quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Caixa especial

Paulo Correia
Jornalista


Nesse fim de ano, o meu 13º salário vai sofrer uma baixa de imediato, mas uma baixa que vai me deixar muito feliz. É que a gravadora Universal Music finalmente lançou a aguardada caixa Salve Jorge! com todos os álbuns do mestre Jorge Ben durante os anos 60 e 70, mais precisamente entre os anos de 1963 a 1976. Um presente que esse fã incondicional do cantor e compositor carioca não vai deixar passar.

A coleção, que no total tem 13 cd´s clássicos e mais um de raridades e inéditas, já vinha sendo planejado pela gravadora faz tempo, mas por um motivo ou outro, era sempre protelado para depois. Deixando com isso, uma legião de fãs somente na vontade. Agora Papai Noel atendeu os desejos e jogou no mercado essa jóia rara.

Na caixa, o ouvinte irá descobrir um Jorge diferente do setentão de agora, que só usa roupa branca em suas apresentações ao vivo, e que mistura várias canções em uma só. Na coleção, um Jorge Ben antenado com o mundo e com a sua brasilidade é o que se nota logo de cara. Do primeiro álbum do cantor, o “Samba esquema novo”, de 1963, passando pelo fundamental “A Tábua de esmeralda”, de 1974, o feliz comprador dessa caixa especial irá descobrir um sujeito que bebeu em várias fontes musicais para criar discos históricos.

Nesses anos, Jorge saiu da forte influencia do movimento Bossa Nova, que marcou os primeiros álbuns de sua carreira e foi abraçando o gênero samba rock, onde ele foi um dos precursores, junto com Tim Maia, Trio Mocotó e Erasmo Carlos. Eram os anos do movimento Black is beautiful no mundo, e toda a atmosfera de lutas dos grupos de direitos humanos influenciavam as canções de Jorge. São desse período as músicas “Zumbi”, “Eu vou torcer”, “Força bruta” e várias outras.

Outro mérito dessa caixa é colocar nas prateleiras das lojas álbuns que há muito tempo estavam fora de catálogo. Discos que no mercado de colecionadores saem por preços exorbitantes. A coleção da Universal Music está sendo comercializada por 289 reais. Salgada, mas que nem de longe se compara com os preços cobrados pelos vendedores informais, que exigem quase isso por apenas um álbum desse período.

Fica a dica para esse Natal e para todo o ano de 2010: caixa Salve Jorge!

Um presente que vai agradar a gregos e troianos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário