quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele 2011 está confirmada para o dia 26

Ação está no Guinness Book e visa orientar e tratar pacientes no mesmo dia, em todo o país. Em Natal, atendimento esse ano acontece no Hospital Luis Antônio

A Sociedade Brasileira de Dermatologia do RN se prepara para a Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele desse ano, que será realizada no próximo dia 26 de novembro, das 09h às 12h, no Hospital Luis Antônio, em Natal.  O objetivo é orientar os pacientes sobre os cuidados a serem tomados na prevenção do câncer de pele e ainda diagnosticar gratuitamente casos de lesões na pele.

Segundo a presidente da SBD/RN e coordenadora da campanha em Natal, Dra, Kelly França, os casos mais leves, como as lesões pequenas, serão tratados na hora e os demais serão agendados para tratamento. “O diferencial é que a campanha, além de esclarecer dúvidas e orientar a população, visa também ao tratamento no próprio dia, quando possível. Em casos mais graves, os tratamentos serão agendados, de forma que todos os pacientes sejam atendidos”, afirma a dermatologista Kelly França.
Ela explica que a exposição ao sol de forma inadequada pode trazer inúmeros prejuízos à pele e é uma das principais causas desse tipo de câncer. “O câncer de pele é considerado como o de maior incidência no Brasil, podendo atingir qualquer pessoa, sendo que as de pele, cabelo e olhos claros estão ainda mais expostas ao risco”, alerta a médica.
A ação, promovida nacionalmente desde 1999 pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, entrou para o Guinness Book em 2009 como a maior campanha médica do mundo realizada em um único dia e a maior campanha de prevenção ao câncer de pele mundial, com mais de 34 mil atendimentos em todo o Brasil. O recorde até então pertencia à Academia Americana de Dermatologia (AAD).
“Sem dúvida esse momento foi merecido e se tornou um marco na história da instituição. Ao longo de suas edições, a campanha foi ficando cada vez mais organizada, respeitada e reconhecida pela sociedade. Um trabalho que só é possível com a doação incondicional de todos os associados e demais profissionais envolvidos, que dedicam seu tempo e todo o seu conhecimento de forma gratuita em prol dessa causa, a maior do mundo”, completa a presidente da SBD/RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário