terça-feira, 19 de maio de 2015

Mostra de Cinema Europeu chega a Natal e integra o Goiamum 2015



O evento Drops Goiamum Festival de Cinema Europeu será realizado no período de 20 a 23 de maio, na Pinacoteca Potiguar, com entrada franca.

O Festival de Cinema Europeu acontece nos meses de maio e junho em nove capitais brasileiras e celebra em grande estilo o Dia da Europa, festejado dia nove de maio, data que marca o início da formação da União Europeia. Em Natal, a mostra está atrelada ao festival Goiamum Audiovisual, e será realizada no período de 20 a 23 de maio, na Pinacoteca Potiguar. Serão exibidos 11 filmes, com sessões às 12h, 15h e 17h. A entrada é franca.    

A Europa, berço do conceito Cidadania, é marcada por grandes correntes migratórias há séculos, sendo um caldeirão de várias culturas e tradições. Mesmo diante de tanta diferença, ao longo dos anos, o entendimento de cidadania ampliou-se, passando do sentido nacional para uma compreensão da Europa como uma sociedade global. Neste ano, o tema do Festival de Cinema Europeu é Cidadania e Desenvolvimento, de maneira que a diversidade atravessa todas as obras presentes nesta seleção.

A mostra está composta por 11 filmes de 11 países diferentes, abarcando desde o conflito entre árabes e judeus no filme alemão Kadish para um Amigo, até a chegada de africanos a Madri com o sonho de serem grandes jogadores de futebol, no espanhol Diamantes Negros.

No mundo tão conectado em que vivemos, toda variedade presente no Festival de Cinema Europeu nos mostra como é importante aceitar o próximo. Toda nação global só é possível se entenderemos a cidadania como tolerância e aceitação do diferente. E vamos celebrar a diversidade!  

(Adaptado do texto de Daniela Marinho - Curadora)

Confira a grade da programação:

QUARTA (20)

15h - Thomas, o Falcoeiro (Eslováquia), 96 min

17h - Tabu (Portugal), 118 min

QUINTA (21)

12h - O Sol Dentro (Itália), 100 min

15h - O Investigador (Hungria), 107 min

17h - Homens de Esperança (Rep. Tcheca), 110 min

SEXTA (22)

12h - O Reencontro (Suécia), 88 min

15h - A Estação de Rádio (França), 103 min

17h - A gangue de Oss (Países Baixos), 108 min

SÁBADO (23)

12h - Kadish para um amigo (Alemanha), 94 min

15h - Diamantes Negros (Espanha), 94 min

17h - O Amante da Rainha (Dinamarca), 132 min

Um comentário:

  1. nenhum dos sites que entrei dá a sinopse dos filmes, o trailer, fica difícil escolher, ou despertar interesse. Um resuminho que seja. Informação rasa.

    ResponderExcluir