quinta-feira, 2 de setembro de 2010

CUT completa 27 anos definindo os rumos da política brasileira

Por Adriano Medeiros

A Central única dos Trabalhadores completou no dia 28 de agosto seus 27 anos de fundação. A Central comemorou a data em pleno processo de articulação política nacional para os candidatos compromissados com a defesa dos interesses dos trabalhadores. No Rio Grande do Norte, a entidade sindical vai entregar no dia 7 de setembro de sua a plataforma para as eleições 2010 ao candidato do governo do estado e governador Iderê Ferreira de Sousa. A mobilização será realizada às 12h, na Churrascaria Carreta.

A data não foi escolhida por um acaso. Será o grito de independência da classe trabalhadora através do documento que é o resultado de um amplo debate envolvendo a sociedade civil organizada por um modelo de desenvolvimento com foco na distribuição de renda, geração de emprego de qualidade e superação das desigualdades sociais.

O presidente da CUT/RN, José Rodrigues, aponta os eixos da Plataforma da CUT para as eleições 2010, que incluem valorização do trabalho, igualdade, distribuição de renda e inclusão social, estado democrático com caráter público. “O movimentos sindicais e sociais devem ter participação ativa na vida política brasileira, também definindo os rumos assumidos pelas candidaturas”, defende ele. Cerca de 1 mil sindicalistas e trabalhadores estão sendo esperados no evento.

História – A CUT nasceu no dia 28 de agosto por ocasião do 1º Congresso Nacional da Classe Trabalhadora em São Bernardo do Campo. Após 27 anos, a entidade é a 5ª maior central sindical do mundo, pautada na luta e combatividade, na autonomia e independência perante governos e patrões, com uma sólida democracia interna, onde tem lugar a pluralidade de pensamento das forças políticas que a compõe.

A CUT é a locomotiva do movimento sindical brasileiro e nasceu por necessidade da classe trabalhadora, pautou e pauta sua história na luta cotidiana da classe trabalhadora.

Contatos:

Presidente da CUT/RN, José Rodrigues Sobrinho: (84) 9925-5865 / (84) 9974-6894

Nenhum comentário:

Postar um comentário