sábado, 27 de março de 2010

Marginal fardado

Paulo Correia
Jornalista
Na noite de sábado, dia 20 de março, a atendente de bar Ana Beatriz Teixeira, de 31 anos, foi brutalmente agredida pelo seu então namorado, o soldado da PM Rafael de Souza. Nessa noite, a jovem entrou para as estatísticas da violência contra mulheres no Brasil. Nessa noite, um bandido vestindo a farda da polícia fez mais uma de suas vitimas. Até quando a sociedade vai permitir que esses senhores, donos de becos e ruas de nossas cidades continuem agindo na impunidade?

O caso do soldado Rafael de Souza, que não respeitou nem a namorada grávida, é mais um exemplo, entre tantos, de maus policiais que se confiam na impunidade total por fazerem parte das forças armadas. Rafael, lotado no 1º Batalhão de Polícia Militar (BPM), já tinha outros pontos negativos na sua ficha. Agressões contra moradores, tiros, e indisciplina no cumprimento do trabalho. No total, já foi afastado das ruas por duas vezes, e ainda responde uma sindicância aberta pela Corregedoria da polícia. Um menino de ouro, que armado e cheio de cocaína nas ventas, resolveu espancar, inclusive com telhas e pedaços de pau, a própria companheira.

Não sou nenhum especialista em forças policiais, mas não acredito que somente com investimentos em compras de carros e armas novas, nem com sindicâncias da Corregedoria esse tipo de caso será resolvido. O problema é bem mais em baixo.

Sei da precariedade dos salários de nossos policiais, também tenho ciência dos grandes problemas psicológicos que esses homens enfrentam diariamente. Mas para esse que escreve, bandido é bandido e isso é aqui ou em qualquer parte do mundo. E o que fez o soldado Rafael de Souza se encaixa muito bem no Modus operandi de um marginal. Tudo previamente planejado: do encontro na casa de Beatriz até o seu espancamento em um casebre localizado na comunidade do Jacó, próxima da Praia do Meio. Tudo assistido por frestas de janelas e por portas entreabertas. Observado por uma população apavorada que sabe do perigo que corre, e da falta de assistência que teria se partisse para cima desse bandido fardado.

Agora é aguardar os procedimentos que serão tomados pelo Comando da PM. E que não sejam brandos como foram das últimas vezes.

A ex-namorada do brutamonte e toda a população agradecem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário