O sábado (23/10) foi intenso e com gosto de vitória na sétima edição do Festival Gastronômico da Pipa. Depois de um dia repleto de atividades, entre oficinas e apresentações culturais, saiu do forno o resultado do tradicional Concurso Gastronômico, realizado entre estabelecimentos da Pipa. Na categoria mais esperada, “Prato principal”, o título de primeiro lugar foi para o “Cerdo Mariachi”, do Guacamole Restaurante, elaborado pelo chef Pedro Ávila, que no ano passado venceu o concurso do “Melhor feijão da cidade”.
O prato principal vitorioso é composto por medalhões de lombo de porco marinados e grelhados; um molho especial que leva suco de abacaxi, pimenta dedo de moça, sal marinho, hortelã, sementes de cardamomo e pimentas biquinho em conserva; e acompanha um purê de abacate com farofa de castanha de caju.
O segundo lugar ficou com o “Camarão Ponta do Madeiro”, criado pelo chef Paulo Sérgio, do Hotel Ponta do Madeiro; e o terceiro prato principal premiado foi o “Dourado ao molho de cajá e camarão”, da chef Miriam Gomes, Costelaria Brasil.
Entre os lanches, o sanduíche “Cordeiro à Samburá”, do chef Edson Júnior, Lanchonete Samburá, foi o vencedor; seguido pelo “Sanduíche Vênnus”, criação de Vanessa Pieri, do Hortelã Brasil; e em terceiro a pizza “Porcellina”, do chef Paolo Andrea, do Restaurante Dall’Italiano.
Na categoria Petiscos, o “Pastel ‘chik’ de camarão”, receita de Maria do Socorro (Help da cocada), do Ponto da Cocada, ficou com o primeiro lugar; o “Gunkam Zuma”, do chef Tiago da Silva, do Yaah Temaki Sushi House, levou o segundo lugar; e o “Pho Pea Koong”, do Aqui Restaurante, chef Signe Noerregaard, ficou na terceira colocação.
As sobremesas também foram contempladas. A vencedora foi a “Tapioca com banana ao mel de engenho”, do Rock Dog’s. Em segundo lugar, ficou o “Waffle Francês”, do Restaurante Desfrutar; e na terceira colocação ficou a “Copa Anga Ara”, da Preciosa Gelateria Artesanal Italiana.
Os restaurantes, bares e barracas participantes ainda concorreram no conjunto dos serviços prestados por seus profissionais, com atenção para a postura, gentileza, simpatia e higiene. O prêmio de Melhor Serviço ficou também com o Guacamole Restaurante, vencedor na categoria Prato Principal.
O Concurso Gastronômico do 7º Festival Gastronômico da Pipa contou com a participação de 50 estabelecimentos com sede ou filial em Pipa e 55 receitas concorrentes. O julgamento popular começou no dia 16 de outubro, com a abertura oficial do Festival.
Resultado do “Melhor feijão da cidade” também saiu nesse sábado - O Festival gastronômico da Pipa ainda escolheu o Melhor feijão da cidade. Ao todo, 19 tipos de feijões concorreram na terça-feira, dia 19 de outubro, e o resultado saiu nesse sábado. O prêmio foi para o feijão caseiro de Valmir Gaúcho, bugueiro profissional da Pipa. Segundo Valmir, o segredo da vitória é “um bom tempero especial e simples, e que, claro, não pode ser revelado”.
O 7º Festival Gastronômico da Pipa encerrou sua programação nesse domingo, 24/10, com o dia dedicado às crianças. Em 2010, o evento teve o patrocínio do Ministério do Turismo, BrasilGás, UnP, Banco do Nordeste, Dubeef e Clan, e o apoio do Senac-RN, Campos Equipamentos e refrigeração, Sesi - Cozinha Brasil, Castelo, Brasinox, Camil, Armazém Pará, Inovar, Uvifrios e Prefeitura de Tibau do Sul. Mais informações no site: http://www.festivalgastronomicodapipa.com/.
CRÉDITO DA FOTO: DANIEL CAMELINO
Nenhum comentário:
Postar um comentário