Semanalmente a Prefeitura do Assu disponibiliza 100 consultas oftalmológicas à população carente. Qualquer pessoa que necessite submeter-se a exame oftalmológico pode dirigir-se aos postos do Programa de Saúde da Família (PSF) ou ao Centro Clínico Doutor Ezequiel Epaminondas da Fonseca Filho. Ao procurar os postos de atendimento, o paciente recebe encaminhamento para o Hospital Geral de Oftalmologia (HGO), que mantém parceria com a prefeitura.
Os mutirões de combate e prevenção ao Glaucoma serão retomados e um mutirão dará origem a cadastro prévio de pacientes para avaliação quadro clínico. Quando diagnosticada a doença o paciente passará a receber a medicação necessária ao tratamento sem qualquer custo. O remédio será entregue no ato da consulta. Além disso, o paciente disporá de acompanhamento oftalmológico.
Todos os pacientes que eventualmente forem diagnosticados com glaucoma passarão por novo exame trimestralmente, quando lhes será repassada nova medicação específica. Por recomendação do prefeito Ivan Júnior este trabalho abrangerá todo o município. A programação de mutirões está sendo produzida pelo HGO e a Secretaria de Saúde.
Foto – Consulta Oftalmológica (reprodução)
Nenhum comentário:
Postar um comentário