terça-feira, 29 de novembro de 2011

Jácome lembra o Dia Nacional de Combate ao Câncer e defende ações preventivas

            A necessidade de ações preventivas contra o câncer, em medidas tomadas pela classe médica e também pela população em geral, foram o tema central do pronunciamento do deputado Antônio Jácome (PMN), lembrando o Dia Nacional de Combate ao Câncer, 27 passado.

            O deputado citou hoje (29) dados do Ministério da Saúde, como a morte de mais de 100 mil brasileiros por ano, perdendo apenas para as doenças cardiovasculares, que ainda é a principal causa de morte no país.

            “A cada ano mais de 500 mil novos casos de câncer serão diagnosticados no Brasil. E a gente sabe que a grande maioria desses tipos de câncer podem ser totalmente preveníveis se a classe médica e a população em geral tiverem os cuidados necessários”, disse o deputado.

Jácome, que é médico, citou estatísticas que apontam que até o final desse ano, serão registrados no País cerca de 305 mil novos casos de câncer. Ao todo, 117 mil pessoas vão morrer vítimas da doença. O câncer de mama ocupa o primeiro lugar no ranking, com 31.590 casos. Em seguida vem o câncer de estômago, com 22.330, e o de pulmão fica em terceiro lugar, com 20.835 ocorrências. “O campeão de casos de óbito, o câncer de pulmão, está diretamente associado ao uso do fumo e da bebida e precisamos de ações preventivas”, alertou o deputado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário