quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Deputados pedem investimentos para o setor de energia eólica

Primeiro orador da sessão plenária desta quarta-feira (23), o deputado José Dias cobrou do Governo do Estado investimentos para o setor de energia eólica do Rio Grande do Norte. Na ocasião, o parlamentar falou sobre o 3º Fórum Nacional Eólico, que aconteceu em Natal esta semana e citou a atuação do diretor geral do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (Cerne), Jean Paul Prates para o desenvolvimento do estado, no setor. Durante o pronunciamento de José Dias, os deputados Fernando Mineiro, Hermano Morais e Márcia Maia dirigiram apartes e concordaram com o entendimento do orador.


Segundo José Dias, O Rio Grande do Norte viveu momentos de “aventura industrial e empresarial” nos últimos tempos, no que se refere ao setor de energia eólica. “Os projetos que foram implantados no estado abriram uma perspectiva fabulosa, mas foram feitas, exclusivamente, pela iniciativa privada. O apoio dado pelo Governo é inexistente”, afirmou. Quando falou de Jean Paul Prates, o deputado disse que ele contribuiu para que o RN fosse descoberto como grande fornecedor de energia limpa para o país. “Ele é um idealista”, declarou.

A deputada Márcia Maia afirmou que o Orçamento Geral do Estado, para o exercício de 2012 não prevê destinação de recursos para o setor de energia eólica. “É necessário um investimento nessa área”, declarou. Segundo o deputado Fernando Mineiro, o Governo do Estado não contribuiu para a realização do Fórum Nacional Eólico. “O Governo extinguiu a Secretaria Estadual de Energia e foi através dessa pasta que o RN conseguiu superar a capacidade de exploração de energia eólica. A ausência de política pública para esse setor é grave”, declarou. O deputado Hermano Morais também concordou que é preciso fazer investimentos no setor. “Qualquer país se torna atrativo quando tem energia a disposição”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário