sexta-feira, 16 de outubro de 2015

A necessidade de regulamentação da profissão do artesão será o principal assunto no Congresso Nacional dos Trabalhadores Artesãos agendado para ocorrer em Natal


Atuando individualmente ou organizados em cooperativas, associações ou grupos, os artesãos se constituem hoje no Brasil em poderosa força de trabalho e de geração de renda. Os números apontam que cerca de 10 milhões de brasileiros trabalham em torno do artesanato, movimentando juntos cerca de 60 bilhões por ano, segundo o IBGE. Tanta gente e tanto dinheiro e apesar disso eles ainda não são considerados uma profissão. O assunto regulamentação da profissão, uma luta de 30 anos e as propostas para políticas públicas que favoreçam a categoria, serão os principais assuntos da sétima edição do Congresso Nacional dos Trabalhadores Artesãos do Brasil – VII CONTRARTE, agendado para o período de 19 a 21 deste mes no hotel Praiamar.


Este ano tem como tema “Artesãos do Brasil avançando nas conquistas”. Na organização, está a Federação das Associações e Cooperativas de Artesãos do RN – FECARN. O evento tem o apoio do Ministério do Turismo e contará com a presença do ministro Henrique Alves na abertura oficial. Segundo a secretária da FECARN e membro da comissão organizadora do evento Márcia Oliveira, "o foco será a luta em prol da PL 77.55/2010 que teve diversas emendas e, diante de uma luta constante, hoje conseguimos que chegasse à  Comissão de Justiça da Câmara Federal e encontra-se na sua fase final”, explica Márcia.

“Além disso, estarão em pauta a criação da Secretaria Especial do Artesanato; a atual situação das ações do Programa do Artesanato Brasileiro; as Políticas de Tributação Fiscal,  Linhas de Crédito e Capacitação; o Fortalecimento das Entidades de Classe; e um programa de inclusão digital para o artesão”, completa a organizadora.

O CONTRARTE é voltado para os artesãos delegados eleitos em seus respectivos estados por meio dos Congressos Estaduais, organizados pelas federações, os quais terão direito a voz e voto. Na edição em Natal,  810 serão delegados no total, além de convidados e ouvintes. Apresentações culturais também estão previstas para o evento, que tem como parceiros apoiadores: Sebrae, MTE/SENAES, MTRu- Ministério do Turismo, Governo do Estado do RN, Prefeitura do Natal e UFRN.

Mais informações:
fecarn2015@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário