terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Discursos

Paulo Correia
Jornalista


Na terça-feira, dia 02 de fevereiro, depois de 40 dias de puro descanso, os nobres deputados e senadores do Brasil voltaram ao trabalho no Congresso Federal. Nessa data, os trabalhos na Câmara Legislativa de Brasília também se iniciaram. No Congresso, os senadores ouviram as palavras do Vice-presidente José Alencar, que falou um pouco sobre a sua luta contra o câncer, depois foram convidados a ouvir o discurso do senador José Sarney, presidente do Senado. Na Câmara Legislativa, os deputados leram a mensagem enviada pelo governador José Roberto Arruda.

Nos dois eventos, uma coisa não me saiu da cabeça: os discursos dos distintos senhores. O primeiro, presidente do Senado Federal e ex- presidente do Brasil é um primor. Sarney começou os seus trabalhos em 2010 lendo o seu discurso de posse de 1995, quando na ocasião o bigodudo do Maranhão falou sobre ética e respeito a instituição, que naquela época atravessava mais uma entre suas inúmeras crises políticas. No texto enviado pelo governador Arruda, as metas que deverão ser cumpridas pela sua administração nesse ano. O engraçado e patético disso tudo é que os dois senhores são os responsáveis diretos pelos casos de corrupção que enlameou o Senado e o governo do Distrito Federal.

Sarney falou para todos ouvirem: “Assumi este cargo não num momento de glória do Poder Legislativo, mas numa fase em que a instituição atravessa profunda crise de identidade, exposta a permanente crítica e censura." José Roberto Arruda também procurou ser firme: “Toda crise passa. O que diferencia é como cada pessoa descobre para atravessá-la. Minhas escolhas estão claras, minha opção é pelo trabalho. Optei por me desvincilhar de qualquer amarra partidária e pretensão política" Mais pilantras impossível.

Até quando teremos que agüentar esse tipo de gente, que usa seus cargos para roubar a nação de forma tão deslavada e ainda saem impunes? Até quando os cidadãos de bem terão que ler no jornal discursos falsos desse tipo e suportar calados essas manobras de quadrilhas formadas por bandidos engravatados e com palavreado bonito? Quando o brasileiro vai se revoltar de vez com essa turma?

Não se engane caro leitor, esses vampiros estão no poder a décadas e nada de mal acontece com eles. Não existe TCU, MPF, PF, TRE que dê jeito nesses larápios. Eles estão grudados nos gabinetes e são escorregadios como cobras. Esses nobres senhores sabem que mandam e ponto final.

Também não se enganem com ternos bem cortados, com frases bonitas, com refinamento intelectual. Isso tudo é fachada. Esses homens têm a mesma sanha predadora e maligna desde muito tempo. A sujeira já faz parte do sangue que corre em suas veias. São coronéis inescrupulosos e jagunços bajuladores ao mesmo tempo.

Uma pena que muitos de nossos vizinhos estão mais interessados na bunda da morena do BBB ou nos 50 reais que vão ganhar do candidato em outubro.

Uma pena que o brasileiro não se revolta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário