segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Árvores de Pipa

Por Haroleo Mota

Caros amigos,

Iniciamos nosso boletim sobre o lamentável caso das derrubadas das árvores da Rua Praia da Pipa, em Ponta Negra, com a frase de Mokiti Okada “Lutar pelo bem-estar do próximo é a condição essencial para nos tornarmos felizes”.

Jornal de Hoje

Agradecemos ao jornalista Alex Medeiros pela publicação do artigo com o título “Salvem as Árvores de Pipa”, em 01 de setembro, na sua coluna Portfólio.

SIM TV

Agradecemos ao “Programa Sua Cidade”, sobre a denúncia do corte das árvores, exibido na terça-feira, dia 31 de agosto, emissora afiliada a RedeTV.
Ministério Público do Meio Ambiente

Esta semana, estaremos entregando a cópia da autorização do corte das árvores, emitido pela Semsur; o artigo que escrevi sobre o caso, publicado por Alex Medeiros no Jornal de Hoje; a cópia em DVD da reportagem do Programa Sua Cidade, da SimTV; alguns e-mails recebidos sobre o mesmo e fotografias.

Publicaçãoes

Segue alguns blogs que divulgaram o caso:

www.sergiovilar.blogspot.com

www.pappfurado.org

www.kriterion.zlg.br

www.sospontanegra.blogspot.com

E-mails recebidos

Haroldo,



Parabéns pela iniciativa e principalmente pela sensibilidade.
Aqui em Brasília fazemos vigílias em torno das árvores com velas e música.
Temos logrado êxito, mas o crime tem que ser percebido antes, depois não dá mais.
Vocês podem fazer um manifesto colocando faixas dizendo aqui jaz uma tamarineira, uma tulipa tropical e uma algarobeira vítimas de xenofobia.
Não trará as árvores de volta, mas certamente inibirá próximas ações criminosas.
Você é muito especial. Parabéns.
Jacqueline


Sugestão:

Divulguem amplamente o nome da loja com a recomendação de nada lá se compre em virtude de a mesma ser ecologicamente incorreta por todos os motivos citados abaixo.

O bolso costuma ser o órgão do ser humano que mais dói nessas horas.

Saudações ecológicas e boa sorte na campanha!

Cristina - SP

Grande Haroldo: boa noite!



Aqui no Pium estas atitudes violentas estão acontecendo permanentemente.



Para construir uma lagoa de captação de esgotos de forma irregular em área de perservação ambiental - APA Bonfim Guaraíras e em área Especial de Agricultura Familiar, a Caern proprietária do terreno de 16 ha, derrubou umas 200 Mangabeiras Nativas do Nordeste num único dia de forma extremamente assassina.



Parece ser um ato sem motivo aparente?



Muito triste. O sistema nervoso central das autoridades que tomam estas decisões estão totalmente desequilibrados. Quem se alimenta com alimento doente, comida estragada, envenenada, vindo de um solo degenerado, doente, se torna um homem doente e violento.



É o progresso voraz e lucrativo!



"Quem é que vai pagar por isto?"



Inté



Pedro



Caro Haroldo,



A SEMSUR tem sido arbitrária e isso a sociedade não tem se dado conta. A remoção das nossas árvores tem sido uma prática constante dessa secretaria que não tem conhecimento etnobotânico das inúmeras espécies que ainda resistem em nossa cidade. Somando o desrespeito com a nossa flora, fauna, avifauna e o patrimônio socio-cultural da nossa cidade... seguem as licenças para o massacre maciço das nossas espécies.



E o mais segue meu lamento e compartilho consigo esse triste episódio!



Saudações,



Rose Dantas - Natal RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário