Tenho minha fazenda e minha criação.”
Passaram-se alguns meses e nada das galinhas colocarem um único ovo. Apesar do árduo trabalho que os felizes poucos galos estavam tendo, nada. Ele somente gastava com ração e a explicação dos técnicos que contratou era de que isso ocorria devido ao estresse da viagem, que durou muitas horas.
Minervino, nervoso, pesquisava profundamente sobre o assunto na internet. Tentou de tudo. Até colocou caixas de som nos galinheiros com músicas dos Beatles, mas nada deu resultado. “Um fracasso – pensava. O que vão dizer de mim, depois de toda essa trabalheira? Bem que disseram que eu fosse criar bode no Seridó”.
Um dia, quando ele menos esperava, todas começaram a colocar ovos. Centenas. Ele quase não acreditou. Ligou para os amigos, comemorou, fez festa e dormiu bem pela primeira vez em muitos meses.
Na manhã seguinte, ao raiar do dia, contente, saiu para apreciar sua criação. Quase morre, depois de verificar em todos os galinheiros, que todos os ovos haviam sido bicados pelas galinhas. Todos! Desolado voltou cabisbaixo para consultar novamente os técnicos no assunto. Depois de muitos telefonemas, descobriu que algumas galinhas, não se sabe por que, têm esse hábito. Mas logo as suas! E todas!
Como não tinha mais o que fazer, resolveu tomar “todas” num bar próximo. E, depois de alguns uísques e de comentar o seu infortúnio para alguns amigos, alguém sugeriu que as penosas fossem submetidas a um treinamento para pararem de bicar os ovos. O esperto sugeriu que ele conseguisse alguns ovos de ferro, pintasse de branco e colocasse no galinheiro. Garantia que depois de umas bicadas no ferro duro, as galinhas fatalmente deixariam de quebrar suas posturas. Minervino concordou:
-Tem sentido. Vou providenciar imediatamente alguns ovos de ferro. Elas vão aprender.
No outro dia, vai a Natal, diretamente para o bairro da Ribeira, onde existiam muitas lojas de ferragem. Entrando numa, de um velho conhecido comerciante, é cumprimentado por ele, que vem atendê-lo encurvado, apoiando-se numa bengala.
Minervino estava eufórico e sem dar muitas explicações ao seu velho conhecido, foi logo perguntando:
-O senhor tem ovos de ferro?
O velho coça o seu longo bigode, já acostumado com muitas perguntas e histórias impertinentes da velha Ribeira e responde com tranqüilidade:
-De jeito nenhum, meu filho. Eu ando encurvado assim devido a um velho problema de coluna...

*Jornalista e escritor
Jornalista, DRT 0985.
(Agosto de 2005)

Estado de saúde de Alencar é estável, diz boletim médico

O estado de saúde do vice-presidente José Alencar segue estável, sem alteração no quadro clínico. Boletim médico divulgado na tarde desta segunda-feira pelo Hospital Sírio-Libanês aponta que Alencar continua a ser submetido a sessões de hemodiálise e internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Cardiológica. O diagnóstico é assinado pelo diretor-técnico hospitalar do Sírio-Libanês, Antônio Carlos Onofre de Lira, e pelo gerente de Relacionamento Médico, Antonio Eduardo Júnior. Segundo a assessoria do vice-presidente, ele dormiu bem na madrugada de hoje e se alimenta normalmente.

Natal poderá ser a primeira cidade do Nordeste a ter monitoramento de iluminação pública


Natal poderá ser a primeira cidade do Nordeste a contar com o sistema de monitoramento da iluminação pública da cidade para melhorar o atendimento às ocorrências de iluminação. Os testes serão iniciados nesta segunda-feira (27), às 19h, na Praça Hélio Galvão, em Capim Macio, e serão realizados pelo período mínimo de 60 dias.

Novos secretários de Rosalba


Secretaria de Estado da Infra-Estrutura – SIN - Kátia Pinto - Graduada em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Possui uma experiência de doze anos na iniciativa privada.

Secretaria de Estado da Educação da Cultura – SEEC – Betânia Ramalho - Doutora em Educação integra o grupo de pesquisadores do Departamento de Educação da UFRN, pesquisadora do CNPq e exercia o cargo de presidente da Comperve na UFRN.

Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social – SETHAS – Luís Eduardo Carneiro - Exerceu por quatro vezes o cargo de Secretário de Educação do estado do RN e uma vez cargo de Secretário de Educação do município do Natal.

Secretaria Extraordinária para Articulação com os Municípios – SEAM - Esdras Alves - Consultor de administração da Confederação Nacional do Comércio, Secretário do Estado do RN do Governo do RN, em Brasília. Assessor parlamentar na Câmara dos deputados e assessor técnico do senado.

Secretaria Extraordinária para Assuntos Relativos à Copa do Mundo 2014 – SECOPA- e acumulando o cargo de Diretor Geral do Departamento de Estradas e Rodagens - DER - Demétrio Paulo Torres – Engenheiro Civil e Engenheiro de Segurança do Trabalho, Curso de especialização em Engenharia Rodoviária, ex-secretário municipal de obras e infra-estrutura do Natal, por dois períodos. Já exerceu o cargo de diretor-geral do DER.

Cantos de Natal segue programação nas Praças das Árvores


            A animação continua nas Praças de Mirassol e Panatis. A vasta programação musical, feira de artesanato, praça de alimentação e espaço de lazer para garotada prossegue até o dia 6 de Janeiro, no Cantos de Natal, mais um evento do Natal em Natal promovido pela Prefeitura Municipal do Natal por meio da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte).
           
            Nesta segunda-feira (27), a partir das 18h, na Praça de Mirassol, tem Orquestra Boca Seca, Nade 1 e Liz Rosa. Já na Zona Norte o público será presenteado com Carlos Zem, Trio Naquele Tempo e Simona Talma e banda.

Ponte no bairro da Ribeira (01)

Natal de ontem

Lula: 'Foi gostoso demais e nada complicado' governar o Brasil

O presidente Lula quer que Dilma mantenha
o programa de rádio "Café Com o Presidente"
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira, 27, durante o último programa de rádio Café com o Presidente de seu mandato, que foi 'gostoso demais' governar o Brasil nos últimos oito anos e que não achou 'nada complicado essa tarefa'. Lula também pediu ao povo para apoiar a presidente eleita, Dilma Rousseff, que tomará posse em 1º de janeiro. Em tom de despedida, o presidente pediu apoio a sua sucessora, Dilma Rousseff, e agradeceu ao 'carinho imenso' que teve do povo brasileiro.
'Serão quatro anos de intensivo trabalho, e a Dilma vai precisar de todo o apoio. E é isso que eu queria pedir para vocês. Agradecer o carinho imenso que vocês tiveram comigo nesses oito anos, dizer para vocês que eu quebrei um tabu, porque todo mundo dizia que era muito difícil governar o Brasil, que era difícil, que era complicado. Eu não achei nada complicado, achei até gostoso demais. Provar que é possível fazer as coisas, provar que é possível fazer acontecer, provar que é possível permitir que o povo participe', disse.

Última noite do Auto do Natal 2010 bate recorde de público

O Auto do Natal 2010, espetáculo que apresenta pelo segundo ano o texto do jornalista Edson Soares “Maria, José e o Menino Deus”, bateu recorde de público no estádio Machadão. Na noite deste sábado (25), durante a comemoração do aniversário de 411 anos de Natal, mais de 25 mil pessoas prestigiaram a última noite de apresentação do espetáculo que conta a história do nascimento do Menino Jesus, com base no apócrifo do apóstolo Tiago.

Aberta a temporada do Cortejo do Natal


O aniversário dos 411 anos de Natal foi comemorado em grande estilo na noite deste sábado. Depois da última apresentação do Auto do Natal 2010, o Cortejo do Natal com o tema “Natal Feliz Natal” estreou na noite deste sábado (25) no entorno da Praça Cívica. O folclore, a arte e a cultura popular dão o toque especial ao cortejo. A abertura da parada natalina foi prestigiada pela prefeita do Natal, Micarla de Sousa.
“Este é mais um espetáculo do Natal em Natal. A parada natalina que neste ano exalta a nossa cultura é um bonito evento para encantar os natalenses e os nossos turistas e acima de tudo um programa familiar”, declarou a prefeita Micarla de Sousa.

Corpo de Noilde Ramalho será sepultado nesta segunda-feira


O corpo da professora Noilde Ramalho será sepultado no final da tarde dessa segunda-feira no cemitério Morada da Paz, em Emaús. As homenagens à professora ocorrerão durante toda a manhã dessa segunda-feira, na Catedral Metropolitana, e às 15h, será celebrada missa de corpo presente.

Casa do Bem confraterniza e fecha o ano com muitas ações humanitárias

Flávio Rezende
CB

A Casa do Bem vai chegando perto do fim do ano e ainda tem um caminhão de notícias para repassar através dos Informativos do Bem. Realizamos um monte de ações que ainda não foram divulgadas. Vamos tentar até fechar o ano divulgar algumas, as quais enumero abaixo:

- Recebemos carinhosa acolhida na Escola Degraus do Saber de Felipe Camarão, com professores e alunos doando brinquedos para nosso Natal do Bem. O evento teve alimentação e apresentação dos alunos, com o nosso presidente Flávio Rezende agradecendo em nome da Casa do Bem.

Iberê decreta luto oficial de 3 dias pelo falecimento de Noilde Ramalho


O governador Iberê Ferreira de Souza assinou decreto na manhã deste domingo (26) declarando luto de três dias pela morte da professora Noilde Pessoa Ramalho. O documento será publicado no Diário Oficial do Estado da próxima terça-feira (28).

"Foi com muito pesar que recebi a notícia do falecimento da educadora Noilde Ramalho. Quero transmitir minhas condolências à sua família. Noilde Ramalho teve um papel fundamental na educação de nosso Estado e será lembrada sempre pela sua dedicação e pioneirismo", lamentou o governador.

Por Juliana Celli

domingo, 26 de dezembro de 2010

Receitas de Mércia Carvalho


O meu Natal em Natal

Finalmente estava de volta a minha terra, e desta vez para ficar.
Embora tenha participado de todos os Natais da nossa família durante o período que morei fora, aquele ano seria diferente, a nossa festa seria na minha casa. Pense numa felicidade!
Sou festeira por natureza, sempre adorei casa cheia, e mesmo a minha casa ainda estando em final de construção, não seria empecilho para a realização da primeira reunião da “carvalhada”, afinal a edícula estava pronta e lá iria ser realizada a festança.
Na casa dos meus pais, sempre fizemos o natal “participativo”. Elaborávamos um cardápio e cada filho levava um prato e a sua bebida. Nada mais democrático. Era só festejar. Mas, dessa vez seria diferente, não que eu fosse “bancar” tudo sozinha. Muito pelo contrário. Fomos eu e minhas irmãs as compras e fizemos a nossa ceia, dos petiscos as sobremesas, tudo dividido irmãmente; dos custos ao trabalho.
Mas, estava faltando uma árvore natalina e eu, sempre com a imaginação a mil, olhei em volta e vi que no terreno da frente haviam feito uma “queimada” e estava cheio de plantas secas, não me fiz de rogada, pulei o muro do terreno com um facão na mão e cortei um galho grande de uns dois metros de altura. Fixei-o num vaso, enfeitei com bolas e luzes, tudo bem rústico. Nunca vi coisa mais linda e singela... Agora tínhamos onde colocar os nossos presentes.
Naquele tempo, ainda tínhamos papai, que era uma festa personificada. E o nosso natal terminou com o dia amanhecendo.
Neste Natal, alguns anos depois que papai se foi, estou novamente organizando o Natal na minha casa. Tenho o coração apertado com a saudade dele, mas pela primeira vez, depois de cinco anos, vou ter juntado a mim, além dos meus filhos Dudu e Lucinha, de Léo, meu companheiro de todas as horas, e da “carvalhada”, a minha filha Milena (que mora no Rio Grande do Sul), o meu genro Walter (meu gaúcho preferido), e o anjinho que Deus me presenteou, o meu neto Tomás. Pense numa mulher feliz!
Em homenagem a minha sobrinha Natália, que hoje faz aniversário, eis a receita do meu presente para ela.
Parabéns a Natália e um Natal de paz pra todos vocês.

Tronco de Natal

Pão de Ló

Ingredientes
250gr de açúcar
100gr de farinha de trigo
100gr de amido de milho (ou fécula de batata)
Sete gemas peneiradas
Sete claras
50gr de manteiga sem sal derretida e fria

Modo de Fazer
Pré aqueça o forno a 250º. Derreta a manteiga e deixe esfriar. Quebre os ovos, separando as claras das gemas.
Bata as claras em neve firme e acrescente a metade do açúcar. Bata as gemas peneiradas com a outra metade do açúcar até que fique uma mistura bem clara e cremosa.
Peneire a farinha e o amido de milho juntos. Adicione-as, aos poucos ao creme de gemas, a manteiga derretida e misture suavemente às claras em neve.
Unte com manteiga uma assadeira de 50x35, forre com papel manteiga e unte novamente, derrame a massa no centro e espalhe uniformemente com uma espátula.
Leve ao forno e asse durante 10 a 15 minutos. A massa assada deve estar firme ao toque e ligeiramente dourada.
Retire do forno e deite sobre um pano de prato úmido e levemente polvilhado com açúcar. Retire o papel manteiga delicadamente, salpique um pouco de rum ou vinho do porto (opcional) e enrole a massa juntamente com o pano de prato e deixe esfriar totalmente.

Recheio

Ingredientes
Quatro gemas peneiradas
Oito colheres de sopa de água
350g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
200g de açúcar
250g de chocolate meio amargo derretido em temperatura ambiente
100g de castanha de caju ou nozes torradas e moídas.

Modo de Fazer

Pique e derreta o chocolate. Deixe esfriar completamente. Reserve. Faça uma calda em ponto de fio com o restante do açúcar. Bata as gemas com 50g de açúcar até clarearem. Junte a calda fervente ao creme de gemas, batendo sempre até esfriar completamente. Bata a manteiga até ficar esbranquiçada.
Misture a manteiga às gemas com um chicote adicione o chocolate derretido.
Se quiser, pode perfumar com um licor de sua preferência. Utilize.

Cobertura

Ingredientes
400g de chocolate meio amargo
200g de creme de leite

Modo de Fazer

Pique e derreta o chocolate junto com o creme de leite, em banho-maria ou no microondas, mexa bem até se tonar um creme homogeneizado. Reserve.

Montagem

Depois de frio, desenrole e coloque o recheio no centro e espalhe com a ajuda de uma espátula por todo o pão de ló, salpique castanhas ou nozes moídas e volte a enrolar com a ajuda do pano de prato. Corte as pontas do rolo em diagonal e, com um pouco de creme, ligue estas pontas ao rolo, de modo a imitar os nós da madeira, depois cubra todo o bolo com o ganache de chocolate, com a ajuda de um garfo faça veios no bolo imitando uma tora de madeira.
Sirva gelado e decorado a gosto com cerejas e folhas de hortelã fresca.

Até domingo!

sábado, 25 de dezembro de 2010

Doar para fazer média

Paulo Correia
Jornalista

Essa eu li em um dos jornais da cidade: alguns membros de famílias ilustres de Natal doaram para a Fundação José Augusto (FJA) as coleções de livros pessoais de familiares mortos, que em vida construíram uma boa biblioteca e que após a morte não vendo mais uso para tantos calhamaços, seus filhos, esposas e irmãos deixaram no órgão estadual de cultura para serem cuidados pela instituição. Mas com uma ressalva: não podem, de forma alguma, ser transferidos para a Biblioteca Câmara Cascudo, a principal do RN, e que sofre a carência de tudo, principalmente de livros. Desculpe quem se sentir ofendido, mas nada mais natalense do que esse ato.
Nos números divulgados pelo diretor da Câmara Cascudo, Márcio de Farias, a contagem já bate na casa dos mil livros estocados. Todos em bom estado e que poderiam dar um fôlego de qualidade para as prateleiras da biblioteca, mas que aguardam a boa vontade dos familiares de mortos ilustres de Natal.
Uma pena que ainda existam pessoas tão mesquinhas assim, que preferem ver as suas coleções de livros se acabarem pela ação do tempo a doarem para uma biblioteca. Uma atitude que poderia difundir o conhecimento e que talvez fosse à vontade do familiar falecido.
Qual é a real intenção dessa gente, fazer média? Dizer que doaram livros, alguns bem raros, para alimentar um ego do tamanho do Brasil? Ou será que desejavam se livrar das tralhas do morto, do monte de papel que ele guardava? Ô elite sem futuro!
Sei não Natal. Sei não.

Auto do Natal pode ser visto pela internet

A temporada 2010 do Auto do Natal foi aberta na noite desta terça-feira (21) e este ano o evento pode ser acompanhado pela internet, no endereço http://www.canal8.net/. No primeiro dia de apresentação, o site registrou acesso de pessoas de outros países, com Estados Unidos e Holanda, além de visitantes do Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Fortaleza (CE), Feira de Santana (BA), Campina Grande (PB), Vila Velha (ES), João Pessoa (PB) e Recife (PE). Aqui no Estado, cerca de 100 pessoas assistiram as atrações. A transmissão começa a partir das 19h.
A programação desta quarta-feira terá início com a apresentação da Banda Sinfônica do Natal. Em seguida será encenado o espetáculo Auto do Natal e a noite será encerrada com show do cantor Fagner.

Por Tiana Costa

Prefeito de Extremoz aguarda implantação da “Operação Verão”


Klauss Rego está preocupado com o clima de insegurança diante de assaltos e seqüestros que vêm ocorrendo nas praias da Região Norte
            O prefeito de Extremoz, Klauss Rêgo, está preocupado porque em plena alta estação não recebeu nenhuma sinalização da implantação da “Operação Verão” para garantir a segurança de veranistas e turistas, por parte das autoridades de segurança do Estado, como normalmente é feito todos os anos.
            O efetivo normal existente para garantir a segurança das praias do município, entre elas Jenipabu, cartão postal do Brasil, não é suficiente para conter a demanda dos meses de verão.
“No ano passado, por essa época nós já tínhamos conhecimento da estratégia de segurança, mas agora, no final de 2010, ainda não sabemos como será ou se será implantada a “Operação Verão”, pela Secretaria de Defesa Social”, disse o prefeito.
         
          Urgente          
          A quantidade de assaltos fora do período de veraneio nas praias do município é motivo de preocupação, tanto do poder executivo municipal quanto dos comerciantes e veranistas da região. A quantidade de roubos em casas de veraneio e de moradores também é impressionante e para a maioria dos proprietários de estabelecimentos a “Operação Verão” é crucial para minimizar a ação das gangues que atual em Extremoz.

AGÊNCIA ECO DE NOTÍCIAS

Comissão de Orçamento aprova R$ 264 milhões em emendas da bancada do RN

Fátima, Henrique, Rosalba, Garibaldi e Sandra
A Bancada Federal do Rio Grande do Norte aprovou emendas ao Orçamento Geral da União (OGU) no valor total de R$ 264,2 milhões. Esses recursos irão viabilizar obras de infra-estrutura urbana, construção de adutoras, ampliação do ensino superior público, construção de hospitais, duplicação de rodovias, projetos de inclusão digital. Segundo o coordenador da bancada, deputado federal Fábio Faria, foram contemplados investimentos considerados os mais importantes por deputados e senadores.

“Tivemos 11 projetos indicados por cada um dos parlamentares do nosso Estado e outros sete foram discutidos amplamente para tomarmos a decisão acertada, em consenso, como a ampliação da UFRN e da Ufersa, a implantação de um hospital-maternidade em Mossoró, a barragem do Bujari, e o contorno rodoviário de Mossoró e de Caicó”, acrescenta Fábio Faria.

Ipanguaçu comemorou 62 anos

O município de Ipanguaçu, na região do Vale do Açu, comemorou 62 anos de emancipação política. O município que se desmembrou de Santana dos Matos e foi fundada em 23 de dezembro de 1948 é hoje a cidade que mais produz banana no estado.

Para comemorar o festejo a Prefeitura Municipal de Ipanguaçu realizou uma vasta programação que teve inicio no ultimo dia 17. A programação contou com o dia da Agricultura Familiar onde o prefeito fez a entrega de 80 barracas para agricultores venderem seus próprios produtos, o Natal das Famílias beneficiadas pelos programas da Assistência, a final da 2º Copa Prefeito Leonardo Oliveira de Futebol amador, inauguração do Espaço Cultural da Praça Nossa Senhora de Lourdes com a participação de alunos e professores no 2º Fest Leitura, show de talentos e diversas apresentações culturais. 

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Poeira mortal


 Leonardo Sodré*

Em meados do mês de outubro de 1990 eu e o sociólogo Francisco Busch Magno (Chico), corríamos o nosso terceiro Campeonato Brasileiro de Rallye Endurance. Tratava-se do conhecido Rallye Rota do Sol, que a partir da Bahia, percorria todo o Nordeste em 11 dias, inclusive com uma escala em Mossoró.
Era uma longa competição, com etapas intermináveis de muitas dificuldades para a pilotagem e navegação e que eram agravadas por uma eterna poeira dentro do carro que, misturada ao calor e o suor, terminava por se entranhar por todas as partes do corpo, apesar dos macacões especiais que usávamos.
Chico, de pele muito branca, tomava cuidados especiais: várias marcas de filtros solares, muitas camisetas de mangas compridas, cremes especiais para o nariz e mãos, protetores de ouvidos (ele nunca conseguiu se acostumar com o meu ronco) além de máscara cirúrgica para não inalar nenhum vestígio de poeira. Ah! Tinha as luvas. Uma para cada função. Luvas para colocar cordas de reboque, para trocar pneus, para regular o carburador, para ver o nível do óleo, a água da bateria, para trocar o filtro de ar, etc. Não faltava nada, tampouco alguns copinhos de isopor para estratégicas latas de cervejas nos fins de dia. Hoje, com certeza, seria considerado um metrossexual.
Mas, ele cometeu um erro. Comprou uma única máscara cirúrgica, que usava durante todo o dia. Ora, ela começou a se encher de poeira e quando entramos numa região de piso vermelho no sertão da Bahia, o aspecto do meu navegador lembrava muito um de um ser extraterrestre. Para conseguir ler os instrumentos de navegação durante a noite, improvisava uma enorme lanterna preta de pilhas, sobre o capacete, desarrumadamente afixada com fita adesiva. Ficava terrível, realçado pela máscara e, durante o dia, um óculos escuro de gosto duvidoso. Tanto, que um garotinho, lá em Salgado do Melão – cidade que fica na entrada do famoso Raso da Catarina -, deu uma baita carreira quando Chico se dirigiu a ele para perguntar aonde tinha um bar. Foi carreira daquelas que os pés batem na bunda.
Ao meio dia numa região desértica já no Estado de Sergipe, ele começou a sentir náuseas. Não conseguia respirar, ficou vermelho e frio. Aí, esqueci a navegação e botei o carro para andar na esperança de encontrar uma cidadezinha que constava no livro de bordo, a uns trinta quilômetros.
No meio do caminho, depois de uma sucessão de curvas difíceis, a fiscalização da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) nos parou. Na afobação Chico tinha esquecido de colocar o cinto e o capacete. Íamos ser desclassificados. Contrariado, desci para conversar com o comissário Tuca Cunha (antigo campeão Sul-Americano de Rallye de Velocidade nos anos 1980), maior autoridade da prova. Expliquei que Chico estava morrendo, não conseguia respirar, etc. Nesse momento ele olhou para Chico e disse:
- Tire essa máscara imunda, que ele respira de novo...
Chico vive até hoje.

Jornalista e escritor
DRT 0985 RN
(Agosto 2005)