A Secretaria Municipal de Saúde está disponibilizando à população de Natal tratamentos e acompanhamento para pessoas que desejam se livrar do vício do cigarro. Nas unidades de saúde de Mirassol (Zona Sul) e Soledade I (Zona Norte), por exemplo, o trabalho contra o tabagismo já é considerado referência.
No “Grupo de Controle do Tabagismo da Zona Norte” uma equipe de 2 médicos, 1 enfermeira e 1 técnico de enfermagem trabalham de forma terapêutica e educativa informando, os pacientes o risco do consumo do tabagismo. Trabalho semelhante é feito em Mirassol, contando ainda com assistentes sociais, nutricionistas e até psicólogo.
De acordo com o coordenador do grupo o médico de Soledade I, Milton Cirne, a rotatividade média no tratamento é de 20 pessoas a cada 2 meses, que passam por uma avaliação clínica e se necessário são indicados pelo profissional a tomar medicamentos durante esses meses.
“Geralmente 40% dos pacientes conseguem deixar de fumar, mas no último grupo tivemos uma média de 80%. Muitos desses pacientes procuram a unidade para outras demandas e quando conhecem nosso trabalho começam a participar do programa. Outros vêm por indicação de amigos voluntariamente” afirmou o médico Milton Cirne.
O grupo já funciona há dois anos na unidade de Estratégica da Saúde da Família de Soledade I, em Potengi. Os pacientes que fazem o tratamento num ciclo de 2 meses, ficam ainda sendo acompanhados durante 1 ano pelos profissionais. A partir de abril as reuniões serão realizadas na Unidade de Saúde de Igapó.
Outras Informações:
Milton Cirne/ coordenador do grupo de Controle do Tabagismo da Zona Norte
Fone: 9924-3453
Nenhum comentário:
Postar um comentário