terça-feira, 19 de maio de 2015

Musical As Noviças Rebeldes chega ao Teatro Riachuelo em junho


Comédia completa 30 anos desde estreia nos Estados Unidos e ganha nova montagem brasileira com direção de Wolf Maya. As apresentações acontecem no Teatro RioMar Fortaleza e Teatro Riachuelo entre maio e junho.

Com realização da Opus Promoções e da Chaim XYZ Produções, AS NOVIÇAS REBELDES, O MUSICAL chega ao Teatro RioMar Fortaleza (dias 29, 30 e 31 de maio) e ao Teatro Riachuelo, em Natal (dias 05, 06 e 07 de junho). Após 30 anos da estreia no circuito Off-Broadway, o musical ganha sua terceira montagem brasileira, novamente com direção de Wolf Maya e adaptação de Flávio Marinho. No elenco Soraya Ravenle, Sabrina Korgut, Maurício Xavier, Helga Nemeczyk, Carol Puntel e Drica Mattos.

A comédia musical conta a história de cinco freiras que saíram da Irmandade de Salue Marie para jogar bingo em outro convento. As 52 freiras restantes acabaram falecendo, vítimas de botulismo ao tomarem uma sopa feita com legumes enlatados vencidos. As cinco freiras sobreviventes, ao retornarem, descobrem que o caixa da Irmandade foi desfalcado pela Madre Superiora e que só dispõem de recursos para o funeral de 48 das freiras falecidas.  Assim, as quatro restantes são deixadas num freezer até que elas consigam arrecadar, por meio de um show beneficente, dinheiro para enterrá-las.

Repleto de diversão e de coreografias que vão do balé clássico ao sapateado, o espetáculo traz grandes revelações sobre as personalidades das freiras do convento, que realizam um espetáculo com estrutura que se assemelha a um programa de auditório, com espaço para grande interação entre os atores e a plateia.

Com texto e composições de Dan Goggin, a comédia estreou em dezembro de 1985 e teve mais de 3600 apresentações, sendo a segunda maior temporada Off-Broadway da história. O musical tornou-se um fenômeno internacional, produzido em pelo menos 26 idiomas, com mais de 8.000 produções em diversos países. Mais de 25 mil artistas já desempenharam o papel das freirinhas em todo o mundo.

AS NOVIÇAS REBELDES derivou de uma linha de cartão postal que continha a imagem de uma freira divertida, bem humorada e simpática em um ambiente religioso. Os cartões fizeram tanto sucesso que, rapidamente, Goggin decidiu expandir o conceito em um show de cabaré chamado The Nunsense History, que abriu temporada de apenas quatro dias, mas permaneceu 38 semanas em cartaz, o que incentivou seu criador a fazer a adaptação para uma grande produção teatral.

Para manter a atualidade do texto, a nova versão do espetáculo passou por algumas alterações. O próprio Flávio Marinho, tradutor desde a primeira montagem nacional, se encarregou das mudanças: “Dei uma atualizada no texto e ele está estalando de novo. Em vez de Bresser Pereira e Marly Sarney, agora tem Aécio Neves e Marina Silva, entre outros.”

No Brasil, o texto teve sua primeira montagem em 1987, com elenco feminino, e ganhou a primeira versão com elenco totalmente masculino pela Cia Baiana de Patifaria. As duas montagens tiveram direção de Wolf Maya. Dez anos depois, em 1997, a Cia Baiana de Patifaria chegou a se apresentar, por duas semanas, no circuito off-Broadway em Nova York, a convite do autor, recebendo elogios do The New York Times.

FICHA TÉCNICA:
Texto: DAN GOGGIN
Tradução e Adaptação: FLÁVIO MARINHO
Direção: WOLF MAYA
Elenco: SORAYA RAVENLE, SABRINA KORGUT, MAURICIO XAVIER, HELGA NEMECZYK, CAROL PUNTEL e DRIKA MATTOS
Cenário: FLAVIO GRAFF
Figurino: MARIETA SPADA E NATÁLIA LANA
Designer de Luz: ADRIANA ORTIZ
Direção Musical: LILIANE SECCO
Produção Geral: SANDRO CHAIM

 AS NOVIÇAS REBELDES, O MUSICAL

De 05 a 07 de junho, no Teatro Riachuelo (Natal/RN)
Classificação: 14 anos
Duração: aproximadamente 1h30

Nenhum comentário:

Postar um comentário