sexta-feira, 16 de março de 2012

Balé sobre Clara Camarão poderá ser exibido durante a Copa de 2014

ILUSTRAÇÃO: EMANOEL AMARAL

                O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, vai promover uma reunião entre organizadores e patrocinadores da Copa do Mundo e a Companhia de Dança Cisne Negro para viabilizar a apresentação de um balé, durante a Copa, contando a história da índia potiguar Clara Camarão, precursora do feminismo brasileiro. Rebelo confessou ser entusiasta da figura de Clara Camarão quando ouviu do ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho, e do presidente da Academia Norte-Riograndense de Letras, Diógenes da Cunha Lima, a proposta do balé em homenagem à esposa de Felipe Camarão.

                “Precisamos fazer um grande esforço para assumir e incorporar o índio na história da nossa formação”, opinou o ministro Aldo Rebelo. O ministro do Esporte lembrou que Felipe Camarão – ao lado de Henrique Dias e André Vidal de Negreiros – foi um dos fundadores do Exército Brasileiro. A Batalha de Guararapes, ocorrida em 19 de abril de 1648, marca o início da organização do Exército como força nacional.

                Durante a reunião realizada no início da tarde dessa terça-feira (13), Diógenes da Cunha Lima entregou ao ministro Aldo Rebelo um libreto de sua autoria que deverá ser utilizado na montagem do espetáculo. Ele também informou que encomendou ao pianista Arthur Moreira Lima a trilha sonora do balé em homenagem a Clara Camarão.

                Saúde – No final da tarde, o ministro Garibaldi Alves acompanhou a governadora Rosalba Ciarlini em audiência com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Na pauta da reunião, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Belo Horizonte, na zona sul de Mossoró, cujo prédio já está concluído. Padilha assegurou o repasse necessário para a aquisição dos equipamentos. A UPA deverá começar a funcionar em abril.    

Por Filipe Mamede

Um comentário:

  1. Olá, boa noite! Encontrei seu blog quando estava pesquisando ainda a pouco na internet imagens sobre a índia potiguar Clara Camarão e encontrei a matéria sobre a homenagem à ela na abertura da Copa de 2014 e me espantei ao ver a ilustração que o meu pai fez quando trabalhava ainda na Fundação José Augusto para o livro 'A Mulher Potiguar - Cinco Séculos de Presença', que foi lançado no Governo de Garibaldi Alves Filho. Faltaram-lhe os devidos créditos pela ilustração do artista plástico, cartunista, professor e historiador Emanoel Amaral, meu pai.

    ResponderExcluir