terça-feira, 30 de março de 2010

Projeto de Lei prevê disponibilidade de Bíblias em braile nas bibliotecas públicas do Rio Grande do Norte


O braile há mais de 150 anos se constituiu na linguagem para ler e escrever utilizada pelas pessoas com deficiência visual em todo o mundo

Projeto de Lei do deputado Antonio Jácome Institui a inclusão da Bíblia Sagrada editada em braile no acervo das bibliotecas públicas no Rio Grande do Norte, e dá outras providências. A distribuição dos exemplares dar-se-á de acordo com as necessidades de cada biblioteca.
 
Conhecida também com a “escrita a branco”, o braile há mais de 150 anos se constituiu na linguagem para ler e escrever utilizada pelas pessoas com deficiência visual em todo o mundo. Criado em 1825 pelo francês Louis Braille – que na época tinha pouco mais de 15 anos – o método foi apresentado por ele quatro anos depois. Nascido na pequena aldeia francesa de Coupvray, em 1809, Braille tem uma história inspiradora e admirável: um acidente tornou-o aos três anos de idade incapaz de enxergar. Logo se adaptou à nova realidade e, para acompanhar as aulas e fixar as matérias, o menino decorava e recitava as lições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário