quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Projeto “Viva Vila” convida para um dia de celebração na Vila de Ponta Negra


No dia 28 acontece na Vila de Ponta Negra a primeira ação do projeto “Viva Vila”, uma iniciativa que visa dar destaque as ações da sociedade civil em prol da educação e da cultura de paz no bairro da Vila de Ponta Negra. Neste Sábado especial, os espaços culturais e projetos do bairro se unem e oferecem um conjunto de atividades artísticas, com programação completamente gratuita.

Um convite imperdível para quem tem curiosidade de conhecer um pouco mais da história e cultura tradicional desta comunidade de inestimável valor histórico, reduto das histórias de pescadores e catadores de mangaba; das danças folclóricas – como o Bambelô, Pastoril, Coco de Roda, Lapinha, Congo de Calçolas, Boi de Reis; da renda de bilro, da tapioca molhada no caldo de peixe, das gameleiras e tantos outros encantos.
A programação oferece atividades durante todo o dia - das 9h às 21h, e o público está convidado a percorrer um circuito cultural pelo bairro – o ‘Circuito Viva Vila’, e assim conhecer os espaços culturais e projetos atuantes no bairro, são eles “Cazulo Amarelo”, “Varanda Espaço e Movimento”, “Casa das Artes”, “Tapiocaria da Vó” e os projetos “Feira - Feito na Vila" e “Vir-a-Vila”.
Haverá contação de histórias, aulas experimentais de Yoga, Biodanza e Dança de Salão, feiras de artesanato, brechó, desfile de moda, mostra de filmes, apresentações musicais e teatrais, roda de danças circulares, oficina de Permacultura, exposições, apresentações de grupos da cultura popular e muitas outras surpresas!
Para entrelaçar as atividades culturais do dia, um cortejo simbólico em celebração a Cultura de Paz na Vila de Ponta Negra percorrerá as ruas do bairro, abrindo os caminhos ao som de muita batucada e visitando cada um dos espaços culturais participantes da programação do dia. A concentração para quem quiser seguir os tambores será às 17h, no Campo do Botafogo, e convoca a comparecer em vestes brancas.
No site do Viva Vila – www.vivavila.art.br – estão dispostas mais informações sobre cada um dos espaços culturais e projetos envolvidos nesta iniciativa. Além de reunir um acervo histórico-cultural da Vila de Ponta Negra.

Sobre a Cultura de Paz
A construção de uma Cultura da Paz envolve dotar as crianças e os adultos da compreensão dos princípios e respeito pela liberdade, justiça, democracia, direitos humanos, tolerância, igualdade e solidariedade. Implica na rejeição, individual e coletiva, da violência que tem sido parte integrante de qualquer sociedade, em seus mais variados contextos.
Reúne as pessoas que acreditam na possibilidade de uma paz perene - uma paz que parte de cada ser humano, que será o pilar de uma civilização edificada a partir do humanismo e do altruísmo.

Sobre o “Cazulo Amarelo”
O Cazulo Amarelo é um aconchegante espaço de liberdade, formação, educação e criatividade. Além de ser morada de artistas e pesquisadores, é um lugar de trocas e aprendizagem.
Seu quintal contém 16 pés de Macaxeira, 3 Mangueiras, 1 Ubaiá, 1 Azeitona Preta, Ramas de Maracujá, Alfazemas, Pitombeira, Jacarandá, ervas e uma horta se iniciando. O espaço também é utilizado para compostagem e estudos de Permacultura. Nas aéreas de convívio uma varanda que circunda a casa e com um salão espaçoso são utilizados para oficinas, reuniões e exibição de filmes.

Sobre a “Varanda Espaço e Movimento”
A Varanda Espaço e Movimento está inaugurando em grande estilo neste dia 28 de Novembro. Tem como principal objetivo oferecer aos moradores da Vila de Ponta Negra um espaço para realização de aulas de teatro, música e práticas corporais.

O projeto visa valorizar a arte do Teatro, promover e estimular a interpretação teatral, a leitura, arte e cultura, pois acredita que são aspectos importantes para o desenvolvimento individual do ser humano.


Sobre a “Casa das Artes”
A Casa das Artes de Ponta Negra é um espaço cultural que surgiu do sonho de uma família de artistas, que idealizava a construção de um espaço para ensaios de suas atividades. Moradores da Vila desde 1983, em 1994 é erguido o primeiro galpão no quintal de sua casa, construído em perfeita harmonia com seu jardim.
Em atividade a mais de 20 anos, a casa está aberta a proposta culturais que envolvem teatro, música, danças e tantas outras vertentes artísticas que se adequem a sua estrutura.

Sobre a “Tapiocaria da Vó”
O Restaurante & Tapiocaria da Vó é um espaço Gastronômico e Cultural, localizado onde anteriormente funcionava o restaurante: “Rango de Mãe Comida Nativa” e a Associação das Rendeiras da Vila.
Hoje, o espaço mantém viva a tradição como ponto de produção das rendeiras e oferece oficinas de bilro, além de manter no local uma exposição permanente de fotos e objetos antigos.

Sobre a Feira “Feito na Vila”
Idealizada pelo Coletivo Dez Mulheres, a Feira “Feito na Vila” nasceu da necessidade de revelar o potencial criativo que existe na Vila de Ponta Negra, no intuito de mudar o tom cinzento dos últimos tempos e colorir o universo do bairro.

A exposição envolve produções de artesanato, arte, gastronomia e cultura da comunidade e os artistas da Vila fazem a diferença com criatividade, potencialidade, exclusividade e principalmente utilizando o comércio justo, cujo resultado será a propagação do pequeno e solidário negócio.

Sobre o “Vir-a-Vila”

O “Vir-a-Vila: Escola Popular na Interface Comunicação, Educação e Cultura” é um projeto que atua com formação, pesquisa e intervenção social a partir da educação, comunicação e cultura popular. Tem como objetivo promover autonomia dos sujeitos.
Uma de suas ações desenvolvidas é o Sábado Cultural da Vila, que consiste em uma intervenção cultural realizada quinzenalmente, no segundo e quarto sábado de cada mês, em que se realizam oficinas/atividades em diversas linguagens artísticas e culturais, dentre elas: fotografia, artes plásticas, dança, reciclagem, cinema, leitura e contação de histórias. Desta forma, espera-se garantir uma atividade fixa na rotina da comunidade que ofereça opções de cultura e lazer e também seja um espaço de reflexão, organização, questionamento e (des)construção social.
Programação ‘Circuito Viva Vila’:      

Coco no Pé
Local: Morro do Careca / Ponta Negra
8h às 10h

Mutirão de limpeza:
Local: Escadaria dos Pescadores
10h



Varanda Espaço e Movimento:

14h – Abertura: Papo na Varanda: “O Sentido dos Sentidos”

16h – CasaMellada apresenta: “Teatro de Bonecos”

–  Aulas Abertas de Yoga, Biodanza e Dança de Salão

17h30 – Cinema na Varanda: “Cine Holliúdy”

19h – Grupo de teatro Evoé apresenta: “Com Vida”

19h30 – Música com Classe

20h30 – R&R apresenta: Desfile “Mostrando nossas Raízes”



Cazulo Amarelo:

9h às 18h – Brechó: roupas, artes, dengos e chamegos.

– Exposição: Negras nossas raízes

9h às 12h – Permacultura: Implantação da Horta e cuidados com a Compostagem

12h às 14h – Descanso, trocas de ideias e almoço coletivo

14 às 18h – Brincadeiras Populares com a musicalidade:

Coco com o "Catumbi"

Samba com o "Samba Das Nêga"



Casa das Artes:

16h – Aberta a casa

17h – Apresentação do “Conguinhos” (núcleo infantil do “Congo de Calçolas”)

18h – Roda de Dança Circular

19h – Apresentação de Dança do Ventre com a Cia. Nawar



Tapiocaria da Vó:

11h – Aberta a casa

– Em cartaz: Exposição “Retrospectiva – Processo Evolutivo” de Furio Cordini

15h às 18h – Exposição das Rendas de Bilro

19h – Apresentação do Grupo Folclórico Boi de Reis

21h – Festa de Encerramento do ‘Circuito Viva Vila’ – Palco aberto para os Artistas



Vir-A-Vila:

Local: Conselho Comunitário e Praça da Igreja

15h - Brincadeiras

15h30 - Contos Africanos

16h - Confecção de máscaras e Jogo de Xadrez com peças grandes



Feira - Feito na Vila

16h às 20h na Praça da Igreja



Cortejo: “Viva a Cultura de Paz na Vila de Ponta Negra”:

17h – Concentração no Campo do Botafogo

17h30 – Saída Campo do Botafogo

18h – Chegada no Cazulo Amarelo

18h30 – Saída Cazulo Amarelo

19h – Chegada no Varanda Espaço e Movimento

19h30 – Saída Varanda Espaço e Movimento

20h – Chegada na Casa das Artes

20h30 – Saída Casa das Artes

21h – Chegada na Tapiocaria da Vó


Serviço “Circuito Viva Vila”:
Quando: Sábado (28/11)
Horário: 9h às 21h
Local: Vila de Ponta Negra
Site: www.vivavila.art.br
Facebook.com/vivavilapn
YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCQfwO7kKnK8ollSHlTogBUQ
Entrada Franca
Classificação Livre
Contatos: (84) 99911-1181 – Lua Benatto / (84) 98797-0760 – Ricelly Sousa
Vídeos:
Viva Vila apresenta Tapiocaria da Vó - https://youtu.be/NbZRRH782GU
Viva Vila apresenta Cazulo Amarelo -https://youtu.be/2EMuZRmoNIM
Viva Vila apresenta Varanda Espaço e Movimento - https://youtu.be/xLnBvS7Tkb4
Viva Vila apresenta - Casa das Artes de Ponta Negra - https://youtu.be/jsWCSJ1g7TU

Nenhum comentário:

Postar um comentário