sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Campanha antirrábica Continua

A Secretaria de Saúde de Natal com o apoio do Centro de Controle de Zoonose, realizou o dia dia "D" da campanha de vacinação Antirrábica no último dia 18, no Supermercado Nordestão, de Lagoa Nova.
Estiveram presnetes na ocasião a Chefe do Departamento de Vigilância e Saúde, Cristina Souto, a secretária adjunta de saúde, Elisama Batista, o represetante das redes de Supemercado Nordestão, Manoel Etelvino e o diretor do Centro de Controle de Zoonose, Diógenes Soares, e das Forças Armadas. O dia “D”, é considerado o dia em que se alerta toda a população sobre a importância de vacinar cães e gatos. A campnha continua até o dia 18 de outubro.

A meta para o dia “D” foi vacinar 65 mil animais. De acordo com o Centro de Controle de Zoonoses, foram vacinados no dia “D” 53.780 mil cães e 10.426 mil gatos, chegando há um total de 64.206 mil animais vacinados. Até o dia 14 de setembro já haviam sido vacinados seis mil animais nas micro-áreas de Natal.

“Precisamos vacinar até o final da campanha, cerca de 8 mil animais, para alcançar a meta mínima, para que haja a prevenção da raiva em animais e conseqüentemente nos seres humanos”, afirmou o chefe do Centro de Controle do Zoonoses, Diógenes Soares.

A raiva é a mais grave de todas as zoonoses, por apresentar evolução rápida e determinar a morte em 100% dos casos. Até hoje, registram-se apenas três casos de cura em humanos em todo o mundo. Não há imunidade natural contra o vírus rábico. E a vacinação é a maneira de estimular o organismo (animal) à produção de anticorpos contra o vírus.

“Foram notificados dois casos de raiva em morcegos na Zona Norte de Natal, e como sabemos os gatos são caçadores. Por isso a importância da vacinação dos cães e gatos", lembrou Diógenes Soares.

O maior contingente de vacinação é o de cães. “Foi muito importante o apoio dado pelas Forças Amadas, os supermercados Nordestão e a Secretaria de Saúde, que não poupou esforço através do Departamento de Vigilância e Saúde”, comentou, Diógenes Soares.

Um comentário:

  1. Tem coisa que eu não entendo mesmo. Vários cães ficaram doentes ,bem doentes , outro morreu depois que tomou a vacina. Hoje nos Pets "ban-ban" tem até vacina especial atirrábica para quem pode pagar, esses então estão salvos. E a vacinação vai continuar como se nada tivesse acontecido . E a gente ainda tem que engolir as desculpas sem lógica pela mídia .

    ResponderExcluir