Na próxima quinta-feira, 02 de dezembro, às 10h, a Editora da UFRN promove o lançamento dos livros Narrativas pedagógicas de inclusão social com arte-educação e Educação ecológica: uma nova consciência na pós-modernidade, de autoria da professora Pós-Doutora Nísia Floresta Brasileira Augusta de Paula e Sousa.
Os dois livros são frutos dos trabalhos de pesquisa acadêmica e projetos de extensão universitária, realizados pela Base de Pesquisa Ecopedagogia, coordenada pela professora Nísia Floresta, no Departamento de Educação da UFRN, com as colaborações do professor Magnus Barros Gonzaga e do jornalista Muriu Mesquita.
Na obra intitulada Narrativas pedagógicas de inclusão social com arte-educação, destaque para os relatos de uma experiência com o Teatro de Rua como instrumento educacional, que envolveu dezenas de crianças e jovens da comunidade carente da Vila de Ponta Negra. O livro traz depoimentos e fotografias dos adolescentes protagonistas do espetáculo experimental A Vila Canta Zumbi, bem como os conceitos teóricos que analisam a idéia do teatro educação, seus limites e possibilidades. Já no livro Educação ecológica: uma nova consciência na pós-modernidade, a autora sistematizou estudos, reflexões e trabalhos de pesquisas realizadas durante o I Curso de Especialização em Meio Ambiente e Políticas Publicas (Departamento de Geografia da UFRN), entre os anos de 2003 e 2004.
O lançamento ocorre na Galeria do Conviv’Art, no Centro de Convivência Djalma Marinho do Campus Central, e faz parte das atividades do projeto Conviver de Novo. O Projeto Conviver é realizado mensalmente no Centro de Convivência da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e visa a atrair o público que trabalha, estuda e freqüenta o Campus Universitário. O projeto promove, gratuitamente, a divulgação da produção artística da UFRN e da cidade com exibições e exposições.
Sobre a Autora
Nísia Floresta Brasileira Augusta de Paula e Sousa é professora do Departamento de Educação da UFRN e concluiu recentemente o programa de Pós-Doutorado na Universidade de Toronto, Canadá. Doutora em Sociologia pela USP, especialista em Meio Ambiente e Políticas Públicas, especialista em Ética, mestra em Educação, coordena a base de pesquisa Ecopedagogia do Departamento de Educação da UFRN.
Os dois livros trazem propostas reflexivas no ambiente acadêmico, um deles com um texto na contracapa assinado pelo professor da UFRN, Marcos Bulhões Martins, que descreve a trajetória da autora nos caminhos da Educação Integral:
``Nísia Floresta faz parte da linhagem de educadores cuja atuação vai muito alem dos limites das intuições e das salas de aula, reverberando na sociedade, abrindo caminhos. Desde o inicio da década de 1980, me impressiona a energia com que Nísia tem se dedicado as praticas de ação cultural voltadas para a divulgação das formas orientais de pensamento. Trata-se de um saber que não advêm somente do estudo dos livros, mas da pratica de meditação, da Ioga, da alimentação natural. Um saber que nasce do corpo, ou melhor, do corpo-mente, do organismo. Buscando sua própria transformação como ser humano, Nísia tenta a experimentação dos princípios que ela defende como o pensamento holístico`` (Prof. Marcos Bulhões Martins).
*Mais informações: Professora Nísia Floresta: 9108-2276
Muriu Mesquita (jornalista): 9922-3984
Nenhum comentário:
Postar um comentário