sábado, 25 de setembro de 2010

Boletim ONG Baobá

Caros amigos,

A Ong Baobá, agradece a todas as pessoas, empresas, organizações governamentais, movimentos sociais e dos meios de comunicação que contribuirão na construção dos extraordinários eventos no qual realizamos esta semana.

Mexa-se
Praticar pelo menos 30 minutos de atividade física na maior parte dos dias aumenta a qualidade e a expectativa de vida. Melhora o sistema imune e reduz o estresse. Além disso, previne as cardiopatias, a obesidade, a hipertensão e a osteoporose. (fonte revista Época,junho 2010)

Banco Mundial
Um estudo do Banco Mundial estima que, mantido o cenário atual, na próxima década o Brasil gastará U$ 34 bilhões só para remediar os problemas causados por hábitos inadequados, sem nenhum ganho em qualidade de vida. (fonte revista Época, junho 2010)

Cultura da prevenção e da educação
Não existe melhor investimento que evitar que as pessoas adoeçam. Por isso é preciso ampliar a cultura da prevenção com programas de educação nas escolas e de campanhas de conscientização dos adultos. (fonte revista Época, junho 2010)

Ong realiza passeio por uma cidade saudável
Confira a reportagem da jornalista Márcia Gardênia, do Jornal de Hoje, publicado no dia 16 de setembro de 2010, caderno cidade, página 17, sobre o 3º Passeio Ciclístico de Natal. Ensinamento em duas rodas, Passeio alerta sobre gases emitidos pelos automóveis.

A Ong ambientalista Baobá promove no próximo dia 19, domingo, o 3º Passeio Ciclista de Natal com o tema “Mobilize-se pela Bicicrítica por cidades saudáveis, em parceria com outras empresas e entidades visando atrair as atenções da sociedade para a importância da bicicleta como meio de transporte menos poluente. O passeio começará às 9 horas, com ponto de largada no Parque das Dunas e percurso de cerca de 10 quilômetros até a Fortaleza dos Reis Magos. Na ocasião acontecerá o sorteio de prêmios aos participantes.
Os inscritos vão concorrer aos 35 prêmios, entre eles, um final de semana em hotéis de Baia Formosa, Pipa, Tibau do Sul, Ponta Negra, São Miguel do Gostoso e Areia Branca; dez bilhetes para passeios nos dromedários nas dunas de Genipabu, cinco entradas para o Manoa Parque com direito a mergulho na área de proteção ambiental de Maracajaú; cinco entradas para visitação na Fortaleza dos Reis Magos; cinco ecosacolas e filmes educativos produzidos pela Ong Baobá.
No local serão distribuídas mudas de 100 árvores frutíferas. Durante o passeio, a Semob estará presente na segurança do transito. Para prestar atendimento médico, uma equipe da Samu acompanhará os ciclistas. O tempo para chegada poderá levar de 40 a 50 minutos. Na frente do cortejo vão estar duas bicicletas emitindo musicas e divulgando o evento, as chamadas “BiciSom”. O volume do som não é muito alto, evitando a poluição sonora.
O passeio ciclístico e realizado sempre no mês de setembro em celebração as datas comemorativas Dia da Árvore, Dia Internacional da Paz e o Dia Mundial sem Carro. Segundo o presidente OnG Baobá, Haroldo Mota, a campanha tem objetivos pedagógicos e reeducação ambiental, alertando a sociedade para os danos causados pelos gases tóxicos emitidos pelos automóveis. “A bicicleta é muito importante para a saúde, através dos estímulos provocados pela pedalada, promove o bem estar e não contribui com o efeito estufa, causado pela poluição gerada pelos carros”, explica. Aliada a preocupação com o meio ambiente, a Ong incentiva o plantio de mais árvores na cidade e já possui um projeto de arborização em torno da Escola Estadual Ferreira Itajubá, em Neópolis. A escolha do local pela Ong foi definida pelo fato de não haver nem uma área verde próximo da escola. No espaço escolhido serão plantadas árvores nativa como ipê-roxo e jatobá. “As árvores são responsáveis por 30% de oxigênio produzido na natureza e as pessoas sentem falta de uma cobertura arborizada ao pedalar”, expõe Haroldo.
A “Bicicritica” é uma tentativa de despertar na sociedade o interesse na preservação da natureza e a utilização de recursos sustentáveis, sem contudo contrariar as tecnologias. “Não somos contra o desenvolvimento, só queremos que ele não afete o bem estar das pessoas”, diz o presidente da Ong. Haroldo tem um projeto de implantação de ônibus elétrico na cidade de Natal e está colhendo assinaturas para entregar a prefeita Micarla de Sousa. “Estes ônibus não poluem o meio ambiente como os outros. Não é necessário trocar a frota toda, de início. Mas experimentar alguns”, diz o ciclista. Até o momento, ele já recolheu mais de cinco mil assinaturas.
As inscrições para o passeio ciclístico podem ser feitas nas lojas Bike Aventura, Bike Sporte, Favorito Supermercados, RedeMais, Rapanui e Terral Esporte&Aventura até o dia 18, ao meio dia. Para se inscrever o interessado deverá levar um quilo de alimento não perecível que será destinado a Casa do Bem.

Boletim &Fotografia
Nos próximos boletins divulgaremos mais informações sobre cada evento.

Avião solar deverá permanecer cinco anos voando.
Projetado para fazer seu primeiro vôo de demonstração em 2014, o SolarEagle (águia solar, em tradução livre) será capaz de voar em altitudes extremamente elevadas, devendo permanecer na estratosfera por até cinco anos. (fonte Inovação tecnológica)

Atenciosamente,

Haroldo Mota

Nenhum comentário:

Postar um comentário