sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Prefeito entrega Certificado do Mérito Padre Sabino Gentile

A Prefeitura do Natal, por meio com Conselho Municipal do Idoso, entregou nesta quinta-feira (15) o Certificado do Mérito Padre Sabino Gentile, um homenagem concedida anualmente às pessoas que se destacaram com ações voltadas para a defesa dos direitos do idoso.  Este anos, dez pessoas foram agraciadas com a premiação numa solenidade realizada no Salão Nobre Felipe Camarão.


A entrega do certificado foi feita pelo prefeito Carlos Eduardo Alves, que instituiu, através do Decreto de n° 8.246 de 23 de agosto de 2007, essa homenagem ao Padre Sabino Gentile que desenvolveu por mais de 25 anos trabalhos sociais em Natal, especialmente no bairro de Mãe Luiza.

"Criamos esse mérito para homenagear o padre Sabino, um homem humilde que tinha uma grande consciência política. E através da homenagem ao padre, homenageamos aqueles trabalham de forma voluntária em prol dos nossos idosos", disse o prefeito.

Receberam a comenda: Carlos Magnos Dantas de Medeiros, a vereadora Eleika Bezerra, a Irmã Maria Leite, representando as Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo; Ieda Maria de Araújo Calife, o médico Ion de Andrade, Kênio Costa Lima; Maria Betânia Maciel da Silva, o supermercado Bom Dia, padre Edilson Nobre e Thelma Targino.

Segundo o chefe do Executivo municipal, a prefeitura vem realizando várias ações em favor dos idosos. "Sabemos que ainda tem muito a ser feito. Infelizmente temos dificuldades de recursos humanos e, principalmente, financeiros. Mas não podemos usar isso como desculpa. Nós não vamos desistir de fazer a nossa parte", destacou o Prefeito.

O padre Edilson Nobre foi o escolhido para falar em nome de todos os homenageados. Ele agradeceu a indicação e pediu que tanto o poder público como a sociedade civil desenvolvam, cada vez mais, ações em prol dos idosos de Natal.

Padre Sabino

Sabino Gentile nasceu em 13 de julho de 1945, em Castel di Tora, cidade italiana localizada a 100km de Roma. Sua família não tinha muitos recursos e praticava a agricultura de subsistência. Saiu de casa aos 11 anos para estudar numa instituição da Congregação Salesiana, onde adquiriu a vontade de ajudar as pessoas no decorrer.

Em 1974, foi ordenado padre e enviado para trabalhar no Colégio Salesiano, em Natal. Em outubro de 1979, assumiu a função de vigário paroquial de Nossa Senhora de Lourdes, dedicando-se à capela de Nossa Senhora da Conceição, e aos trabalhos sociais desenvolvidos no Centro Pastoral de Mãe Luíza e no SOS Criança.

Ao todo, foram 29 anos de sua vida dedicados à comunidade de Mãe Luíza. Nesse tempo, o padre Sabino Gentile fez uma verdadeira “revolução social” na comunidade, que aconteceu de forma silenciosa na vida de cada habitante daquele bairro, por meio da educação, da saúde, da segurança e da religião. O religioso faleceu no dia 08 de julho de 2006, na Itália, poucos dias antes de completar 61 anos.

Foto: João Maria Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário