terça-feira, 12 de abril de 2011

Vereadora Rejane Ferreira visita Unidade Integrada de Saúde da Cidade da Esperança

Ela revelou que a ideia da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Natal é diagnosticar os problemas e propor soluções

Na tarde desta segunda-feira (11) a vereadora Rejane Ferreira (PMDB), juntamente com os outros membros da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Natal, em mais uma visita de inspeção, esteve na Unidade Integrada de Saúde da Cidade da Esperança. O intuito dessa série de visitas, que os parlamentares vêm fazendo, é conhecer “in loco” o funcionamento das unidades de saúde que atendem a população da capital.
A unidade possui psiquiatras, cardiologistas, nutricionistas e dentistas, totalizando quatorze especialidades e mais seis clínicos gerais. O número de servidores pela Secretária da Saúde é de 178 pessoas, mais 85 profissionais provenientes da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap).  A unidade oferece exames de raios-X, verificação de pressão, exames odontológicos e preventivos, entre outros.

O principal objetivo da unidade era atender a comunidade da Cidade da Esperança, que tem 44 mil pacientes cadastrados. “São realizadas cerca de 170 consultas por dia e a maioria das pessoas ainda saem satisfeitas com o atendimento, contudo nós sabemos que a capacidade vai além do que nós podemos atender”, relatou uma das servidoras, que não quis se identificar. Ela também disse que o setor de odontologia é dos que mais carece de atenção, pois faltam materiais básicos, mais dentistas que atendam crianças e o conserto de duas cadeiras odontológicas que estão quebradas.

Preocupação

Rejane Ferreira ficou preocupada com algumas reclamações que ouviu dos servidores e dos pacientes quanto à questão da infraestrutura e a falta de medicamentos.  Os usuários também se queixaram do tempo de espera para serem atendidos. A vereadora conversou com o diretor da unidade, Eleazaro Damião de Carvalho, a respeito dos relatos repassados pela população e profissionais.  De acordo com o diretor existe um sistema denominado pactuação de gestão, que consiste numa espécie de acordo entre os municípios e a capital, onde nos lugares que não existem algumas especialidades os postos de saúde do interior enviam seus pacientes para serem atendidos nas unidades de saúde da capital, sendo a da Cidade da Esperança um deles.

De acordo com Rejane Ferreira a ideia dessas visitas é conhecer de perto a realidade da saúde de Natal e ajudar levando um diagnostico completo de todos os locais, onde a Comissão de Saúde da Câmara Municipal percorreu, para o conhecimento do secretário municipal de saúde, Tiago Trindade, e tentar juntamente com ele buscar melhorias concretas para a população natalense.

“Nós estamos aqui cumprindo nosso papel vigilante de avaliar os problemas e fazer essa interlocução com o executivo municipal, a fim de encontrarmos, unidos, uma melhor solução para conceder um atendimento de saúde mais adequado para o povo de Natal”, destacou Rejane. Participaram da visita ainda os vereadores Franklin Capistrano (PSB) e George Câmara, entre outros.

Com reportagem de Alba Paiva – 9905-6793
vereadorarejaneferreira@gmail.com

ECOAR AGÊNCIA DE NOTÍCIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário