segunda-feira, 30 de novembro de 2009


Uma preocupação suína

A gripe suína, às vésperas da maior micareta de carnaval da cidade, o Carnatal, começa a criar ilhas de preocupação. Ricardo Rosado escreveu no seu blog Fator RRH:

O Ministério Público estadual decidiu pedir o fim das obras de prolongamento da Avenida Prudente de Morais, uma das principais vias de escoamento de tráfego de Natal, alegando a necessidade de proteção de dois tipos de passarinhos existentes nas matas da região.


Nada contra.


Mas não mexeu uma palha para impedir a realização de um evento particular que pode matar pessoas, contaminar uma cidade, espalhar o pânico pelo Estado, lotar ainda mais os hospitais por causa da gripe suína.


Nove pessoas já morreram e mais de 100 tiverem diagnósticos confirmados.


A vida de um passarinho, de um sibite qualquer, é mais importante do que vida de gente por essa bandas de cá.


O mundo tá cada vez mais estranho.

O que se sabe, o professor e jornalista escreveu acima. Mas, e quanto o perigo de grandes aglomerações. O que será feito para combater as contaminações durante os dias de folias e muitos beijos?

Li que as secretarias de Saúde do município e do Estado iriam se reunir nesta terça-feira, 01/12 para traçar estratégias para tentar proteger os foliões. Soube também que as duas secretarias estavam muito preocupadas com o assunto e que chegaram a aconselhar a não realização da festa, mas foram vencidas por interesses maiores, apesar da festa, como disse Ricardo Rosado, ser particular.

O grande problema – colocado pelo jornalista Eduardo Alexandre Garcia na lista de relacionamento Aldeia Poti -, é a contaminação posterior aos que nem quiseram participar dessa festa, que chega ao seu 19º ano e que, com sorte, jamais foi palco de nenhuma tragédia de grande porte. Mas, somente sorte não basta nesse mundo estranho, como diria Ricardo Rosado.
COMENTÁRIO DA NOTÍCIA
Caro Léo.

Estamos sendo testemunhas mais uma vez do grande valor da INTERNET. Puxamos a ponta do cordão e o novelo está se desenrolando. A mobilização da sociedade, mesmo frente ao já esperado imobilismo das autoridades em especial nesse assunto, reveste-nos de uma armadura que, contra a qual, eles não podem nos despir: a palavra com honestidade.

Mais uma vez, podemos demonstrar a vcs jornalistas, gratidão pelo trabalho diário em prol da população, levando até nós a informação necessária.

Um grande abraço.

Roberto Rabello

Um comentário: