sexta-feira, 25 de novembro de 2011

REMO

Sport Club completa 96 anos

Confraternização na Rua Chile, sede da agremiação, rememora a História do esporte no RN

   Pioneiro na História do esporte náutico na capital potiguar, o Sport Club de Natal comemora 96 anos de existência nesta sexta-feira, 25, a partir das 19h.  O clube de remo é uma das organizações esportivas mais antigas do Rio Grande do Norte e possui uma longa história de participação em eventos esportivos da modalidade. Atualmente o Sport Club é formado por sócios e apreciadores da prática. A confraternização, que acontecerá na sede do clube, na Rua Chile, reunirá veteranos e novatos para uma conversa sobre a história desse esporte antigo que luta para se manter vivo no estado.
    A prática do remo no RN remonta desde o inicio do século XX, quando os primeiros atletas potiguares começaram a treinar nas águas do Rio Potengi. Fundado em 1915 pelo irlandês radicado em Recife, Frederick Holdes, o Sport Club é o primeiro clube náutico de Natal.
    Apesar de tantos anos de história, hoje os recursos para esta modalidade são poucos. O clube é mantido, atualmente, apenas pela doação de alguns sócios e apreciadores da prática.  E mesmo com a escassez de incentivos – tanto quanto a prática esportiva em geral no RN- o clube desenvolve projetos sociais com as crianças e adolescentes do Passo da Pátria, levando o esporte como alternativa para educação.

Feitos náuticos

     Em 1952, partiram cinco remadores – Ricardo da Cruz, Antônio Duarte, Oscar Simões, Clodoaldo Bakker e Francisco Madureira - numa expedição sem precedentes na História náutica, com o objetivo de chegar ao Rio de Janeiro em uma pequena iole movida por quatro remos, que recebeu o nome de “Rio Grande do Norte”, a mesma, depois de um náufrago quando passava por Mangue Seco, retornou e passou por pequenas mudanças na estrutura e na tripulação - onde Bakker e Madureira foram substituídos por Luís Enéas e Walter Fernandes - , para se lançar novamente à aventura que os atletas estavam dispostos a levar até o fim. Chegaram ao Rio de Janeiro em 21 de maio de 1953. A façanha foi reconhecida pelo então presidente da República, Café Filho e noticiada pela BBC de Londres como “o maior feito náutico do mundo.” Os “Lobos do Mar”- como ficaram conhecidos - receberam homenagens vindas de toda a Costa brasileira.

Serviço:

Sport Club de Natal – Rua Chile, Ribeira.
Mais informações: Nadjara Martins
(84) 8703-1804 ou 9456-4365 ou @nadmartins
  

Allyson Darlan e Aline Rodrigues / Acesso Cultural

Nenhum comentário:

Postar um comentário