sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Projeto Útero é Vida chega a Santo Antônio

A cidade de Santo Antônio, localizada na Região Agreste, recebeu nesta quinta-feira (30), o Projeto Útero é vida, que levou atendimento médico para as mulheres da comunidade de Timbaúba, e outras sete localidades próximas. Além do atendimento médico, foi promovido um dia de beleza para essas agricultoras.

Desenvolvido pela Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), e coordenado no RN pelo Sistema Faern/Senar, o projeto levou para as mulheres da Zona Rural de Santo Antônio exames preventivos contra o câncer no colo do útero. No município, o Útero é Vida realizou cerca de 180 exames de prevenção. “Foi um dia muito especial para essas mulheres. Muitas ali ainda não tinham feito os exames. E o prefeito Gilson Geraldo, que é médico ginecologista, deu total apoio a nossa iniciativa. Fico muito grato a ele e a todos os seus secretários”, ressaltou o presidente do Sistema Faern/Senar, José Álvares Vieira.
.
Segundo o presidente do sindicato rural de Santo Antônio, Edan Bezerra, a parceria da Faern/Senar, da prefeitura e do sindicato fortalece a agricultura local. “É de uma grandeza sem tamanho essa iniciativa do Projeto Útero é Vida, e somente com bons laços firmados, como é o caso aqui, que poderíamos promover esse evento”, explicou Bezerra.
.
Agradecimentos
.
De acordo com as agricultoras Nalva Oliveira e Raimunda Basílio, de 43 e 50 anos, respectivamente, o Útero é Vida trouxe um dia de embelezamentos para elas e saúde para todas as mulheres. “Tudo muito bom. As enfermeiras muito atenciosas e a manicure também estava nota 10”, lembrou Nalva. “Gostei de tudo. Queria que o projeto voltasse novamente”, pediu Raimunda.
.
Parceria
.
Para o presidente da Faern/Senar, José Vieira, o Projeto Útero é Vida é mais uma iniciativa da instituição no município de Santo Antônio. Um evento que não poderia acontecer sem a parceria com a prefeitura e o sindicato rural. “O Útero é vida é a prova da união entre a Federação da Agricultura, a administração de Gilson, e o sindicato rural. Fora tudo isso, quero agradecer a todas as mulheres que compareceram ao evento. Afinal é para elas o projeto.
.
Barcelona e outras cidades
.
Em 06 de outubro, a cidade de Barcelona receberá o Projeto Útero é Vida. Ainda em 2010 outras edições do projeto serão promovidas no Rio Grande do Norte. As cidades de Jucurutu, Apodi, Serra Negra do Norte e Mossoró serão as próximas contempladas.

Com reportagem de Paulo Correia

Nenhum comentário:

Postar um comentário