terça-feira, 26 de maio de 2015

Festival Literário de Natal 2015 deve trazer Gilberto Gil e Maria Bethânia


 
A terceira edição do Festival Literário de Natal (FLIN), que ocorre de 6 a 8 de novembro, promete ser das mais concorridas dos últimos anos. Dentre seus destaques, a edição deste ano deverá contar com participações dos cantores Gilberto Gil e Maria Bethânia. O prefeito Carlos Eduardo esteve nesta quinta-feira (21) no Rio de Janeiro, onde manteve contatos com o jornalista e escritor Zuenir Ventura, agora membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), e com o também escritor Eucanaã Ferraz para ouvir sugestões de nomes, temas e organização do evento. "Tanto Zuenir como Eucanaã já participaram anteriormente dos nossos eventos literários e se tornaram uma espécie de consultores informais do FLIN, ao lado do jornalista potiguar Woden Madruga, nos ajudando com sugestões e contatos para a formatação do festival", diz Carlos Eduardo.
 
Além dos dois escritores, o prefeito foi recebido junto com o secretário de Cultura, Dácio Galvão, pela escritora Nélida Piñon, ex-presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL). Ela foi convidada para fazer a abertura do FLIN. Embora não tenha dado uma resposta definitiva, devido a um compromisso que tem no final de outubro em Portugal e na Espanha, relativo ao prêmio Príncipe das Astúrias, do qual é presidente do júri, Nélida se mostrou entusiasmada a voltar a Natal.
   Também está sendo montada uma mesa com os biógrafos, reunindo alguns dos nomes que mais tem se destacado nesse gênero literário nos últimos anos, com contatos feitos com nomes como os de Lira Neto (autor de recente trilogia sobre Getúlio Vargas), Rodrigo Lacerda (neto e biógrafo de Carlos Lacerda) e Fernando Morais (autor de biografias como a de Assis Chateaubriand e Olga Benário).
   Também estão adiantados os entendimentos para a participação da cantora Maria Bethânia no FLIN. Ela deve falar sobre a experiência dela com a poesia e também fazer algumas declamações. Para o encerramento do evento, no dia 8, está sendo fechada a participação do cantor e compositor Gilberto Gil, que participa de uma mesa de debates e em seguida fará um show na praça Augusto Severo, na Ribeira, ao lado da tenda montada para o FLIN, a exemplo da participação de Caetano Veloso em 2013. "Embora ainda não tenhamos contratos firmados, os contatos estão adiantados para definir as participações deles no FLIN 2015", afirma Dácio Galvão, secretário de Cultura.
   "Estamos começando cedo a nos organizar para garantir o sucesso do FLIN, de modo a reservar a agenda dos convidados, ao mesmo tempo que estamos trabalhando na busca de patrocínios para o Natal em Natal" , citou o prefeito.

Artes plásticas

   Além do Festival Literário, o prefeito Carlos Eduardo também foi com o diretor da Sala Natal, Franklin Jorge, fazer um convite ao artista plástico Rossini Perez para fazer uma exposição em Natal no final do ano.
   Nascido em Macaíba, Rossini Perez é gravador e pintor com importantes obras em museus nacionais e internacionais. Ele é considerado pela crítica uma figura exponencial das artes contemporâneas, tendo sido enviado pelo Itamaraty e missões culturais pelo mundo.
A proposta é conseguir levar a Natal o acervo dele exposto no Museu Nacional de Belas artes do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário